Header Ads


Alerta: 16 Estados e DF estão sob risco de chuvas intensas.

           Inundação causada por chuva forte em Minas Gerais.   —  Foto/Reprodução/Pedro Vilela/Getty Images.
 
Alerta: 16 Estados e DF estão sob risco de chuvas intensas.
Publicado no JASB em 14.janeiro.2025. Atualizado em 15.janeiro.2025.

WhatsApp: Canal JASB | As 1.998 cidades destas unidades da federação poderão ter chuvas com acumulado diário de até 100 milímetros (mm) e ventos de até 100 km/h.
-
-132
O Inmet alerta para chuvas intensas em várias regiões do Brasil. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja que abrange 16 estados e o Distrito Federal, indicando a possibilidade de chuvas intensas na manhã de hoje.

Essa condição climática podem se estender por mais dias e exige atenção redobrada da população nas áreas afetadas.

Estados em alerta por risco de tempestades severas

Entre os estados sob alerta estão Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Sergipe, Tocantins, além do Distrito Federal. Nessas regiões, as precipitações podem atingir entre 30 a 60 milímetros por hora, com um acumulado diário variando de 50 a 100 milímetros.
-
-109
Ventos intensos e potenciais danos

As chuvas intensas poderão ser acompanhadas por ventos fortes, com velocidades entre 60 e 100 quilômetros por hora. Esses ventos podem provocar uma série de riscos, como quedas de galhos de árvores, cortes no fornecimento de energia elétrica, alagamentos e descargas elétricas.

Medidas de segurança recomendadas

O Inmet recomenda que, em situações de necessidade, a população acione a Defesa Civil. Além disso, é prudente desligar aparelhos elétricos durante tempestades e evitar se abrigar próximo a torres de transmissão ou placas de propaganda em caso de rajadas de vento.

Alerta amarelo complementa o aviso em diversas regiões

Paralelamente ao alerta laranja, há um alerta amarelo para chuvas intensas em 24 estados e no Distrito Federal. Esse alerta, embora de menor intensidade, prevê chuvas com volumes que podem variar de 20 a 30 milímetros por hora, com acumulados diários que podem chegar a 50 milímetros.
-
-110
Efeitos das chuvas em várias localidades

Os temporais têm provocado significativos transtornos. Em Goiânia, por exemplo, foi registrado o dia mais chuvoso dos últimos 19 anos, com um acumulado de 135,5 milímetros em 24 horas, o que resultou em alagamentos e a interdição de importantes vias.

Minas Gerais sofre os maiores impactos

Minas Gerais é o estado que mais sofreu com os temporais recentes, registrando 12 mortes, 674 pessoas desalojadas e 104 desabrigadas. A Defesa Civil informou que 58 municípios estão em situação de anormalidade, devido aos estragos causados pelas chuvas.

Importância da conscientização e ação preventiva

É essencial que a população siga as orientações dos órgãos competentes, como o Inmet e a Defesa Civil, para mitigar os riscos e evitar tragédias durante essas condições climáticas adversas. A conscientização e a preparação são fundamentais para enfrentar os desafios impostos pelas chuvas intensas.
-
-111
VEJA TAMBÉM:

Fonte: JASB com informações do Inmet.
Edição Geral: JASB.
Publicação: JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil - www.jasb.com.br. 

 Receba notícias direto no celular  entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
 WhatsApp , Telegram   Facebook  ou Inscreva-se no canal do  JASB no YouTube 
Tecnologia do Blogger.