Header Ads


Agentes de combate a endemias de Vitória recebem novos uniformes e tablets.

           Entrega dos novos uniformes e tablets para os agentes de endemias de Vitória.   —  Foto/Reprodução/Prefeitura de Vitória.
 
Agentes de combate a endemias de Vitória recebem novos uniformes e tablets.
Publicado no JASB em 16.abril.2025. Atualizado em 17.abril.2025.

WhatsApp: Canal JASB A Prefeitura de Vitória mostrou mais uma vez que valoriza quem trabalha todos os dias em prol da saúde da população.
-
-10
Reconhecimento para quem cuida da saúde pública

 Em uma ação recente, foram entregues novos uniformes e equipamentos para os servidores do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA). 

O objetivo é garantir mais conforto, segurança e condições adequadas para os Agentes de Combate às Endemias (ACEs), que enfrentam diariamente o desafio de combater doenças como a dengue. Essa entrega faz parte de um conjunto de ações voltadas para a valorização desses profissionais.

Uniformes mais completos e seguros

Durante o evento, realizado na terça-feira (8), foram distribuídas 500 peças de uniforme e tablets para os agentes. 
--
-ad3
Além das roupas tradicionais de trabalho — como calças, camisas, tênis de segurança, bolsas e casacos — os servidores receberam, pela primeira vez, chapéus e camisas com proteção contra os raios ultravioletas (UV). Também foram entregues novos coletes, algo que não era feito há dez anos. 

Ao todo, foram adquiridas 2.000 peças para equipar 200 agentes. Esses novos uniformes ajudam na proteção dos profissionais e facilitam a identificação deles durante as visitas domiciliares.

Importância dos ACEs para a saúde da população

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, falou sobre o papel fundamental dos agentes para o bem-estar das pessoas. Ele destacou que, quando um morador recebe um ACE em casa, está participando de uma ação importante de prevenção. 

Segundo o prefeito, esse trabalho evita a sobrecarga nos hospitais e postos de saúde e melhora a qualidade de vida da população. Ele também ressaltou que os novos uniformes vão ajudar os profissionais a realizarem suas tarefas com mais eficiência e segurança, protegendo vidas e fortalecendo a saúde pública da cidade.
-
-G
Apoio e valorização de quem está na linha de frente

A vice-prefeita, Cris Samoniri, também elogiou os agentes e reforçou a importância de garantir boas condições de trabalho para eles. Ela afirmou que o trabalho dos ACEs faz toda a diferença, principalmente no combate à dengue. 


Já a secretária de Saúde, Magda Lamborghini, apresentou dados importantes sobre as atividades dos agentes nos primeiros meses de 2025. Com o uso dos tablets, agora é possível saber, em tempo real, onde há mais focos de dengue e quais casas ainda precisam ser visitadas. Essas informações ajudam a organizar melhor o trabalho de campo.

           Entrega dos novos uniformes e tablets para os agentes de endemias de Vitória.   —  Foto/Reprodução/Prefeitura de Vitória.

Tecnologia para combater focos do mosquito

Uma das novidades apresentadas é o uso de tablets pelos agentes durante as visitas. Antes, o registro do trabalho era feito à mão. Agora, tudo é feito digitalmente, o que traz mais agilidade e precisão. Os dados coletados servem para identificar os imóveis com risco, montar mapas com os locais mais afetados e planejar ações específicas. 
--
--ad5
A cidade de Vitória também passou a usar drones com visão térmica para localizar focos do mosquito Aedes aegypti em lugares difíceis de acessar. Isso permite que os agentes cheguem ao local com segurança e façam o trabalho preventivo e educativo junto à comunidade.


Mais transparência e participação da população

Outro avanço tecnológico importante foi a criação de um sistema que permite à população acompanhar, pelo site da Prefeitura, onde o fumacê está sendo aplicado. Isso dá mais transparência às ações da saúde e ajuda os moradores a se protegerem de forma mais eficiente. 

A diretora do CVSA, Wanessa Andrade, e o agente Leandro Chagas destacaram como essas mudanças melhoram o trabalho e valorizam os profissionais. Eles afirmaram que o reconhecimento, os novos uniformes e o uso da tecnologia aumentam a autoestima da equipe e a confiança da população no serviço prestado.
--
-ad3

Fonte: JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil - www.jasb.com.br. 
Edição Geral: JASB.
Encaminhamento de denúncia ao JASB: falejasb @ gmail.com

O jornalismo do JASB.com.br precisa de você para continuar marcando ponto na vida dos ACS e ACE. Compartilhe as nossas notícias em suas redes sociais!

 Receba notícias direto no celular  entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
 WhatsApp , Telegram   Facebook  ou Inscreva-se no canal do  JASB no YouTube 
Tecnologia do Blogger.