Câmara do Recife debate expansão da atenção básica e concursos públicos de ASACE e ACS.
Câmara do Recife debate expansão da atenção básica e concursos públicos de ASACE e ACS.
Grupos no WhatsApp | A audiência contou com a presença de representantes da Prefeitura, de sindicatos, além profissionais que aguardam a nomeação.
-
-2p
Os concursos públicos do Recife, de 2019 e de 2024, destinados a Agente Comunitário de Saúde (ACS) e Agente de Saúde Ambiental e Combate às Endemias (ASACE) foram discutidos em audiência pública realizada na tarde da segunda-feira (9), no plenarinho da Câmara Municipal, por iniciativa do vereador Luiz Eustáquio (PSB).
A audiência contou com a presença de representantes da Prefeitura, de sindicatos, além profissionais que aguardam a nomeação.
Ao iniciar a audiência pública, o vereador Luiz Eustáquio disse ter sido procurado pelo Sindicato de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias de Pernambuco (Sindacs-PE) para discutir o assunto.
-
-132
"Eu fui procurado pelo Sindacs sobre a expectativa das pessoas concursadas que aguardam serem chamadas e, a partir disso, sobre a expansão da atenção básica.
A expansão tem sido uma ação muito importante que tem fortalecido muito a rede pública de saúde, temos a perspectiva de chegar a 100% de cobertura, que atualmente é de 82% e, quando a expansão começou, tínhamos 59,4% de cobertura", disse.
O parlamentar destacou a importância do diálogo entre a gestão municipal e os agentes comunitários sobre a expansão da atenção básica e destacou que a medida proporciona que mais profissionais sejam nomeados.
"Ainda falta 18% para chegarmos a 100% de cobertura, mas colocaram o compromisso de continuar trabalhando. Na hora da expansão, você possibilita que profissionais sejam contratados".
O presidente do Sindacs, Graciliano Gama, realizou uma apresentação com dados e informações sobre vigilância ambiental, nomeação dos agentes comunitários, além da expansão da atenção básica.
-
-109
Ele ressaltou tratar-se de um compromisso que foi assumido pelo Governo Federal e Prefeitura.
“Eu fiz questão de trazer a importância do agente de saúde e agente de endemia e toda essa mudança climática que vai impactar diretamente o nosso dia a dia de trabalho, porque somos profissionais de campo.
Essa audiência traz a necessidade de trazer reforço profissional, de uma mão de obra maior para atendermos 100% da população do Recife. Essa expansão faz com que o trabalhador tenha maior proteção”, afirmou.
Por sua vez, a diretora do Sindacs, Ana Claudia Cordeiro, explicou que há uma lista de espera dos aprovados no concurso de 2019 para Asaces a serem nomeados, o que impossibilita a nomeação dos aprovados no concurso de 2024.
"Entre os aprovados dos Asaces de 2019, temos 163, sendo 241 já nomeados, com uma fila de espera de 22 Asaces.
-
-110
Já dentro do concurso de 2024 para Asace, tivemos 337 aprovados na ampla concorrência, 121 como cotistas e 21 como pessoas com deficiência.
Nós temos áreas dos distritos que estão descobertas há um tempo", afirmou. Ela disse que dentre as áreas descobertas, está o Distrito IV, que compreende bairros da Zona Norte e Zona Oeste: Caxangá, Cordeiro, Engenho do Meio, Ilha do Retiro, Iputinga, Madalena, Prado, Torre, Torrões, Várzea, Zumbi.
A representante da Unidade de Monitoramento e Informações Estratégicas da Secretaria Executiva de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde do Recife (SEGTES), Andrea Santos reforçou que a Prefeitura assumiu o compromisso com a expansão da atuação básica, que é atingir 100% de cobertura no Recife.
-
-111
"Fizemos a escuta do pleito dos candidatos e nos comprometemos a realizar uma reunião para esclarecimento dos pontos que foram trazidos".
Ela destacou também o compromisso com os candidatos aprovados no concurso de 2024.
Fonte: JASB com informações da Câmara Municipal do Recife.
Edição Geral: JASB.
Publicação: JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil - www.jasb.com.br.
-
-pf
Receba notícias direto no celular entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
Faça o seu comentário aqui!