Header Ads


Ministério da Saúde amplia idade para receber vacina contra a dengue.

           Novas regras valem para vacinas próximas à data de vencimento.   —  Foto/Reprodução/Agência Brasil.
 
Ministério da Saúde amplia idade para receber vacina contra a dengue.
Publicado no JASB em 17.fevereiro.2025. Atualizado em 18.fevereiro.2025.

WhatsApp: Canal JASB As vacinas contra a dengue que estiverem próximas às datas de vencimento poderão ser aplicadas em pessoas com idades fora da faixa etária estipulada para o Sistema Único de Saúde (SUS) e poderão ser remanejadas para municípios ainda não contemplados pela vacinação.
-
-G
Ampliação da vacinação contra a dengue

Para evitar desperdício e ampliar a imunização, vacinas contra a dengue que estiverem próximas do vencimento poderão ser aplicadas em pessoas fora da faixa etária estipulada pelo SUS. Além disso, os imunizantes poderão ser enviados para municípios que ainda não foram contemplados pela campanha de vacinação.

Nova recomendação para estados e municípios

O Ministério da Saúde divulgou uma nota técnica para todos os estados e o Distrito Federal com a nova diretriz. O objetivo é garantir que todas as doses adquiridas sejam aproveitadas, ampliando a proteção contra a dengue e evitando perdas de imunizantes por vencimento.
-
-132
Redirecionamento de doses próximas do vencimento

As vacinas que tiverem até dois meses para vencer poderão ser enviadas para municípios que ainda não participam da campanha ou ser aplicadas em um público mais amplo, incluindo crianças e adolescentes de 6 a 16 anos. Dessa forma, mais pessoas poderão receber a proteção contra a doença.

Ampliação do público-alvo para doses com vencimento próximo

Quando a validade das doses atingir um mês ou menos, a estratégia de imunização será ainda mais flexível. Nesses casos, as vacinas poderão ser aplicadas em pessoas dentro da faixa etária recomendada na bula do imunizante, ou seja, de 4 anos a 59 anos, 11 meses e 29 dias.
-
-109
Faixa etária oficial da campanha de vacinação

Atualmente, a vacinação contra a dengue no SUS é direcionada a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. No entanto, diante da necessidade de otimizar o uso das doses disponíveis, essa faixa pode ser ampliada temporariamente, conforme a necessidade de cada local.

Critérios para expansão da vacinação

A ampliação do público-alvo deve levar em conta a quantidade de doses disponíveis e a situação epidemiológica de cada região. 

Os estados e municípios devem comunicar oficialmente ao Ministério da Saúde sobre a adoção dessa estratégia, garantindo uma distribuição organizada e eficaz das vacinas.
-
-110
Registro e monitoramento das doses aplicadas

Todas as doses administradas precisam ser registradas na Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS). Esse monitoramento é fundamental para garantir que as pessoas recebam a segunda dose necessária para completar a imunização e para acompanhar a eficácia da vacinação no país.


Desafios na adesão e busca ativa de vacinados

Para que a vacina ofereça proteção completa, é essencial que o esquema vacinal seja concluído com as duas doses. No entanto, dos 6,5 milhões de imunizantes distribuídos em 2024, apenas 3,8 milhões foram aplicados. 
-
-112
A situação é preocupante, especialmente entre adolescentes, pois cerca de 1,3 milhão de jovens que tomaram a primeira dose ainda não retornaram para a segunda. Para reverter esse cenário, o Ministério da Saúde recomenda que estados e municípios adotem estratégias de busca ativa, incentivando aqueles que iniciaram a vacinação a completá-la.


Fonte: JASB com informações da Agência Brasil.
Edição Geral: JASB.
Encaminhamento de denúncia ao JASB
Publicação: JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil - www.jasb.com.br. 
-
-111
 Receba notícias direto no celular  entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
 WhatsApp , Telegram   Facebook  ou Inscreva-se no canal do  JASB no YouTube 
Tecnologia do Blogger.