Header Ads


Câmara analisa projeto que restringe acesso ao BPC e limita o aumento do salário mínimo.

           Deputados na sessão do Plenário desta quinta-feira.   —  Foto/divulgação/Bruno Spada/Câmara dos Deputados.
 
Câmara analisa projeto que restringe acesso ao BPC e limita o aumento do salário mínimo.
Publicado no JASB em 20.dezembro.2024Atualizado em 22.dezembro.2024.

Grupos no WhatsApp O Plenário da Câmara dos Deputados analisa agora a proposta que restringe o acesso ao Benefício de Prestação Continuada (BPC) e limita o aumento real (acima da inflação) do salário mínimo às regras do arcabouço fiscal (de 0,6% a 2,5% de crescimento da despesa primária), entre outras medidas.
-
-2p
Projetos do Governo Federal

Trata-se do Projeto de Lei 4614/24, do deputado José Guimarães (PT-CE) e outros. Esse é um dos projetos do governo para diminuir as despesas obrigatórias (pessoal, aposentadorias, benefícios sociais) a fim de manter margem para gastos não obrigatórios (programas governamentais, custeio e investimentos).

Situação do BPC

O texto conta com substitutivo do relator, deputado Isnaldo Bulhões Jr. (MDB-AL), que suavizou algumas restrições impostas para acesso ao BPC. No entanto, ele manteve os ajustes sobre o salário mínimo.
-
-132
Aumento real do salário mínimo

Segundo o texto, entre 2025 e 2030, o aumento real do salário mínimo deverá seguir a regra do arcabouço fiscal, que permite um crescimento mínimo de 0,6%.

Cálculo final 

O aumento real poderá ser maior se a receita primária crescer mais, porém sempre limitado a 2,5% em relação ao ano anterior. O cálculo final dependerá do crescimento da receita primária e do cumprimento ou não da meta fiscal.
-
-109
Governo precisa cumprir a meta

Se o governo cumprir a meta, poderá aumentar o salário em 70% da variação real da receita; se não cumprir, poderá aumentar em 50% dessa variação real.

Crescimento de despesas obrigatórias

A PEC 45/24 faz parte do esforço do governo de controlar o crescimento de despesas obrigatórias (pessoal e programas sociais, por exemplo) a fim de sobrar espaço para as despesas discricionárias (que o governo pode optar por realizar ou não). Para acelerar sua tramitação, a proposta está sendo analisada em conjunto com a PEC 31/07, sobre tema semelhante.
-
-110
O texto aprovado é uma emenda apresentada pelo relator, deputado Moses Rodrigues (União-CE), com o apoio da maior parte das lideranças de partidos com grandes bancadas.


Reportagem – Eduardo Piovesan

Edição – Pierre Triboli


Fonte: JASB com informações da Agência Câmara de Notícias.

Edição Geral: JASB.

Publicação: JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil - www.jasb.com.br. 
-
-111
 Receba notícias direto no celular  entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
 WhatsApp , Telegram   Facebook  ou Inscreva-se no canal do  JASB no YouTube 
Tecnologia do Blogger.