Header Ads


Tribunal notifica 142 prefeituras para impedir Demissão em Massa de Agentes de saúde (ACS/ACE). Veja!

          Plenário do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT).   —  Foto ilustrativa/Reprodução/TCE-MT.

Tribunal notifica 142 prefeituras para impedir Demissão em Massa de Agentes de saúde (ACS/ACE). Veja!
Publicado no JASB  em 28.novembro.2024Atualizado em 01.dezembro.2024.

JASB no Youtube É muito importante que tanto os Agentes Comunitários de Saúde quanto os Agentes de Combate às Endemias, de qualquer parte do Brasil, podem tomar o caso que iremos retratar nesta matéria como exemplo de resistência contra os abusos de maus gestores municipais. 
-
-2p
A Lei Federal 11.350/2006 rege todos os mais de 370 mil Agentes Comunitários e de Combate às Endemias do Brasil. O pagamento dos salários desses profissionais possui a mesma fonte pagadora, ou seja, o Ministério da Saúde (Governo Federal), portanto, a legislação a nível nacional é a mesma, considerando que o texto constitucional é superior a qualquer norma municipal, ainda que seja aprovada pelos legislativos municipais. 

Se os ACS e ACE de tal cidade são beneficiados com determinados direitos, previstos em Lei Federal, logo os agentes das demais cidades também podem se beneficiar, tomando a legislação federal como referência. 

TCE-MT notifica prefeituras para proteger direitos de agentes de saúde

O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, anunciou na terça-feira (26) que notificará todas as 142 prefeituras do estado para impedir alterações no quadro de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE). A medida visa garantir os direitos desses profissionais que atuam há mais de uma década na linha de frente da saúde pública.
-
-132
Situação em Várzea Grande e o risco de demissões

Em Várzea Grande, cerca de 89 dos 400 profissionais da área correm o risco de perder o emprego devido a uma lacuna na legislação. Com o fim da gestão municipal se aproximando, a categoria temia ser demitida. A notificação do TCE-MT busca evitar essas demissões e garantir a estabilidade desses trabalhadores.

          A medida foi anunciada pelo conselheiro-presidente, Sérgio Ricardo, em reunião com representantes das categorias que atuam em Várzea Grande.   —  Foto/Reprodução/TCE-MT

Posicionamento do presidente do TCE-MT e medidas de controle

O presidente do TCE-MT, Sérgio Ricardo, reforçou a importância desses profissionais para a saúde pública e alertou os prefeitos sobre a impossibilidade de utilizá-los como massa de manobra. Ele anunciou que o Tribunal irá acompanhar de perto a situação dos ACS e ACE e que o cumprimento das normas estabelecidas será avaliado nas contas anuais de governo.
-
-109
Unificação da regulamentação dos Agentes de Saúde

O TCE-MT busca unificar a regulamentação dos mais de 8 mil agentes comunitários do estado, garantindo que todos tenham os mesmos direitos, como vínculo empregatício, remuneração e pagamento de insalubridade. Essa medida visa corrigir falhas nas interpretações das leis que regulamentam a categoria.

Impacto da decisão para os profissionais e a busca por soluções

A decisão do TCE-MT foi recebida com grande satisfação pelos profissionais da área, que agradeceram o apoio do Tribunal. Além disso, a frente parlamentar dos ACS/ACE na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) busca garantir os direitos desses trabalhadores por meio de uma nova lei, com foco especial naqueles que ingressaram na categoria após 2006.


As informações são do TCE-MT.
-
-cl
 Receba notícias direto no celular  entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
 WhatsApp , Telegram   Facebook  ou Inscreva-se no canal do  JASB no YouTube 
Tecnologia do Blogger.