Comissão Especial discute carga horária de 30 horas para ACS/ACE.

Comissão Especial discute carga horária de 30 horas para ACS/ACE. Entenda!
WhatsApp: Canal JASB | Em qualquer lugar do Brasil é possível conquistar as 30 horas semanais de trabalho! A Comissão Especial dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias de Juiz de Fora (MG) promoveu uma reunião importante com os profissionais da categoria.
--
--ad5
Reunião destaca demandas dos agentes de saúde
O encontro teve como objetivo ouvir as necessidades e sugestões dos agentes, além de debater melhorias nas condições de trabalho desses servidores essenciais para a saúde pública. A reunião reforçou o compromisso da Comissão em representar os interesses da classe junto ao poder legislativo local.
Reivindicação por melhores condições de trabalho
Entre os principais pontos discutidos, ganhou destaque o pedido pela redução da carga horária semanal para 30 horas. Os agentes argumentam que essa mudança contribuiria para uma rotina mais equilibrada, além de melhorar a qualidade dos serviços prestados à população.
--
-ad3
A proposta conta com o apoio do vereador Tiago Bonecão (PSD), presidente da Comissão, que enfatizou a importância de iniciar as melhorias por esse aspecto. Ele também propôs a contratação de um especialista para apoiar os debates sobre a pauta.
Menos horas, mais resultados
Atualmente, os agentes cumprem uma jornada de 40 horas semanais, o que, segundo os profissionais, compromete a eficiência do serviço. O Agente de Combate às Endemias Daniel Félix defende que, com seis horas diárias de trabalho, é possível ampliar o número de visitas domiciliares.
A reorganização permitiria um uso mais racional dos recursos públicos, como combustível e manutenção de veículos. A proposta visa, portanto, mais economia e maior alcance nas ações de prevenção.
--
-ad3
Organização das atividades dos ACS
Para os Agentes Comunitários de Saúde, foi sugerido um novo modelo de jornada. A proposta é dedicar 30 horas ao trabalho de campo e outras 10 à formação contínua e preparação das atividades.
A ideia é que esses profissionais atuem em sintonia com os demais membros da equipe da Saúde da Família, como médicos e enfermeiros, otimizando o atendimento às famílias. A agente Saionara Apolinário, da associação da categoria, defendeu que essa integração pode aumentar a eficiência do serviço prestado.
Participação de outros representantes políticos
Além de Tiago Bonecão, a Comissão Especial conta com os vereadores Marlon Siqueira (MDB) e André Mariano (PL), que também acompanham de perto as discussões.
-
-10
O vereador Dr. Marcelo Condé (AVANTE) participa como suplente. Juntos, os parlamentares pretendem garantir que as propostas avancem nas discussões e se transformem em melhorias concretas para os agentes de saúde do município.
Expectativas para os próximos passos
A categoria aguarda agora que as propostas apresentadas na reunião sejam estudadas e levadas adiante. A expectativa é de que a contratação de um consultor ajude a esclarecer pontos técnicos e fortaleça o debate sobre a jornada dos agentes.
Com o apoio dos vereadores, os profissionais esperam que a luta por melhores condições de trabalho ganhe força e gere resultados positivos para toda a população atendida.
-
-G
Fonte: JASB com informações da Câmara Municipal de Juiz de Fora.
Edição Geral: JASB.
Encaminhamento de denúncia ao JASB: falejasb @ gmail.com
Publicação: JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil - www.jasb.com.br.
O jornalismo do JASB.com.br precisa de você para continuar marcando ponto na vida dos ACS e ACE. Compartilhe as nossas notícias em suas redes sociais!
--
-ad3
Receba notícias direto no celular entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
Faça o seu comentário aqui!