Header Ads


DINHEIRO: ACS estão envolvidos nos critérios mais rigorosos para o financiamento da APS. https://www.jasb.com.br/2025/03/Acs.html?m=1

           Critérios mais rigorosos para o financiamento da Atenção Primária em Saúde envolve os Agentes Comunitários.   —  Foto/Reprodução/Agencia Brasil.
 
DINHEIRO: Agentes Comunitários estão envolvidos nos critérios mais rigorosos para o financiamento da Atenção Primária em Saúde.
Publicado no JASB em 28.março.2025. Atualizado em 29.março.2025.

WhatsApp: Canal JASB As novas regras estabelecem critérios mais rigorosos para o financiamento da Atenção Primária em Saúde (APS). A partir de maio, as equipes deverão qualificar os cadastros dos usuários, assegurando que todas as informações estejam sempre atualizadas e completas. 

Novas regras garantem mais recursos para os Agentes Comunitários de Saúde

A partir de maio, o Governo Federal adotará um novo modelo de financiamento para a Atenção Primária em Saúde, impactando todos os municípios do Brasil. Com essas mudanças, os repasses serão ajustados de acordo com critérios mais detalhados, assegurando que as unidades básicas de saúde tenham os recursos necessários para oferecer um atendimento mais eficaz. 
--
-ad3
Entre os principais beneficiados estão os Agentes Comunitários de Saúde, que terão um papel ainda mais relevante na qualificação dos cadastros e no acompanhamento da população.

Atenção Primária terá repasses baseados em novos critérios

Com a nova política de financiamento, os municípios precisarão aprimorar a gestão das informações de saúde da população para garantir os recursos necessários. 

Os cadastros realizados pelas equipes de saúde deverão estar sempre atualizados e conter dados detalhados, como informações sociodemográficas e socioeconômicas. Isso permitirá um planejamento mais eficiente, assegurando que os investimentos sejam direcionados conforme as reais necessidades da comunidade.

-
-G
Mais acompanhamento e atendimento à população vulnerável

Outro aspecto essencial da mudança é o fortalecimento do acompanhamento das famílias assistidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 

As Unidades de Saúde deverão garantir que cada cidadão de sua área tenha mais de um contato assistencial por ano, com prioridade para grupos vulneráveis, como crianças de até cinco anos, idosos e beneficiários de programas sociais, como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC). 

O modelo busca ampliar o alcance da Atenção Primária, prevenindo doenças e melhorando a qualidade de vida da população.


Mais investimentos para os Agentes Comunitários de Saúde

Com os novos critérios, os Agentes Comunitários de Saúde desempenharão um papel estratégico no aumento dos repasses para os municípios. O financiamento levará em conta o número de visitas domiciliares realizadas, a atualização dos cadastros e a eficácia do acompanhamento das famílias. 
-
-10
Segundo o Governo Federal, tal situação  significa mais valorização para esses profissionais, que são essenciais para o funcionamento da Atenção Primária e para a garantia de um atendimento mais humanizado e eficiente.

Municípios devem se preparar para a nova política de financiamento

Todas as cidades brasileiras precisarão se adaptar a essas mudanças para garantir a continuidade dos repasses e a ampliação dos serviços de saúde. A implementação dessas medidas exige maior integração entre as equipes, uso eficiente dos sistemas de informação e um compromisso contínuo com a qualificação do atendimento. 


É fundamental que os municípios se estruturem melhor para cumprir as novas exigências. Os que assim procederem poderão receber mais recursos e fortalecer ainda mais suas redes de Atenção Primária.
-
-109
Capacitações contínuas para atualização dos profissionais

Para garantir que as mudanças sejam implementadas corretamente, capacitações estão sendo realizadas em diversos municípios

Em São José do Rio Preto, cerca de 150 Agentes Comunitários participaram de uma formação na Unilago para compreender melhor o novo modelo de financiamento. Esses treinamentos continuarão acontecendo mensalmente, garantindo que os profissionais da saúde estejam preparados para as novas exigências e possam oferecer um atendimento ainda mais qualificado à população.


Fonte: JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil - www.jasb.com.br. 
Edição Geral: JASB.
Encaminhamento de denúncia ao JASB: falejasb @ gmail.com
-
-110
O jornalismo do JASB.com.br precisa de você para continuar marcando ponto na vida dos ACS e ACE. Compartilhe as nossas notícias em suas redes sociais!

 Receba notícias direto no celular  entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
 WhatsApp , Telegram   Facebook  ou Inscreva-se no canal do  JASB no YouTube 
Tecnologia do Blogger.