Semae realiza capacitação sobre qualidade da água para Agentes de Sáude Comunitária
Semae realiza capacitação sobre qualidade da água para Agentes de Sáude Comunitária.
Grupos no WhatsApp | O treinamento vem ao encontro dos questionamentos que surgiram sobre a qualidade da água, após as enchentes de 2024.
-
-2p
Dividido em duas etapas, o Semae participou de treinamento, em parceria com a Secretaria de Saúde e Unicef, demonstrando para os Agentes de Saúde Comunitária e de Combate às Endemias de São Leopoldo, como a autarquia transforma a água captada no Rio dos Sinos, em um serviço próprio para o consumo da população.
A capacitação foi realizada no Auditório Maurício Berni, na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), e na Estação de Tratamento de Água (ETA-2), onde os participantes puderam acompanhar os processos para deixar a água limpa e apropriada para o consumo.
O treinamento vem ao encontro dos questionamentos que surgiram sobre a qualidade da água, após as enchentes de 2024. As atividades foram ministradas pela diretora de Operações do Semae, Viviane Feijó, pela gerente de Tratamento de Água da autarquia, Taís Schneider.
-
-cl
Também contou com o apoio da bióloga da Vigilância Ambiental, Centro de Vigilância em Saúde e Secretaria de Saúde de São Leopoldo, Cíntia Hartmann, e da consultora de Água, Saneamento e Higiene do Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef), Priscilla Kern.
De acordo com a diretora de Operações do Semae, Viviane Feijó, o intuito da capacitação destes agentes é multiplicar a informação para a população. Durante a preparação, foram exibidas informações sobre o tratamento de água do município, o controle realizado pela Vigilância em Saúde, respostas de dúvidas e a visita à ETA-2.
“O principal objetivo é esclarecer à população sobre o quanto a água do Semae é segura e própria para consumo. Bem como, sobre o risco de substituir a água potável que está disponível nas torneiras por outras fontes que não têm um monitoramento da qualidade contínuo”.
-
-132
A gerente de Tratamento da Água, Taís Schneider, agradeceu a parceria da Unicef e da Secretaria de Saúde: “Acredito que foi de extrema importância promover o conhecimento dos agentes, uma vez que estes são multiplicadores da educação em saúde junto à população.”
A servidora ainda afirma que ações como essas devem ser constantes. “A capacitação ocorreu em um momento importante e necessário frente ao evento da enchente, mas atividades como esta devem ter continuidade para cada vez mais fortalecer o entendimento que nossa água é segura e própria para consumo humano”.
JASB com informações do Sieimiaie.
VEJA TAMBÉM:
-
-110
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
Faça o seu comentário aqui!