Header Ads


VÍDEO - CONACS: Ilda Angélica rebate acusações de enfermeira contra Agentes Comunitários de Saúde.

         Ilda Angélica defendeu Agentes Comunitários de Saúde de acusações sérias. —  Foto/Reprodução/ Pixabay.
 
VÍDEO - CONACS: Ilda Angélica rebate acusações de enfermeira contra Agentes Comunitários de Saúde.
Publicado no JASB em 08.dezembro.2024. Atualizado em 11.dezembro.2024. 

Grupos no WhatsApp A diretora presidente da CONACS, Ilda Angélica Correia, se pronunciou em relação a fala de uma enfermeira contra os Agentes Comunitários de Saúde. A enfermeira fez acusações sérias contra os agentes e se posicionou contra a efetivação da categoria em sua cidade.  
-
-2p
Sobre esta matéria, deixamos claro que não pretendemos apontar falhas no trabalho de nenhum profissional, mesmo porque, os Agentes Comunitários de Saúde do estado em que ocorreram os fatos descritos, assim como em todo o Brasil, são reconhecidos como verdadeiros heróis da saúde pública brasileira. Eles mudaram a realidade do SUS - Sistema Único de Saúde. Portanto, são profissionais com reconhecimento nacional.

Os relatos abaixo, realizados por uma enfermeira, receberam o questionamento da representante da CONACS - Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde.

Confira as falas contra os ACS's e depois veja o vídeo. Ao final, confira o posicionamento de Ilda Angélica. 

Enfermeira acusa Agentes de Saúde 

Enfermeira Fernanda, inqueriu na Câmara Municipal de Vereadores de Vila Bela da Santíssima Trindade - MT, sobre os valores empregados na Atenção Básica da cidades, em média e alta complexidade. Ela alegou que era para que, quem estivesse assistindo ficar ciente de quanto da arrecadação do município é investido nas áreas específicas.
-
-cl
Os ACS's foram acusados de não conhecerem as suas comunidades

Sobre os Agentes Comunitários de Saúde, a enfermeira afirmou que os profissionais de sua cidade não conhecem a área em que trabalham. Ela alegou:

"Faz dezoito anos que eu estou no município, dezoito anos que nós temos problemas com os Agentes de Saúde. Eles não conhecem, não são todos, tá? Quero até elogiar a Marilda e a Jaqueline, que tá aqui e fazem parte da Equipe do Tereza de Benguela, são as duas melhores da unidade. Só que é a realidade de outras colegas enfermeiras também, que já estão aqui a mais tempo. A maioria dos Agentes de Saúde não conhecem a área, não conhecem a realidade, não tem vínculo com a família. Então, vou descordar de sua fala, doutor Hugo. O senhor já foi de nossa quepe também, trocou recentemente. E o senhor sabia dos problemas que a gente vinha enfrentando. Inclusive, tem um Agente de Saúde que permaneceu preso, por de pedofilia. Está solto, só que está de atestado hoje. Não está exercendo. Então, são muitas coisas que precisam resolver," disse a enfermeira. 

Acusação de negligência dos ACS's da cidade

Ela prosseguiu com os seus argumentos, segundo as palavras da profissional, o enfermeiro e o médico ficam na Unidade de Saúde, mas quem deve trazer as informações sobre a comunidade são os Agentes Comunitários de Saúde, que deveria conhecer a realidade da população. 
-
-132
"Se o Agente de Saúde não faz o serviço lá na ponta, lá na rua, a gente não consegue trabalhar como equipe," disse a enfermeira. No caso, ela atribuiu fatores limitantes aos ACS's. 

Prejuízo ao Programa 

Outro momento delicado da fala da enfermeira, foi quando ela destacou que o Programa PSF não estava conseguindo cumprir o seu papel, fazendo entender que a responsabilidade era dos Agentes de Saúde, que não estão realizando as suas atribuições. A ação preventiva, que está descrita no Programa, não está sendo realizada. Segundo a profissional, os integrantes dos PSF estão "apagando fogo." As pessoas estão chegando nas unidades enfermas, já que não estão recebendo as devidas orientações de forma preventiva, acusou a enfermeira. 

Efetivação dos ACS's

A enfermeira também defendeu que os ACS's Municipal de Vereadores de Vila Bela da Santíssima Trindade - MT não deveria ser efetivos. Ela afirmou que a questão da efetivação dos Agentes de Saúde não deveria existir.
-
-109
A enfermeira também falou que são muitas as reclamações da população contra os Agentes de Saúde. 

Assista ao vídeo completo no Youtube



Fonte: JASB com informações da Câmara Municipal de Vereadores de Vila Bela da Santíssima Trindade - MT.
-
-116
 Receba notícias direto no celular  entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
 WhatsApp , Telegram   Facebook  ou Inscreva-se no canal do  JASB no YouTube 
Tecnologia do Blogger.