Integração das Equipes de ESF e ACE visando aumentam a cobertura Vacinal
Tendência de unificação das ações dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias é antiga. — Foto/Reprodução.
Integração das Equipes de ESF e ACE visando aumentam a cobertura Vacinal
Grupos no WhatsApp | O interesse de integrar as atividades dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias é de interesse dos gestores municipais a nível nacional. Embora a ideia tenha mais de uma década, ainda não existe ações efetivas para que as duas categorias sejam integradas em suas atividades.
-
-2p
Em diversos municípios do país os Agentes Comunitários e de Combate às Endemias já desenvolvem algumas ações em conjunto, contudo, não há efetiva integração entre as duas categorias.
Um exemplo de destaque
Município alcança 96,76% de cobertura vacinal contra poliomielite e supera médias estadual e nacional
Araçatuba foi reconhecida nacionalmente com o Prêmio Conasems & OPAS/OMS – Placa de Menção Honrosa, durante a “II Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS/2024”, realizada em Brasília (DF) no dia 20 de novembro.
-
-cl
A premiação destaca a experiência inovadora intitulada “No jogo de Xadrez da vacinação, ACE avança e dá o Xeque Mate”, que teve um impacto significativo na imunização do município, especialmente contra a poliomielite.
Esforço conjunto das Equipes de Saúde
A secretária de Saúde de Araçatuba, Carmem Guariente, celebrou o reconhecimento e destacou a colaboração entre as equipes de saúde do município. Ela ressaltou que o prêmio é o resultado de um trabalho realizado com dedicação e união:
“Este prêmio é o reconhecimento de um esforço coletivo e dedicado. Parabenizo a todos os envolvidos que trabalharam incansavelmente para alcançar resultados tão expressivos. Nosso foco sempre foi proporcionar o melhor para os araçatubenses.”
Superação de desafios e resultados
Araçatuba enfrentou desafios significativos no início da campanha, com uma cobertura vacinal de apenas 59% entre as crianças menores de 5 anos. Contudo, o município conseguiu superar essa realidade por meio da integração das ações entre os Agentes de Combate às Endemias (ACEs) e as equipes da Estratégia Saúde da Família. O resultado foi um impressionante alcance de 96,76% de cobertura vacinal, um número bem superior à média estadual de 69,35% e à média nacional de 72,57%.
-
-13
Estratégia inovadora
A estratégia utilizada envolveu uma reavaliação das atribuições das equipes de saúde, priorizando a utilização das habilidades específicas dos profissionais de saúde, especialmente os ACE, para localizar e vacinar crianças que ainda não haviam sido imunizadas. Este modelo de trabalho integrado foi essencial para o sucesso da campanha.
O comprometimento das equipes
A secretária Carmem Guariente comentou sobre o impacto da experiência, afirmando que a conquista vai além dos números e que o trabalho integrado e o comprometimento das equipes mostram que grandes resultados podem ser alcançados, mesmo em tempos desafiadores.
Calendário Nacional de Vacinação
Araçatuba reforça que todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação estão disponíveis nas unidades de saúde da cidade, que funcionam das 7h às 19h. As unidades do Planalto, Umuarama 2 e Morada dos Nobres oferecem atendimento até as 22h.
-
-10
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil - www.jasb.com.br.
Edição Geral: JASB.
Publicação
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil - www.jasb.com.br.
VEJA TAMBÉM:
-
-112
****************************************************
A dipirona é segura em pacientes com doenças cardiovasculares? Especialista explica.
Segundo especialistas, pessoas com doenças cardiovasculares devem evitar o uso de anti-inflamatórios, pois esses medicamentos estão relacionados ao aumento da pressão arterial, aumento do risco de derrame cerebral e de infarto. Acesse a matéria completa, aqui!
-
-116
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
Faça o seu comentário aqui!