Header Ads


Resolução: Agentes de saúde devem aferir pressão e medir glicemia em domicílio - Campo Grande.

           Resolução foi publicada no Diário Oficial de Campo Grande.   —  Foto/Reprodução/Prefeitura de Campo Grande.
 
Campo Grande: Resolução determina que Agentes de saúde devem aferir pressão e medir glicemia em domicílio
Publicado no JASB em 23.janeiro.2025. Atualizado em 24.janeiro.2025.

WhatsApp: Canal JASB A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande (Sesau) anunciou, por meio de uma resolução publicada no Diário Oficial de Campo Grande na segunda-feira (20), novas diretrizes que determinam que os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) realizem a medição de pressão arterial e glicemia capilar durante visitas domiciliares. 
-
-132
Segundo a gestão municipal, a  iniciativa tem como objetivo reforçar as ações de prevenção e controle de doenças, oferecendo à população maior acesso aos cuidados básicos de saúde diretamente em seus lares.

Novas atribuições para agentes comunitários de saúde

Os agentes comunitários de saúde de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, receberam novas funções que incluem a medição de pressão arterial e glicemia durante visitas domiciliares. Essas mudanças foram definidas por uma instrução normativa publicada no Diário Oficial, com o objetivo de reforçar o cuidado com a saúde da população.

Quem deve ser avaliado

A medição de pressão e glicemia será realizada em pacientes com queixas clínicas, hipertensos e diabéticos que não passaram por avaliações recentes. Também estão incluídos indivíduos com histórico familiar de hipertensão e aqueles cujo exame for solicitado por médicos. A inclusão desses novos procedimentos busca melhorar o acompanhamento de condições de saúde frequentes.
-
-109
Registro dos resultados

Os resultados obtidos durante as visitas devem ser devidamente registrados. Para pacientes hipertensos ou diabéticos, as informações serão anotadas no cartão do usuário e também inseridas no sistema de informação utilizado pela equipe de saúde. Essa prática garante que os dados estejam acessíveis para monitoramento e tratamento.

Cuidados em casos de febre

Durante as visitas, caso o paciente apresente febre, o Agente Comunitário deverá medir a temperatura. Assim como nas medições de pressão e glicemia, os resultados precisam ser registrados seguindo os mesmos protocolos, garantindo um cuidado uniforme.
-
-110
Avaliação das medidas corporais

Além das medições de glicemia e pressão arterial, os Agentes de Saúde deverão realizar a verificação antropométrica. Esse procedimento consiste em medir as dimensões corporais para avaliar o estado de saúde dos indivíduos, complementando as demais ações de monitoramento.

Público prioritário para medidas antropométricas

As medições corporais são especialmente voltadas para crianças de 0 a 11 anos que estejam em acompanhamento devido a desnutrição, baixo peso, sobrepeso ou obesidade. Adolescentes, adultos, idosos e gestantes também devem ser incluídos nessas avaliações para um acompanhamento mais amplo.

Os resultados das medições de pressão arterial, glicemia capilar, temperatura e verificações antropométricas realizadas pelos agentes de saúde devem ser compartilhados com a equipe de trabalho, composta por enfermeiros, médicos e cirurgiões-dentistas, durante as reuniões. Esses encontros servem para definir as condutas e os acompanhamentos mais adequados para cada caso.
-
-111
Observações durante as visitas

Os Agentes Comunitários podem realizar a verificação antropométrica sempre que identificarem necessidade, seja por observação própria durante as visitas domiciliares ou em atividades de rotina. Essa autonomia reforça o papel ativo desses profissionais na promoção da saúde, defende a gestão.

Atividades coletivas

A medição das dimensões corporais também será aplicada em ações coletivas, como atividades realizadas em escolas, creches municipais e iniciativas do Programa Saúde na Escola. Nesses casos, as medições devem contar com o acompanhamento de profissionais de saúde de nível superior, garantindo maior suporte técnico às equipes.
-
-112
Resolução na Íntegra em PDF, aqui.

Fonte: JASB com informações do Prefeitura de Campo Grande.
Edição Geral: JASB.
Publicação: JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil - www.jasb.com.br. 

 Receba notícias direto no celular  entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
 WhatsApp , Telegram   Facebook  ou Inscreva-se no canal do  JASB no YouTube 
Tecnologia do Blogger.