Agentes de combate a endemias de Vitória recebem novos uniformes e tablets.

Agentes de combate a endemias de Vitória recebem novos uniformes e tablets.
WhatsApp: Canal JASB | Investir em quem trabalha diariamente pelo bem da população e garantir condições de trabalho adequadas e seguras faz parte das ações da Prefeitura de Vitória.
Na tarde de terça-feira (8), a PMV entregou mais 500 peças de uniforme para servidores do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), e tablets que vão otimizar o trabalho.
--
-ad3
Valorização e reconhecimento dos agentes
Os Agentes de Combate às Endemias (ACEs) de Vitória receberam novos uniformes com itens que aumentam a proteção e o conforto no trabalho. Agora, além das roupas tradicionais como calças, camisas, casacos, tênis e bolsas, eles também têm camisas e chapéus com proteção contra raios ultravioletas (UV), além de novos coletes. Essa é a primeira vez em dez anos que os coletes são substituídos. Ao todo, foram distribuídas duas mil peças para 200 profissionais.
Autoridades destacam importância do trabalho
Durante a entrega dos uniformes, o prefeito Lorenzo Pazolini elogiou o papel essencial dos ACEs. Ele afirmou que esses profissionais ajudam a evitar a sobrecarga nas unidades de saúde e trazem mais qualidade de vida à população.
-
-10
A vice-prefeita Cris Samoniri também destacou que o trabalho direto dos agentes é essencial para impedir que doenças como a dengue se espalhem e reforçou o compromisso da gestão em dar condições adequadas para que eles atuem com segurança e eficiência.
Dados ajudam na luta contra a dengue
A secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini, apresentou os dados do primeiro trimestre de 2025 sobre a atuação dos agentes. Graças ao uso de tablets nas visitas às casas, agora é possível saber em tempo real onde há mais focos de dengue, quais casas já foram visitadas e quais ainda estão fechadas.
As informações ajudam na organização do trabalho, permitindo que os agentes voltem aos locais necessários e atuem onde a situação é mais urgente.
Prevenção com base em informação
Com os dados atualizados, a Secretaria de Saúde consegue agir com mais rapidez e eficiência. O objetivo é atuar de forma preventiva, evitando que a dengue se espalhe e protegendo melhor a população.
--
--ad5
Segundo Magda Lamborghini, esse tipo de ação inteligente também contribui para o uso mais eficaz dos recursos públicos, tanto em relação ao dinheiro quanto às equipes envolvidas no combate às doenças.
Reconhecimento e autoestima dos agentes
A diretora do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), Wanessa Andrade, ressaltou que o trabalho dos ACEs vai além de eliminar focos do mosquito. Eles também ajudam a conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção.
O supervisor Leandro Chagas, que trabalha há mais de uma década como ACE, disse que os novos uniformes aumentam a autoestima e facilitam a identificação dos agentes, trazendo mais segurança nas visitas domiciliares.
-
-G
Tecnologia como aliada no combate ao mosquito
Vitória vem investindo em tecnologia para melhorar o trabalho dos agentes. Os tablets substituíram os registros manuais e agora os dados são organizados em relatórios digitais. Com isso, é possível criar mapas que mostram as áreas com mais risco de infestação.
A cidade também começou a usar drones com visão térmica para identificar focos do mosquito em locais de difícil acesso. Outra novidade é a possibilidade da população acompanhar pela internet onde o fumacê está sendo aplicado, trazendo mais transparência e confiança ao serviço.
Fonte: JASB com informações do Prefeitura de Vitória.
Edição Geral: JASB.
Encaminhamento de denúncia ao JASB: falejasb @ gmail.com
Publicação: JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil - www.jasb.com.br.
O jornalismo do JASB.com.br precisa de você para continuar marcando ponto na vida dos ACS e ACE. Compartilhe as nossas notícias em suas redes sociais!
--
-ad3
Receba notícias direto no celular entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
Faça o seu comentário aqui!