Após manifestação divulgada no JASB - ACS e ACE começam a receber Incentivo Financeiro Adicional.
Após manifestação divulgada no JASB - ACS e ACE começam a receber Incentivo Financeiro Adicional.
WhatsApp: Canal JASB | Parabéns aos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, que não desistiram da luta pelo IFA e conseguiram garantir o pagamento. É a garra desses agentes que fez a diferença, juntamente com importantíssimo apoio de suas lideranças.
--
-ad3
O JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil tem mais de 20 nos de luta ao lado dos ACS/ACE. Quando não existia nenhum site ou blogue para fortalecer a categoria a nível nacional, o JASB surgiu para ligar as duas categorias de todos os municípios e estados do país. A nível nacional, não se usava a internet para se comunicar os fatos à categoria, tal prática somente começou durante a Pandemia da Covid-19.
Se há uma coisa que os maus gestores temem é um categoria organizada e que sabe usar a informação com propriedade. Foi assim que o IFA, que era um direito negado por gestores com seus discursos de que havia brecha na lei, se tornou uma pauta nacional.
A força da comunicação faz toda a diferença!
- -
-ad
Prefeitura de Belém Começa pagar o IFA aos Agentes Comunitários e a Endemias
A Prefeitura de Belém iniciou o pagamento do Incentivo Financeiro Adicional (IFA) para os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias. O pagamento, que ocorre nesta quinta-feira, 13, resulta de uma negociação entre a gestão municipal e os representantes das categorias.
Primeira parcela do pagamento
O pagamento da primeira parcela do IFA será destinado a 2.523 agentes, sendo 1.616 agentes comunitários de saúde e 907 agentes de combate a endemias. O valor corresponde a cerca de R$ 2,8 milhões, representando 40% do total da gratificação. O restante do pagamento será feito até maio, com parcelas previstas para março e abril, conforme acordo firmado entre as categorias e a gestão.
--
-ad3
Recurso vindo do Governo Federal
É importante que todos tenham consciência de que os valores para o pagamento do Incentivo Financeiro Adicional são repassados pelo FNS - Fundo Nacional de Saúde, ou seja, pagos pela União. Portanto, não sai dos cofres da prefeitura. Portanto, não há justificativa para o não pagamento.
Tentativa de justificar o não pagamento anteriormente
O secretário da Secretaria Estratégica de Governo (Segov), Ricardo Carneiro, explicou que o pagamento do IFA foi possível graças à revisão orçamentária e à economicidade gerada pela reforma administrativa.
"Este acordo está sendo pago com o resultado da economicidade da reforma administrativa, que está permitindo maior equilíbrio fiscal nas contas públicas municipais", declarou Carneiro.
- -
-ad
O secretário municipal de Saúde, Rômulo Nina, também ressaltou a importância do diálogo com os representantes dos Agentes Comunitários e de Endemias.
"A solução foi negociada para que a prefeitura conseguisse garantir o pagamento e o direito dos servidores em receber o IFA", afirmou Nina.
Rômulo Nina reforçou que a união de entendimentos entre todos os envolvidos resultou na melhor solução possível para o momento.
Confira a matéria sobre a mobilização dos Agentes em defesa do Incentivo Financeiro Adicional, em Belém, Pará.
Fonte: JASB com informações do Agência Belém.
Edição Geral: JASB.
Encaminhamento de denúncia ao JASB
Publicação: JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil - www.jasb.com.br.
--
-ad3
Receba notícias direto no celular entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
Faça o seu comentário aqui!