13 mil tablets entregues pelo Estado em 2022 revolucionaram trabalho dos ACS's.
13 mil tablets entregues pelo Estado em 2022 revolucionaram trabalho dos ACS's.
WhatsApp: Canal JASB | A ação é destinada à prevenção e promoção da saúde no combate às doenças endêmicas no Paraná. Até agora 245 municípios aderiram a esta linha de financiamento.
-
-10
Os ACS's da Unidade da Saúde da Família (USF) Jardim Karla, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, têm sua rotina otimizada pela tecnologia.
Antes, o trabalho de visitas domiciliares era feito manualmente, com registros em papel e cadernos. Agora, com tablets, a coleta e o compartilhamento de dados se tornaram muito mais ágeis.
Do papel à tecnologia
Denise Rodrigues de Araújo de Souza, ACS com dez anos de experiência, lembra que o trabalho era muito mais demorado antes da chegada dos tablets.
"Quando eu entrei, a gente ainda fazia na folha de papel, pegava a assinatura dos pacientes, e chegava no posto e registrava a visita. Aí passamos para o caderno, mas a mesma situação, chegava, registrava no computador", conta.
-
-132
Investimento do governo estadual
Em 2022, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), repassou recursos para a compra de mais de 13 mil tablets para os agentes de saúde. A medida visava modernizar o trabalho dos profissionais e agilizar o processo de verificação dos dados.
Facilidade e agilidade
"O tablet facilitou, pois registramos a visita na casa e daí a gente chega na unidade e só sincroniza, indo direto para o computador para emitir os relatórios na hora do fechamento das visitas", explica Denise.
A utilização dos tablets aumentou a velocidade de compartilhamento de informações com a equipe e reduziu o tempo de cadastramento e atualização dos dados da população.
-
-109
Dados coletados durante as visitas
Durante as visitas domiciliares, os agentes de saúde utilizam os tablets para registrar diversas informações sobre as famílias e indivíduos atendidos.
Os dados coletados variam conforme o sistema utilizado em cada município, mas geralmente incluem informações pessoais e familiares, situação socioeconômica, histórico de saúde, acompanhamento de gestantes e crianças, entre outros.
Investimento em modernização
"Fizemos um investimento de R$ 15 milhões para colocar tablets na mão desses agentes que vão até a casa das pessoas, preenchem as informações off-line, e quando chegam na Unidade Básica automaticamente as informações vão para o Ministério da Saúde. Estamos dando um passo rumo à modernidade", afirma o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
-
-110
Integração de dados e geolocalização
O processo de trabalho dos agentes comunitários, com a integração de dados e a utilização de GPS, auxilia na qualificação das informações da população e facilita o mapeamento dos pontos de cobertura das equipes.
Atualização constante dos dados
"A gente está sempre disposto a ajudar o paciente e o paciente a nos receber também. Todas as informações são atualizadas em cada visita.
É muito importante essa atualização por conta do telefone, caso a unidade de saúde precise entrar em contato", reforça Ana Zélia Nascimento, ACS em Pinhais.
Incentivo para ace's
Em 2024, a Sesa liberou um incentivo financeiro de R$ 8,2 milhões para a compra de tablets para os ACE. A ação visa fortalecer a vigilância em saúde e o combate a doenças endêmicas no Paraná.
-
-111
Avanço na saúde pública
A entrega de tablets para os ACS e de ACE representa um importante avanço na saúde pública do Paraná.
A tecnologia tem otimizado o trabalho dos profissionais, facilitando a coleta e o compartilhamento de dados, e contribuindo para a melhoria do atendimento à população.
Fonte: JASB com informações do Portal Nioisisia Gieinitie.
Edição Geral: JASB.
Publicação: JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil - www.jasb.com.br.
-
-112
Receba notícias direto no celular entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
Faça o seu comentário aqui!