Header Ads


Lula demite Nísia Trindade e Padilha assume pasta da Saúde.

           Lula substitui ministra da Saúde por Alexandre Padilha.   —  Foto/Reprodução/MS.
 
Lula demite Nísia Trindade e Padilha assume pasta da Saúde.
Publicado no JASB em 25.fevereiro.2025. Atualizado em 26.fevereiro.2025.

WhatsApp: Canal JASB Mudanças no Ministério da Saúde altera completamente a relação entre a pasta e os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias.
-
-10
Mudança no Ministério da Saúde

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva demitiu, nesta terça-feira (25), a ministra da Saúde, Nísia Trindade. Alexandre Padilha, atual ministro das Relações Institucionais, assumirá o cargo. A posse está marcada para 6 de março, conforme publicação do Portal da REUTERS.

Especulações e Decisão

Após semanas de especulações sobre a possível saída de Nísia Trindade, Lula decidiu pela substituição. Críticas internas apontavam a falta de uma "marca" na gestão da Saúde e questões na condução do combate à dengue, esse foi o destaque do R7.

A 3ª mulher a deixar o 1º escalão

Nísia é a terceira mulher a deixar o primeiro escalão do governo Lula, sendo substituída por um homem. 
-
-132
Anteriormente, Daniela Carneiro, do Turismo, e Ana Moser, do Esporte, saíram em julho e setembro de 2023, respectivamente. Com a saída de Nísia, o número de ministras mulheres no governo reduz para nove.

Nova representante feminina

Após a demissão de Silvio Almeida, então ministro dos Direitos Humanos, em setembro do ano passado devido a denúncias de assédio, Macaé Evaristo assumiu a pasta, aumentando a representação feminina no governo.

Confirmação Oficial

Em nota, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência confirmou a troca no Ministério da Saúde e informou que a posse de Padilha ocorrerá em 6 de março. O presidente agradeceu a Nísia pelo trabalho e dedicação durante sua gestão. 
-
-111
Transição de Padilha

Alexandre Padilha, médico e ex-ministro da Saúde no governo de Dilma Rousseff (2011-2014), deixará a articulação política entre Executivo e Legislativo para reassumir a pasta da Saúde. Ainda não foi definido quem ocupará o Ministério das Relações Institucionais. 

Reforma Ministerial em Curso

A substituição de Nísia faz parte de uma reforma ministerial discutida desde o final do ano passado, quando Lula expressou insatisfação com a gestão da comunicação do governo federal, resultando na troca do titular da Secretaria de Comunicação em janeiro.

+ Mobilização Nacional em defesa da PEC 14. Veja o vídeo, CLIQUE AQUI!

Combate à Dengue e Vacina Nacional

Horas antes da demissão, durante um evento no Planalto, Lula e Nísia anunciaram a produção da primeira vacina nacional de dose única contra a dengue. Desenvolvida em parceria entre o Instituto Butantan e a empresa chinesa WuXi Biologics, a vacina estará disponível a partir de 2026, com um investimento de R$ 1,26 bilhão. Serão distribuídas 60 milhões de doses para combater os quatro sorotipos da doença. 
--
-ad3

Fonte: JASB com informações do Portal R7 e REUTERS.
Edição Geral: JASB.
Encaminhamento de denúncia ao JASB
Publicação: JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil - www.jasb.com.br. 

 Receba notícias direto no celular  entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
 WhatsApp , Telegram   Facebook  ou Inscreva-se no canal do  JASB no YouTube 
Tecnologia do Blogger.