Header Ads


Sessão solene homenageia Agentes Comunitários de Saúde e de Combate a Endemias.


          Sessão solene alusiva ao Dia Estadual dos Agentes Comunitários de Saúde e Combate às Endemias. — Foto/Reprodução/ALEMA.

Sessão solene homenageia Agentes Comunitários de Saúde e de Combate a Endemias.
Publicado no JASB em 25.outubro.2024. Atualizado em 26.outubro.2024. 

Grupo Mais Saúde com Agente | Requerimento propondo o evento foi de autoria conjunta do deputado Roberto Costa e da presidente do Parlamento Estadual, deputada Iracema Vale.

A Assembleia Legislativa do Maranhão realizou, na quarta-feira (23), sessão solene alusiva ao Dia Estadual dos Agentes Comunitários de Saúde e Combate às Endemias, comemorado em 23 de outubro. O requerimento propondo o evento foi de autoria conjunta do deputado Roberto Costa (MDB) e da presidente do Parlamento Estadual, deputada Iracema Vale (PSB).

O ato solene foi comandado pela presidente da Assembleia, deputada Iracema Vale (PSB), e contou com a presença dos deputados Roberto Costa (MDB), Davi Brandão (PSB), Florêncio Neto (PSB), Wellington do Curso (Novo), Vinicius Louro (PL), Jota Pinto (Podemos), Dra. Vivianne (PDT), Cláudia Coutinho (PDT) e Júlio Mendonça (PCdoB).

Participaram Agentes Comunitários de Saúde e Combate às Endemias de vários municípios de todas as regiões do Maranhão. 

Dentre outras autoridades, prestigiaram o evento o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes; a presidente da Federação Maranhense dos Agentes Comunitários de Saúde (FEMACS), Shirlene de Maria Souza Pires; o presidente do Sindicato Estadual dos Agentes de Combate às Endemias, Jordel Lima, e os vereadores Elionilton Albuquerque, agente comunitário de combate às endemias de Buriticupu, e Maria do Bom Parto, vereadora e agente comunitária de saúde de Cantanhede.

          Deputada Iracema Vale destacou a importância dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias para a promoção da política pública de saúde no Maranhão. — Foto/Reprodução/ALEMA.

Reconhecimento

“Estou muito orgulhosa e honrada de prestar essa justa homenagem a todos vocês. Podem contar com o Poder Legislativo Estadual. Vocês têm o meu respeito e gratidão pelo serviço que prestam à população maranhense, principalmente para os que mais precisam. O governador Carlos Brandão reconhece e agradece a contribuição de vocês para garantir saúde e bem-estar a todos os maranhenses. Continuem sendo essa força e exemplo de dedicação que inspiram a todos nós”, ressaltou.

O deputado Roberto Costa, autor da lei que criou o Dia Estadual dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias, parabenizou a categoria por sua organização e avanços conquistados.

         Tiago Fernandes,  secretário de Estado da Saúde. — Foto/Reprodução/ALEMA.

“Vocês compõem a categoria que mais tem crescido e se fortalecido no Maranhão. O trabalho que desenvolvem a cada dia, graças à organização dessa categoria, só faz aumentar o reconhecimento e respeito de todos os maranhenses por vocês.  Tenho orgulho de ser o autor dessa justa homenagem em parceria com a presidente Iracema. Parabéns a todos!”, salientou.

Tiago Fernandes, o secretário de Estado da Saúde, agradeceu o trabalho da categoria e anunciou o pagamento da última parcela da gratificação aos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias

Gratificação

O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, em nome do governador Carlos Brandão (PSB), agradeceu o trabalho dos agentes e anunciou o pagamento, até o final deste mês, da última parcela da gratificação aos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias.

          Deputado Roberto Costa, autor da lei que criou o Dia Estadual dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias, parabenizou a categoria. — Foto/Reprodução/ALEMA.

“Vocês são heróis anônimos que, diuturnamente, contribuem para se garantir saúde e bem-estar para todos os maranhenses com o trabalho incansável e dedicado que prestam na ponta de cada município de nosso estado. O governador reconhece e agradece de coração o trabalho de cada um dos senhores e senhoras”, acentuou.

          Shirlene de Maria, presidente da Federação Maranhense dos Agentes Comunitários de Saúde. — Foto/Reprodução/ALEMA.

Shirlene de Maria, presidente da Federação Maranhense dos Agentes Comunitários de Saúde, agradeceu pela homenagem e disse que representa o reconhecimento ao serviço prestado por todos à política pública de saúde.

Agradecimento

A presidente da FEMACS, Shirlene de Maria, agradeceu pela homenagem e disse que representa o reconhecimento ao serviço prestado por todos à política pública de saúde.

“Vivemos um momento ímpar. Estamos avançando e somos agradecidos ao Parlamento Estadual pela valorização de nossa categoria. Agradecemos ao deputado Roberto Costa e à presidente Iracema Vale. Já conquistamos muito, mas precisamos avançar muito mais”, frisou.

O presidente do Sindicato Estadual do Agentes de Combate às Endemias, Jordel Lima, também parabenizou a Assembleia pela iniciativa da homenagem e pelo reconhecimento do trabalho que prestam.

“Realizamos um trabalho edificante e digno. Temos consciência de nosso papel e reconhecemos que nosso trabalho não pode parar. Só a nossa união e organização podem nos fazer avançar ainda mais”, enfatizou.

Vídeo completo

Outras fotos:







Com informações da Agência Assembleia.

Edição Geral: JASB.

Publicação
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil - www.jasb.com.br.

*********************************
Estabilidade e revisão dos salários dos servidores: o que pode mudar com a Reforma Administrativa.
          A Esplanada dos Ministérios, em Brasília. — Foto/Reprodução/Câmara dos Deputados.

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), já disse que a prioridade do Congresso Nacional para este ano será sobre a Reforma Administrativa. Como é de amplo conhecimento, já tramita no Parlamento a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32, de 2020. Mas, o que está em jogo para os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias? O editorial do JASB responde!

*********************************
BRASIL: Agentes de Saúde sofrem assédio eleitoral e moral por não apoiar candidatos de prefeitos.
          No Brasil, assédio eleitoral e moral são considerados crimes. — Foto JASB/Reprodução.

Segundo informações de lideranças a nível nacional, há no Brasil mais de 100 mil agentes comunitários e de combate às endemias que não são efetivos, que possuem contratos precarizados. Isto abre às portas para uma série de abusos por parte dos maus gestores. É sobre isso que iremos conversar e revela o que está ocorrendo na prática.


 Receba notícias direto no celular  entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
 WhatsApp , Telegram   Facebook  ou Inscreva-se no canal do  JASB no YouTube 

JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.

Tecnologia do Blogger.