Header Ads


Reunião CIT: Diretrizes para os ACS e ACE. Despedida de Nísia e chegada de Alexandre Padilha.

           O encontro foi marcado por discussões importantes sobre o futuro da saúde pública no país.   —  Foto/Reprodução/Conass.
 
Reunião CIT: Diretrizes para os ACS e ACE. Despedida de Nísia e chegada de Alexandre Padilha.
Publicado no JASB em 28.fevereiro.2025. Atualizado em 02.março.2025.

WhatsApp: Canal JASB Em clima de despedida pelas conquistas da gestão da ministra da Saúde, Nísia Trindade, e com os olhos voltados para os desafios da nova administração do ministro Alexandre Padilha, gestores estaduais se reuniram nesta quinta-feira (27) para a segunda reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) em 2025.
-
-10
O futuro da saúde pública no Brasil

O encontro foi marcado por discussões importantes sobre o futuro da saúde pública no Brasil, com foco em diretrizes e pactuações essenciais para a continuidade das políticas de saúde.

Agradecimentos à Ministra Nísia Trindade

Em um momento de homenagem à ministra Nísia, a vice-presidente do Conass e secretária de Saúde do Ceará, Tânia Mara, expressou gratidão pelo trabalho realizado durante sua gestão. 

"Falar dela é lembrar do feito na atenção primária, da reconstrução do Ministério da Saúde quando tudo parecia perdido, da recuperação vacinal e o papel que ela exerceu em todas as regiões e estados", disse Tânia, destacando os avanços significativos na saúde pública sob sua liderança. 
-
-132
A secretária também afirmou que Nísia será lembrada por seu profundo entendimento das políticas de saúde pública e desejou sucesso em sua nova jornada.

Reconhecimento pelo Secretário Executivo do Ministério da Saúde

O secretário executivo do Ministério da Saúde, Swedenberger Barbosa, destacou a importância do ambiente de diálogo qualificado criado durante a gestão de Nísia. 

“Juntos construímos condições para o avançar em várias áreas, garantindo o direito à saúde para todos”, comentou. Barbosa ressaltou que, quando assumiu o Ministério, Nísia encontrou a pasta desmontada, mas conseguiu reconstruí-la com qualidade e colaboração.

Palavras de Socorro Gross e Hisham Hamida

A representante da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) no Brasil, Socorro Gross, também se despediu de Nísia, agradecendo pela parceria durante a gestão. 

"Agradeço a todos os momentos junto à ministra. Esse é um momento de transição, mas desejo que a Opas esteja sempre de mãos dadas com o Sistema Único de Saúde (SUS)", afirmou. Ela também reforçou a importância de continuar defendendo o SUS e garantindo saúde para todos.
-
-110
Trabalho colaborativo

Já o presidente do Conasems, Hisham Hamida, exaltou a gestão da ministra Nísia, destacando o trabalho colaborativo que fortaleceu o sistema de saúde no Brasil. "Foi uma construção conjunta, ela fortaleceu o sistema de saúde, melhorou a cobertura vacinal, sempre dialogou, e com a força de uma mulher fez seu trabalho com muita habilidade", disse Hisham, também desejando sucesso ao novo ministro.


Pactuações Importantes

Durante a reunião, importantes diretrizes e pactuações foram apresentadas, com foco no enfrentamento de doenças como Covid-19, influenza e outros vírus respiratórios de importância em saúde pública. A política apresentada pelo coordenador-geral de Vigilância da Covid-19, Marcelo Gomes, estabelece estratégias para a redução de hospitalizações e óbitos devido a essas doenças.

Diretriz Nacional para ACS e ACE

Uma das principais pactuações da reunião foi a diretriz nacional para a atuação integrada dos Agentes de Combate às Endemias (ACE) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS) no território, apresentada pela secretária de Vigilância em Saúde, Ethel Maciel. A implementação dessa diretriz visa fortalecer o trabalho desses profissionais no combate a doenças e na promoção da saúde.
--
-ad3
Outras Pactuações

Outros pontos discutidos durante o encontro foram a financiamento do medicamento Sulfato de Gentamicina para o tratamento da brucelose e a alteração na Portaria de Consolidação GM/MS nº 2 para regulamentar normas de financiamento da assistência farmacêutica no SUS. Além disso, foi discutida a minuta de portaria que estabelece a obrigatoriedade do envio de dados de Regulação Assistencial no SUS, uma medida fundamental para a gestão eficiente dos serviços de saúde.

+ Parcela Única: Saiba quem tem direito e como consultar os repasses, CLIQUE AQUI!

Apresentações e discussões

A reunião também contou com a apresentação de diversos temas e atualizações importantes para o setor da saúde, como:

—  Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

—  Atualização sobre a Dengue e Arboviroses.

—  Mapa das Unidades Básicas de Saúde da APS.

—  Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE).

Exposição dos eixos diretivos da operacionalização da Saúde Indígena.
-
-109
Reunião CIT 2025, diretrizes ACS ACE, despedida Nísia Trindade, políticas de saúde, enfrentamento de doenças, SUS, Alexandre Padilha.

Outros informes apresentados foram:

—  Situação da entrega dos Relatórios de Gestão (2018 a 2023) no Brasil.
—  Ações de Saúde para o Povo Yanomami.
—  Atualizações sobre o Programa Mais Médicos.

A reunião da CIT de 2025 marcou um momento de reflexão sobre as conquistas da gestão anterior e os novos desafios que o Sistema Único de Saúde (SUS) terá pela frente. O trabalho conjunto e a continuidade das pactuações entre os entes federados serão fundamentais para o enfrentamento das questões de saúde pública que o país enfrenta.


Fonte: JASB com informações do Conass.
Edição Geral: JASB.
Encaminhamento de denúncia ao JASB
Publicação: JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil - www.jasb.com.br. 
-
-116
 Receba notícias direto no celular  entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
 WhatsApp , Telegram   Facebook  ou Inscreva-se no canal do  JASB no YouTube 
Tecnologia do Blogger.