Header Ads


Aposentadoria volta à pauta e Votação na Câmara dos Deputados

        Proposta de Aposentadoria Especial dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias.   —  Foto JASB/Reprodução.
 
Aposentadoria Especial volta à pauta e Votação na Câmara dos Deputados
Publicado no JASB em 27.outubro.2024. Atualizado em 29.outubro.2024. 

Grupos no WhatsApp Enquanto os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias continuam com o nível de ansiedade elevado, em face das pautas que tramitam em Brasília, a Aposentadoria Especial volta a ficar em evidência. 

Projeto de Lei 2113/22 

O Projeto não só estabelece a obrigatoriedade do pagamento do Piso Salarial para os Agente Comunitário de Saúde e do Agente de Combate às Endemias, fixado em não menos de dois salários mínimos, mas amplia uma série de possibilidades. De acordo com o texto em tramitação na Câmara dos Deputados, o não cumprimento dessa determinação configura crime de improbidade administrativa.

O PL dispõe sobre os direitos dos Agentes Comunitários  e de Combate a Endemias no tocante a aplicação e penalidades, em caso de seu descumprimento, do piso salarial profissional pelos gestores municipais, estaduais e do Distrito Federal, em cumprimento as disposições do §9º do art. 198 da Constituição Federal e regulamenta o procedimento de concessão de suas aposentadorias.

O Projeto nº 2.113/2022 retorna à Agenda da Câmara dos Deputados com Previsão de discussão e votação na Comissão de Saúde para o próximo dia 30/10. 

Prazo para Aposentadorias e Concursos

Além da obrigatoriedade do pagamento do Piso Salarial, a proposta determina que os pedidos de Aposentadoria dos Agentes devem ser analisados em até 60 dias. Após a concessão da aposentadoria, os gestores públicos têm um prazo de 180 dias para realizar um Concurso Público, visando o preenchimento das vagas e a nomeação dos aprovados.

Objetivos da Lei

“O objetivo é ampliar o acesso da comunidade aos serviços de informação, de saúde, de promoção social e de proteção da cidadania”, afirma o autor do projeto, o deputado Zé Neto (PT-BA). Ele destaca que a proposta visa evitar a sobrecarga dos agentes comunitários ativos, que muitas vezes enfrentam atrasos injustificados na contratação de novos profissionais.

Agenda Câmara

A proposta aparece listada para discussão e votação na agenda Câmara conforme mostrado abaixo: 


LOCAL: Anexo II, Plenário 07
HORÁRIO: 09h30min

TEMA: "Discussão e votação de propostas legislativas"

Proposições Sujeitas à Apreciação do Plenário:

TRAMITAÇÃO ORDINÁRIA

PROJETO DE LEI Nº 2.113/2022 - do Sr. Zé Neto - que "dispõe sobre os direitos do Agente Comunitário de Saúde e do Agente de Combate às Endemias no tocante a aplicação e penalidades, em caso de seu descumprimento, do piso salarial profissional pelos gestores municipais, estaduais e do Distrito Federal, em cumprimento as disposições do §9º do art. 198 da Constituição Federal e regulamenta o procedimento de concessão de suas aposentadorias".

RELATOR: Deputado JORGE SOLLA.

PARECER: pela aprovação, com substitutivo.

Retirado de pauta, a requerimento da Deputada Adriana Ventura, em 06/12/2023 e 20/12/2023.

Tema: Discussão e votação de propostas legislativas
Local: Anexo II, Plenário 07
Início: 30/10/2024 às 09:30
Situação: Convocada


As informações são do Portal da Câmara dos Deputados.

Edição Geral: JASB.

Publicação
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil - www.jasb.com.br.


 Receba notícias direto no celular  inscrevendo-se no canal do  JASB no YouTube 

*********************************´
Incentivo de R$ 2.824: O que fazer para que a Prefeitura pague esse dinheiro.
        Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias a um passo do recebimento da gratificação de fim de ano.   —  Foto JASB/Reprodução.
 
Diante das diversas dúvidas dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) sobre o pagamento do IFA - Incentivo Financeiro Adicional no final do ano, elaboramos este material para esclarecer o assunto. 
É importante ressaltar que o IFA é um direito de cada agente, sendo um recurso federal repassado pelo Ministério da Saúde diretamente para as prefeituras.

B
 Receba notícias direto no celular  entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
 WhatsApp , Telegram   Facebook  ou Inscreva-se no canal do  JASB no YouTube 

Autorizada a reprodução, desde que a fonte seja citada com o link da matéria.

JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
Tecnologia do Blogger.