Header Ads


7 pratos que não podem faltar na sua Ceia de Natal

        Eles são fáceis de preparar e têm um sabor incrível.  —  Foto:Reprodução/freepik.
 
7 pratos que não podem faltar na sua Ceia de Natal
Publicado no JASB em 04.novembro.2024  

Grupos no WhatsApp Uma ceia de Natal não parece completa sem certos pratos típicos; lembre alguns deles para não ficar faltando nada na sua celebração.

A ceia típica de Natal é uma tradição que muitas famílias seguem nas comemorações do final do ano. É tanta comida boa nessa refeição natalina que sobram até algumas delícias para incrementar o almoço do dia seguinte.

Os pratos da ceia de Natal podem variar e algumas casas têm até receitas de família que se tornaram tradição. Porém, tem também aqueles itens mais clássicos, que devem estar presentes em praticamente qualquer refeição natalina.

Relembre alguns desses pratos salgados e doces que não podem faltar na ceia de Natal para não se esquecer de nenhum deles neste ano!

Pratos salgados

Peru ou Chester de Natal

O  peru ou chester, dependendo da preferência de cada família, é o centro da ceia de Natal. Mas você sabe de onde veio essa tradição?

Nos países norte-americanos e europeus, é costume comer peru na ceia de Ação de Graças. Todavia, essa data não é tão comemorada no Brasil, então a tradição foi incorporada ao Natal.

O chester, por sua vez, chegou como um possível substituto para o peru e tem muito espaço nas mesas natalinas. Ele é um tipo de frango não muito gordurosos e que tem o peito e as coxas mais carnudas, oferecendo mais carne para toda a família!

        O peru da ceia de Natal não pode faltar!  —  Foto:Reprodução/Shutterstock.

Bacalhau

Muitas vezes servido em pedaços e acompanhado de batatas e pedaços de pimentão, o bacalhau é outro tipo de carne típico do Natal. Todo mundo pode se deliciar com a iguaria, mas o peixe é especialmente amado na ceia por quem não curte tanto peru ou chester, se tornando uma opção para essas pessoas.

        O bacalhau é uma ótima opção de carne para a ocasião.  —  Foto:Reprodução/Shutterstock.

Salpicão

O salpicão é um prato típico brasileiro que mistura ingredientes crus e cozidos em uma só receita. As receitas variam de pessoa para pessoa, mas alguns dos itens mais comuns são: maionese, cenouras, batatas, pimentão de várias cores, carne de frango ou peru, salsão e pimenta. Alguns também usam frutas, como abacaxi ou maçã verde.

        Muitos ingredientes podem fazer parte do salpicão.  —  Foto:Reprodução/Shutterstock.

Arroz de Natal

Eita, acompanhamento polêmico! Mesmo sendo muito comum no dia a dia dos brasileiros, o arroz gera uma enorme discussão quando chega o fim do ano, e tudo por culpa da uva-passa. Afinal, tem quem ame e quem deteste a fruta seca no arroz.

Mas, se você é do time que não suporta o arroz com uva-passa, dá também para inventar variações, como acrescentar nozes ou castanhas de caju no lugar.

        E aí, passas no arroz fica bom ou não?.  —  Foto:Reprodução/Shutterstock.

Sobremesas

Rabanada

Também conhecida como "fatia dourada", a rabanada é feita com fatias de pão molhadas em leite, vinho ou calda de açúcar, passadas no ovo e fritas ou assadas. Tem como não amar?

        A rabanada é um dos doces mais típicos do Natal.  —  Foto:Reprodução/Shutterstock.

Panetone ou Chocotone

Essa é outra discussão comum da época de festas: você prefere panetone ou chocotone? Enquanto o primeiro é uma opção mais leve e simples, o segundo agrada mais quem não nega um chocolate. Porém, nesse caso, é mais fácil resolver o problema, comprando os dois, se necessário.

        O chocotone é perfeito para quem é chocólatra.  —  Foto:Reprodução/Shutterstock.

Pavê de Chocolate

        O “é pavê ou pacomê?” não pode faltar.  —  Foto:Reprodução/Shutterstock.

Outra sobremesa deliciosa da ceia de Natal é o pavê de chocolate. Bem docinho, ele alterna camadas de creme de chocolate com biscoitos e ainda pode ter alguma cobertura. Mas o doce só fica completo mesmo quando algum parente fizer a piada do "é pavê ou pacomê?"!



JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
Tecnologia do Blogger.