Profissionais concluem 1ª etapa de projeto sobre aleitamento materno.
Profissionais concluem 1ª etapa de projeto sobre aleitamento materno.
WhatsApp: Canal JASB | O projeto em Diadema busca desenvolver uma proposta de atuação conjunta entre a Atenção Básica e o serviço especializado do Banco de Leite Humano para apoiar e monitorar as mulheres durante a fase de amamentação.
Profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) Paineiras, em Diadema, concluíram a primeira etapa de um projeto piloto inovador que visa fortalecer o apoio ao aleitamento materno na região.
A iniciativa, que contou com a parceria da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), capacitou 43 profissionais da atenção básica em cursos específicos sobre promoção e manejo do aleitamento materno.
--
-ad3
Próxima etapa: suporte contínuo e teleconsultas
A próxima fase do projeto, que se estenderá até junho, será marcada pelo matriciamento, um processo que envolve reuniões de suporte entre profissionais do Banco de Leite Humano da Unifesp e da UBS Paineiras.
O objetivo é fortalecer o trabalho e o apoio à amamentação em Diadema. Para facilitar a comunicação e a discussão de casos, a UBS Paineiras receberá seis tablets da Unifesp, que também serão utilizados para teleconsultas individuais com mães que enfrentam dificuldades na amamentação.
Apoio semanal e grupos de informação para gestantes e puérperas
Os profissionais da UBS Paineiras já recebem suporte semanal do Banco de Leite Humano para a realização de grupos de apoio e informações com mulheres que estão amamentando e gestantes.
-
-109
Essa iniciativa permite que os profissionais vivenciem na prática o suporte à amamentação, além de promover a educação permanente da equipe.
Benefícios do aleitamento materno para mãe e bebê
A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde recomendam o Aleitamento Materno Exclusivo (AME) até os seis meses de vida do bebê, complementado com outros alimentos saudáveis até os dois anos ou mais.
O aleitamento materno oferece inúmeros benefícios para a criança, como valor nutricional, proteção imunológica e menor risco de contaminação, contribuindo para a redução da mortalidade infantil.
Para a mãe, amamentar diminui o sangramento pós-parto e reduz a probabilidade de alguns tipos de câncer. Além disso, fortalece o vínculo afetivo entre mãe e bebê.
-
-111
Desafios e objetivos do projeto
Apesar dos benefícios comprovados do aleitamento materno, os indicadores no Brasil ainda são considerados baixos.
O projeto em Diadema busca desenvolver uma proposta de atuação conjunta entre a Atenção Básica e o serviço especializado do Banco de Leite Humano para apoiar e monitorar as mulheres durante a fase de amamentação.
Na fase inicial do projeto, uma pesquisa realizada com 80 mulheres em fase de lactação na área de abrangência da UBS Paineiras revelou que a taxa de AME até os seis meses foi de 56,2%, e que 80% das mulheres referiram dispor de rede de apoio.
Rede de apoio ao aleitamento materno em diadema
Na rede de atenção básica de saúde de Diadema, as gestantes recebem informações sobre os benefícios do aleitamento materno desde o pré-natal.
-
-110
Após o nascimento do bebê, as mães são acompanhadas por meio de visitas domiciliares, consultas e grupos de apoio.
Todas as 20 UBSs do município estão preparadas para oferecer o suporte necessário em caso de dificuldades com a amamentação.
A Secretaria Municipal da Saúde de Diadema trabalha em consonância com a Estratégia Amamenta Alimenta e a Política Nacional de Promoção, Proteção e Apoio ao Aleitamento Materno.
Fonte: JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil - www.jasb.com.br.
Edição Geral: JASB.
Encaminhamento de denúncia ao JASB: falejasb @ gmail.com
O jornalismo do JASB.com.br precisa de você para continuar marcando ponto na vida dos ACS e ACE. Compartilhe as nossas notícias em suas redes sociais!
--
-ad3
Receba notícias direto no celular entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
Faça o seu comentário aqui!