FOLHA DE S.PAULO: Lula confirma a aliados ida de Padilha para vaga de Nísia na Saúde.

FOLHA DE S.PAULO: Lula confirma a aliados ida de Padilha para vaga de Nísia na Saúde.
WhatsApp: Canal JASB | Segundo a Folha de S.Paulo, em matéria de Catia Seabra e Victoria Azevedo, Lula confirmou a aliados sua intenção de substituir a atual ministra da Saúde, Nísia Trindade. Estaremos comentando a reportagem da Folha com total imparcialidade.
-
-10
Lula pretende nomear novo ministro da Saúde
O presidente Lula (PT) confirmou a aliados sua intenção de substituir a atual ministra da Saúde, Nísia Trindade, pelo ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha. A informação foi divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo, que já havia antecipado a possibilidade dessa mudança.
Decisão já era cogitada nos bastidores
Desde a semana passada, Lula tem conversado com políticos e pessoas do setor da Saúde sobre a substituição de Nísia. Embora tenha preferência pessoal pelo ex-ministro Arthur Chioro, o presidente tem demonstrado forte inclinação para nomear Padilha para o cargo, diz a matéria.
-
-132
Perfil político pesou na escolha
Em reuniões com aliados, Lula destacou a importância de o novo ministro ter um perfil mais político, algo que considera essencial para o comando da pasta. Nesse sentido, Padilha se encaixa melhor na estratégia do governo do que outras opções avaliadas.
Chioro deve permanecer na gestão pública
Segundo a Folha, outro fator que favorece a escolha de Padilha é o fato de que Arthur Chioro está conduzindo bem a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, o que faz o governo considerar mais seguro mantê-lo nesse posto.
Padilha deve seguir no governo até 2026
Lula discutiu o assunto no fim de semana e reforçou sua escolha. Padilha, por sua vez, já indicou que aceitaria ficar no governo até o fim do mandato, desistindo de disputar uma vaga na Câmara dos Deputados.
-
-109
Reforma ministerial pode ter mudanças de última hora
Apesar das conversas avançadas, aliados de Lula preferem manter cautela, pois o presidente tem histórico de mudar de ideia antes de concluir uma reforma ministerial. A oficialização da troca na Saúde deve ocorrer após uma reunião com Nísia, prevista para terça-feira (25).
Novos nomes são cogitados para a Secretaria de Relações Institucionais
Com a saída de Padilha, Lula precisa definir quem assumirá a Secretaria de Relações Institucionais. Entre os nomes cogitados estão o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD).
Críticas à comunicação do governo e defesa de aliados
Durante um evento do PT no Rio de Janeiro, Lula criticou a comunicação do governo e disse que há falta de informação até dentro dos próprios ministérios. Ele também elogiou Gleisi Hoffmann e defendeu sua esposa, Janja, das críticas da oposição.
-
-110
Além disso, criticou o ex-presidente dos EUA, Donald Trump, e reforçou a necessidade de o PT se aproximar novamente da população.
"Descobri na reunião, Gleisi [Hoffmann, presidente do PT], que o ministério do meu governo não sabe o que estamos fazendo. Não sabe. Se o ministério não sabe, o povo muito menos."
Fonte: JASB com informações da Folha de S.Paulo.
Edição Geral: JASB.
Encaminhamento de denúncia ao JASB
Publicação: JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil - www.jasb.com.br.
-
-116
Receba notícias direto no celular entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
Faça o seu comentário aqui!