Header Ads


Agentes de Saúde passam a usar GPS em visitas a domicílio em Garopaba

          Tecnologia utilizada no projeto é parte do sistema gerencial Rang Saúde.   —  Foto/Reprodução/PMG.

Agentes de Saúde passam a usar GPS em visitas a domicílio em Garopaba.
Publicado no JASB  em 29.outubro.2024. Atualizado em 02.novembro.2024. 

Grupos no WhatsApp Projeto com tecnologia georreferenciada busca otimizar tempo e recursos, ampliando atendimento à população local.

Tecnologia GPS 

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Garopaba, no Sul de Santa Catarina, agora usarão dispositivos móveis equipados com tecnologia GPS durante as consultas realizadas em domicilio. A novidade foi anunciada pela Secretaria de Saúde do município na terça-feira (29).

Mapeamento eficiente das áreas atendidas

Segundo Fabrício, coordenador dos agentes comunitários de saúde de Garopaba, o objetivo do projeto é tornar o trabalho dos agentes mais preciso, permitindo um mapeamento eficiente das áreas atendidas, além de proporcionar mais transparência e controle das atividades realizadas.

Sistema é focado na personalização

A tecnologia utilizada no projeto é parte do sistema gerencial Rang Saúde, que, de acordo com a desenvolvedora Rang Tecnologia e Desenvolvimento de Sistemas Ltda, é uma solução que coloca o paciente em primeiro lugar na Saúde Pública. O sistema é focado na personalização e na experiência dos usuários, disponibilizando uma série de recursos que ajudam a qualificar as unidades de saúde do município.

Mapeamento de domicílios e territórios

De acordo com Fabrício, os dispositivos móveis permitem registrar as visitas em tempo real, facilitando o mapeamento de domicílios e territórios e identificando as áreas que precisam de mais atenção. A tecnologia também gera dados georreferenciados, o que, segundo ele, é fundamental para uma análise mais detalhada das necessidades da comunidade e para a tomada de decisões voltadas à elaboração de políticas públicas de saúde.

Redução do uso de papel

Fabrício também destacou que o uso da nova tecnologia contribui para a alocação mais estratégica dos recursos, permitindo um aumento no número de visitas realizadas pelos agentes comunitários de saúde. O projeto ainda tem como resultado a redução do uso de papel, já que o registro das visitas e das informações agora é digital, além de diminuir o tempo gasto em computadores nas unidades de saúde, proporcionando maior agilidade no atendimento.


As informações são da Prefeitura de Garopaba/SC.

JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil - www.jasb.com.br.

Edição Geral: JASB.

CANAIS ESPECIAIS DO JASB:

 Receba notícias direto no celular  inscrevendo-se no canal do  JASB no YouTube 
*********************************
Direção da CONACS dá o tom em Brasília: O reconhecimento precisa ser prático!
          Ilda Angélica, atual diretora presidente da CONACS, detalha que a categoria conseguiu mudar a Saúde do país.   —  Foto/Reprodução/CLDF.

“Nós evoluímos porque nos fizemos importante dentro da política pública de saúde. Nós somos a única categoria neste país que tem três emendas da Constituição Brasileira”, disse Ilda Correia. Acesse a matéria completa, aqui! 

Envie informações de sua categoria, em sua cidade à redação do JASB por e-mail: agentesdesaude(sem spam) @gmail.com ou por meio dos formulários de conato da página.

 Receba notícias direto no celular  entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
 WhatsApp , Telegram   Facebook  ou Inscreva-se no canal do  JASB no YouTube 

Autorizada a reprodução, desde que a fonte seja citada com o link da matéria.

JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
Tecnologia do Blogger.