BAHIA: SINDRACSE-BA, FEDACSE-BA e 160 agentes cumpriram agenda com o Curso Antirracista.

BAHIA: SINDRACSE-BA, FEDACSE-BA e 160 agentes cumpriram agenda com o Curso Antirracista.
WhatsApp: Canal JASB | A cidade de Aratuípe foi palco de um importante momento para os Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de Combate às Endemias que atuam na Bahia.
--
-ad3
Agentes de saúde fortalecem a luta contra o racismo no SUS
Foi realizada a Aula Magna do Curso de Qualificação Profissional em Saúde da População Negra. O evento aconteceu na Quadra de Esportes do Colégio Estadual Gentil Paraíso Martins e reuniu 160 profissionais vindos de diversos municípios do estado.
Evento reúne profissionais comprometidos com a mudança
Com o objetivo de enfrentar o racismo na saúde pública, o curso foi pensado por quem vive a realidade nas comunidades. A ideia surgiu da agente Kátia Costa, com apoio do diretor Joilson Santos, e foi viabilizada por parcerias com universidades e órgãos públicos.
A formação terá 62 horas de aulas, sendo parte presencial e parte online, e se estenderá até o dia 4 de julho. É uma ação voltada para preparar os profissionais do SUS para reconhecer e combater o racismo institucional.
--
-ad3
Formação busca transformar o atendimento nas comunidades
O curso oferece um olhar crítico e profundo sobre as desigualdades que atingem a população negra no acesso à saúde.
A formação pretende ajudar os agentes a lidarem melhor com essas situações no cotidiano, promovendo acolhimento e respeito. A ideia é fazer com que esses profissionais se tornem multiplicadores de conhecimento e atuem de forma ainda mais consciente e justa nas comunidades onde trabalham.
Palestra destaca impacto do racismo na vida dos profissionais
A Aula Magna foi conduzida pela professora Dra. Edna Maria, da UEFS, que falou sobre os efeitos do racismo no ambiente de trabalho e na saúde dos próprios trabalhadores.
A palestra reforçou que muitos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias também são vítimas do preconceito e precisam de apoio para enfrentar essas situações. O encontro foi um espaço para compartilhar experiências e buscar caminhos de resistência.
--
--ad5
Representantes apoiam iniciativa pioneira na Bahia
O evento contou com a presença de figuras importantes do setor da saúde e da luta antirracista, como Tatiana Paiva, Taniele Pereira, Uburaci Matildes, Andréa Gomes e Jéssica Lopes, além de autoridades locais.
Também estiveram presentes líderes que têm longa trajetória na defesa dos direitos dos agentes, como Jouze Santana, Zilar Portela e Roque Onorato. A união dessas lideranças fortaleceu o reconhecimento da iniciativa como um marco para a categoria.
Agentes se tornam protagonistas na construção de um SUS mais justo
Essa formação é um exemplo de como os agentes estão assumindo um papel de protagonismo na construção de uma saúde pública mais igualitária.
-
-G
O curso mostra que a luta antirracista pode e deve fazer parte das políticas de valorização dos profissionais. A ação também reforça que saúde é mais do que atendimento: é dignidade, é justiça, é respeito à história e à identidade de quem vive e trabalha nas comunidades. A agenda antirracista ocorreu no dia 15 de abril de 2025.
Fonte: JASB com informações da FEDACSE-BA.
Edição Geral: JASB.
Encaminhamento de denúncia ao JASB: falejasb @ gmail.com
Publicação: JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil - www.jasb.com.br.
O jornalismo do JASB.com.br precisa de você para continuar marcando ponto na vida dos ACS e ACE. Compartilhe as nossas notícias em suas redes sociais!
--
-ad3
Receba notícias direto no celular entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
Faça o seu comentário aqui!