Profissionais da Saúde Municipal participam de palestra sobre Amiloidose Hereditária por Transtirretina (ATTR).
Profissionais da Saúde Municipal participam de palestra sobre Amiloidose Hereditária por Transtirretina (ATTR).
Grupos no WhatsApp | O evento ocorreu no Centro de Convivência do Idoso (CCI) Aurora Francisca Rosa, no bairro Palmas, e contou com a presença de agentes comunitários de saúde e enfermeiros.
-
-2p
Profissionais da Saúde Municipal de Governador Celso Ramos participaram, na manhã na quarta-feira (27), de uma palestra sobre Amiloidose Hereditária por Transtirretina (ATTR), uma doença genética rara, degenerativa e progressiva que exige diagnóstico precoce para melhorar a assistência aos pacientes.
O evento ocorreu no Centro de Convivência do Idoso (CCI) Aurora Francisca Rosa, no bairro Palmas, e contou com a presença de 38 agentes comunitários de saúde e três enfermeiros.
-
-132
A palestra
A palestra foi conduzida pela representante da PTC Therapeutics, empresa farmacêutica especializada em doenças raras, a nutricionista e gastrônoma Deilys Gonzalez Vazquez.
Mestranda em Psicobiologia pela Unifesp, Vazquez é também especialista em Nutrição Clínica e Estética pelo Instituto de Pesquisas Ensino e Gestão em Saúde (IPGS) e em Fisiologia do Exercício pela Universidade Católica de Brasília (UCB).
-
-109
Durante o encontro, Vazquez abordou tópicos como sinais e sintomas da Amiloidose e como diferenciá-la em relação aos sintomas de outras doenças.
De acordo com a Associação Brasileira de Paramiloidose (ABPAR), o Brasil é o segundo país com maior incidência dessa condição.
A doença afeta, em grande parte, descendentes de portugueses (embora também ocorra em outras etnias), e alguns casos já foram diagnosticados em Santa Catarina, incluindo no município de Governador Celso Ramos.
-
-110
O objetivo
Nesse sentido, o secretário municipal de Saúde, Dalmiro Lobo Filho, destacou que “o objetivo do evento foi aprofundar o conhecimento dos profissionais sobre a ATTR, para que a Saúde Municipal amplie sua capacidade de detectar a doença precocemente e realize os encaminhamentos necessários para o tratamento dos pacientes.”
Com informações do Gioivieiriniaidioir Cieilisio Riaimiois.
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
Faça o seu comentário aqui!