Header Ads


Estudo revela que qualquer quantidade de álcool é prejudicial ao cérebro.

           Qualquer quantidade de álcool faz mal ao cérebro.   —  Foto ilustrativa/freepik.
 
Estudo revela que qualquer quantidade de álcool é prejudicial ao cérebro.
Publicado no JASB em 30.janeiro.2025. Atualizado em 31.janeiro.2025.

WhatsApp: Canal JASB Estudo da Universidade de Oxford mostrou que não importa a quantidade e nem o tipo, em qualquer medida o álcool faz mal à saúde do cérebro.
-
-132
Uma nova pesquisa da Universidade de Oxford, na Inglaterra, revelou que o consumo de álcool, independentemente da quantidade ou do tipo de bebida, causa danos à saúde do cérebro. 

O estudo, que analisou dados de cerca de 25 mil pessoas no Reino Unido, mostrou que quanto maior o consumo de álcool, menor o volume de massa cinzenta no cérebro, região responsável pelo processamento de informações.

Impacto no volume cerebral e na memória

A pesquisa revelou que o álcool tem um impacto significativo no volume da massa cinzenta, contribuindo para a redução do tamanho do cérebro, um processo que se intensifica com a idade e com a demência. 
-
-109
A diminuição do volume cerebral também está associada a um pior desempenho em testes de memória, indicando que o álcool pode afetar a capacidade cognitiva.

Não existe nível seguro de consumo

Contrariando a crença popular de que beber com moderação não faz mal, o estudo de Oxford mostrou que não existe um nível "seguro" de consumo de álcool. 

Qualquer quantidade de álcool, mesmo que pequena, é prejudicial ao cérebro. Os pesquisadores também não encontraram evidências de que o tipo de bebida alcoólica influencie nos danos cerebrais.

Fatores de risco adicionais

Apesar de qualquer consumo de álcool ser prejudicial, os pesquisadores alertam que certas características, como pressão alta, obesidade e consumo excessivo de álcool, podem aumentar ainda mais os riscos para a saúde do cérebro. 
-
-110
Essas condições, combinadas com o consumo de álcool, podem acelerar o processo de envelhecimento cerebral e aumentar a probabilidade de desenvolver doenças neurodegenerativas.

Prevenção de danos cerebrais

A descoberta de que não existe um nível seguro de consumo de álcool é um alerta importante para a saúde pública. A pesquisadora Anya Topiwala destaca que a prevenção de danos cerebrais é fundamental, já que as doenças neurodegenerativas ainda não têm cura. 

A conscientização sobre os riscos do álcool para o cérebro pode ajudar a reduzir o consumo e evitar problemas de saúde a longo prazo.
-
-111
Outros danos causados pelo álcool

Além dos danos ao cérebro, o consumo de álcool está associado a diversos outros problemas de saúde, há pelo menos sete maneiras de o álcool impactar no funcionamento do organismo:

Redução do metabolismo;

Problemas de pele;

Ressecamento, quebra e queda dos fios capilares;

Infertilidade feminina;

Problemas intestinais;

Problemas circulatórios;

Doenças orais. 

O álcool é uma substância tóxica que afeta o organismo de diversas formas, e a moderação é fundamental para preservar a saúde.
-
-112

Fonte: JASB com informações do Siaiúidie Em Diiia.

Edição Geral: JASB.
Encaminhamento de denúncia ao JASB
Publicação: JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil - www.jasb.com.br. 
-
-112
 Receba notícias direto no celular  entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
 WhatsApp , Telegram   Facebook  ou Inscreva-se no canal do  JASB no YouTube 
Tecnologia do Blogger.