Header Ads


CNN: Ministério da Saúde foi notificado sobre infecções por HIV em transplantados.

           Ministra da Saúde, Nísia Trindade. —  Foto/Reprodução/Agência Brasil.
 
CNN: Ministério da Saúde foi notificado sobre infecções por HIV em transplantados.
Publicado no JASB em 18.setembro.2024. Atualizado em 19.setembro.2024.

Canal dos Doramas | Pelo que se sabe até o momento, ao todo, seis pessoas foram infectadas com o vírus HIV; em nota, Ministério da Saúde afirmou ter "emitido recomendações urgentes à Central de Transplantes do Rio de Janeiro e aos órgãos de controle."
0
Falha em testes de HIV contamina pacientes transplantados no Rio

Seis pessoas no Rio de Janeiro foram infectadas por HIV após receberem órgãos transplantados, devido a resultados falsos negativos em testes realizados pelo laboratório PCS Lab Saleme. A descoberta desse grave erro médico veio à tona após meses de investigação, revelando um esquema que coloca em risco a vida de pacientes e abala a confiança no sistema de saúde.
-
-10
O Ministério da Saúde foi notificado sobre a possibilidade de transmissão do HIV por meio de transplantes no Rio de Janeiro em setembro de 2024, mas a confirmação dos casos e a identificação do laboratório responsável só ocorreram no início deste mês.

Ministério da Saúde atua para minimizar danos e punir culpados

Diante da gravidade da situação, o Ministério da Saúde tomou medidas imediatas, como a investigação do ocorrido, a notificação dos receptores dos órgãos e a implementação de um monitoramento rigoroso desses pacientes. Além disso, o ministério determinou uma auditoria para apurar irregularidades na contratação do laboratório e garantir o atendimento adequado aos pacientes afetados, segundo informações publicadas pela CNN.

           Laboratório PCS Saleme. —  Foto/Reprodução/Agência Brasil.

Justiça investiga e determina prisões

A Justiça do Rio de Janeiro autorizou a quebra de sigilo de dados dos envolvidos no caso, incluindo o sócio principal do laboratório, Walter Vieira, e o técnico de laboratório Ivanilson Fernandes, que foram presos. Outros envolvidos seguem foragidos.

O Conselho Regional de Farmácia do Rio de Janeiro revelou que o PCS Lab Saleme não possuía registro como estabelecimento, o que levanta ainda mais questionamentos sobre a qualidade dos serviços prestados pelo laboratório.
-
-10
Laboratório nega irregularidades e defesa apresenta versão diferente

Em nota, o PCS Lab Saleme negou a existência de um esquema criminoso para falsificar laudos, atribuindo o erro a uma falha humana na transcrição dos resultados. A defesa dos envolvidos alega que a Justiça irá entender que a prisão de Walter Vieira é desnecessária após os esclarecimentos prestados.

O técnico de laboratório, Mateus Vieira, apresentou-se voluntariamente e foi liberado, prometendo colaborar com as investigações.

Falsificação

Segundo informações da Agência Brasil, a Delegacia do Consumidor também investiga se o laboratório falsificou laudos em outros casos. “Determinei imediatamente a instauração de inquérito, atendendo determinação do governador para que os fatos fossem investigados com maior rigor e rapidez. Conseguimos elementos para representar pelas cautelares junto à Justiça em tempo recorde, para que os culpados sejam punidos com a maior celeridade”, afirmou o secretário estadual de Polícia Civil, Felipe Curi, por meio de nota.
--
-ad3
Por meio de nota, as defesas de Walter e Mateus Vieira, sócios do PCS Lab Saleme, repudiaram “com veemência a suposta existência de um esquema criminoso para forjar laudos dentro do laboratório, uma empresa que atua no mercado há mais de 50 anos. Ambos prestarão todos os esclarecimentos à Justiça”, disseram.


Com informações da CNN e Agência Brasil.

Edição Geral: JASB.

Publicação
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil - www.jasb.com.br.


 Receba notícias direto no celular  inscrevendo-se no canal do  JASB no YouTube 

*********************************
ACS e ACE comemoram a aprovação de um suposto PL de Incentivo, mas infelizmente não é o que se espera
           Agentes Comunitários de Saúde lotam a Câmara Municipal de Vereadores e confirmam a aprovação PL do IFA. —  Foto/Reprodução.

Independente da votação do 460/2019, ocorrida na última quarta-feira (16/10), a Lei Federal 12.994/2014, além de portarias e decretos do Governo Federal, garantem o direito dos Agentes Comunitários e de Endemias de todo o Brasil ao pagamento do - IFA - Incentivo Financeiro Adicional. Acesse a matéria completa, aqui! 
--
-ad3
*********************************´
BRSÍLIA: Ilda Angélica comenta sobre a resultado da votação do Incentivo Financeiro Adicional de hoje (16/10). 
         Ilda Angélica Correia (CONACS) falou diretamente de Brasília. —  Foto JASB/Reprodução.
 
Como já é de amplo conhecimento, nessa manhã de quarta-feira (16/10) o IFA - Incentivo Financeiro Adicional foi votado e aprovado. Não se fala em outra coisa nas redes sociais, quer seja pelos Agentes comunitários de Saúde ou pelos  Agentes de Combate às Endemias foi votado. Mas, Ilda Angélica Correia usou a internet para falar sobre o tema.
--
-ad3
*********************************´
Brasil recebe Jung Hae In: ator faz primeiro fan meeting em terras brasileiras
       Fãs brasileiros realizam sonho com encontro histórico com Jung Hae-in. —  Foto/Reprodução/tvN.

Canal dos Doramas A febre dos doramas chegou ao Brasil com tudo! No último domingo, dia 6, fãs de K-dramas de todo o país se reuniram virtualmente para garantir seus ingressos para o tão aguardado fan meeting do ator sul-coreano Jung Hae-in.

Série no topo e ingressos esgotados

Conhecido por seus papéis em sucessos como "D.P." e o recente "O Amor Mora ao Lado", o artista conquistou o coração dos brasileiros e prometeu um encontro inesquecível.
--
-ad3
VEJA TAMBÉM:
 Receba notícias direto no celular  entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
 WhatsApp , Telegram   Facebook  ou Inscreva-se no canal do  JASB no YouTube 


JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
Tecnologia do Blogger.