Header Ads


Inchaço: 8 alimentos que prejudicam o seu corpo e você não percebe.

           Alimentos que ajudam no inchaço.   —  Foto: Reprodução/Freepik.
 
Inchaço: 8 alimentos que prejudicam o seu corpo e você não percebe.
Publicado no JASB em 12.janeiro.2025. Atualizado em 14.janeiro.2025.

WhatsApp: Canal JASB A regra simples, ou seja, deve-se descascar mais do que desempacotar. 
-
-2p
A alimentação é fundamental para a nossa saúde, mas nem sempre escolhemos os alimentos certos. Muitos dos produtos que consumimos diariamente podem parecer inofensivos, mas escondem ingredientes que podem causar danos à saúde a longo prazo. A seguir, apresentamos 8 alimentos que podem estar prejudicando seu corpo sem você perceber:

1. Alimentos ultraprocessados

Biscoitos recheados, salgadinhos, refrigerantes e embutidos são exemplos de alimentos ultraprocessados, ricos em açúcar, sódio, gorduras trans e aditivos químicos. 

O consumo excessivo desses produtos está associado a diversas doenças crônicas, como obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares.
-
-132
2. Carnes processadas

Salsichas, presuntos, mortadela e outros embutidos são ricos em sódio e conservantes, que podem aumentar o risco de doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer. Optar por carnes frescas e preparadas de forma mais natural é sempre a melhor opção.

3. Refrigerantes

As bebidas açucaradas são uma das principais fontes de calorias vazias na dieta, contribuindo para o ganho de peso e o desenvolvimento de doenças como diabetes e cáries. Substitua os refrigerantes por água, sucos naturais ou chás.
-
-109
4. Gorduras trans

Presentes em alimentos industrializados como margarinas, biscoitos e salgadinhos, as gorduras trans aumentam os níveis de colesterol ruim e o risco de doenças cardiovasculares. Leia atentamente os rótulos dos produtos e evite aqueles que contêm esse tipo de gordura.

5. Alimentos ricos em aditivos químicos

Corantes, conservantes e aromatizantes artificiais são utilizados para realçar o sabor e a aparência dos alimentos, mas podem causar reações alérgicas e outros problemas de saúde. Opte por alimentos frescos e minimamente processados.

6. Açúcar

O consumo excessivo de açúcar está associado a diversos problemas de saúde, como obesidade, diabetes, doenças cardíacas e cáries. Reduza o consumo de alimentos e bebidas açucarados e opte por adoçantes naturais, como o mel e o açúcar mascavo, com moderação.
-
-110
7. Alimentos com alto teor de sódio

O excesso de sódio na dieta pode aumentar a pressão arterial e o risco de doenças cardiovasculares. Reduza o consumo de alimentos industrializados, como salgadinhos, embutidos e alimentos enlatados, e tempere os alimentos com ervas e especiarias.

8. Álcool

O consumo excessivo de álcool está associado a diversos problemas de saúde, como doenças do fígado, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer. Modere o consumo de bebidas alcoólicas ou evite-as completamente.
-
-111
Lembre-se que uma alimentação equilibrada e variada é fundamental para a saúde. Consulte um nutricionista para elaborar um plano alimentar personalizado e adequado às suas necessidades.

VEJA TAMBÉM:

-
-112
Fonte: JASB.
Edição Geral: JASB.
Publicação: JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil - www.jasb.com.br. 

 Receba notícias direto no celular  entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
 WhatsApp , Telegram   Facebook  ou Inscreva-se no canal do  JASB no YouTube 
Tecnologia do Blogger.