Header Ads


Concurso Unificado: mais de 54 mil candidatos solicitaram atendimento

        O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) terá 54.219 candidatos com atendimento especial.  —  Foto:Reprodução/Leo Martins/Agência O Globo.
 
Concurso Unificado: mais de 54 mil candidatos solicitaram atendimento.
Publicado no JASB em 11.agosto.2024. Atualizado em 13.agosto.2024

Grupos no WhatsApp Concurso Nacional Unificado: Ministério da Gestão publica edital retificado com mudanças no cronograma. Confira!
-
-
Algumas alterações nas datas ocorreram, pois coincidiam com o fim de semana das eleições municipais.

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicou no Diário Oficial da União (DOU) de sexta-feira(dia 9) um edital de retificação do Concurso Nacional Unificado (CNU). A aplicação das provas do "Enem dos concursos" acontecerá no próximo dia 18.

Algumas das alterações formalizadas já haviam sido anunciadas pela pasta. É o caso da distribuição de folhas para anotação do gabarito para os candidatos que aguardarem até os 30 minutos finais de prova, em cada turno.

O edital também apresenta ajustes nos procedimentos de avaliação biopsicossocial para verificação de condição de pessoa com deficiência. De acordo com a retificação, essa checagem será feita com base na documentação médica enviada pelo candidato, que pode ser atestado, laudo, relatório ou laudo caracterizador de deficiência.

Também foram publicadas mudanças em algumas datas do cronograma, pois algumas coincidiam com o fim de semana das eleições municipais, que ocorrerão no início de outubro. Confira:

• Disponibilização da imagem do cartão-resposta:

- Antes: 8 de setembro de 2024
- Agora: 10 de setembro de 2024
-
-
Procedimento de verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos negros:

- Antes: 26 e 27 de outubro de 2024
- Agora: 2 e 3 de novembro de 2024

Procedimento de confirmação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos indígenas:

- Antes: 26 e 27 de outubro de 2024
- Agora: 2 e 3 de novembro de 2024

Divulgação dos resultados preliminares da avaliação da veracidade da autodeclaração prestada por candidatos concorrentes às vagas reservadas para negros e indígenas e da avaliação biopsicossocial dos candidatos que se declararem com deficiência:

- Antes: 1º de novembro de 2024
- Agora: 13 de novembro de 2024

Prazo para interposição de eventuais recursos quanto aos resultados preliminares da avaliação da veracidade da autodeclaração prestada por candidatos concorrentes às vagas reservadas para negros e indígenas e da avaliação biopsicossocial dos candidatos que se declararem com deficiência:
-
-
- Antes: 4 e 5 de novembro de 2024
- Agora: 13 e 14 de novembro de 2024

Divulgação do resultado dos pedidos de revisão das notas dos títulos:

- Antes: 16 de novembro de 2024
- Agora: 19 de novembro de 2024

O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) terá 54.219 candidatos com atendimento especial durante a aplicação das provas no próximo domingo (18), entre os mais de 2,11 milhões de inscritos.

O apoio especial foi solicitado no momento da inscrição no certame por pessoas com deficiência (PcD), pessoas com transtorno de espectro autista (TEA), gestantes e lactantes, além de outros candidatos que informaram limitações funcionais e necessidade de adaptações.

O atendimento às condições especiais solicitadas para a realização das provas passou por processo de análise de viabilidade e razoabilidade do pedido pela coordenação do concurso unificado, no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).

As solicitações encaminhadas por essa parcela de candidatos incluem salas de fácil acesso, fornecimento de mesa e cadeiras separadas, leitura labial, mesa para cadeiras de rodas, apoio para perna e pé, auxílio para leitura/transcrição, além de tempo adicional para a conclusão das provas.
--
- 4
Público solicitante
Dos 54,2 mil candidatos que pediram atendimento especial, 43.926 candidatos se inscreveram como pessoas com deficiência (PcD).

O ministério comunicou que recebeu 7.035 solicitações de atendimento especial relacionadas ao transtorno de espectro autista (TEA).

Ao todo, 1.551 são gestantes. Entre as solicitações de apoios encaminhadas por este público estão a prestação da prova em sala de fácil acesso, apoio para perna e pé, além de mesa e cadeira separadas.

As solicitações são semelhantes às registradas por 1.874 lactantes.

Provas especiais

Cerca de 47 mil (86,8%) candidatos contam com mecanismos de apoio e auxílio, mas pediram acesso à prova comum, como os demais concorrentes.

O MGI detalha que outros 7.126 candidatos receberão kits específicos de provas no próximo dia 18. Ao todo, serão 15 kits com tipos diferentes de provas, cada um em atendimento às necessidades específicas apontadas pelo candidato.

Os kits estão destinados, principalmente, a 3.650 candidatos com baixa visão, cegueira e/ou deficiência auditiva, informa a coordenação do processo seletivo.
-
-
Este público receberá provas com a fonte do texto ampliada (com macrotipos tamanho 18 ou 24), para facilitar a leitura de pessoas com baixa visão; prova com auxílio de ledor vidente (pessoa que realiza a leitura); provas em braile, DVD com videoprova em Língua Brasileira de Sinais (Libras), DVD com prova adaptada para leitor de tela, entre outros.

Cotas

O chamado Enem dos Concursos reservou 5% das vagas para pessoas com deficiência (PcD), em todos os oito blocos temáticos, conforme determinado na legislação brasileira.

Os candidatos que tiveram a inscrição autorizada para concorrer às vagas reservadas às pessoas com deficiência, se aprovados na prova discursiva, serão convocados por ordem de classificação.

Cronograma

Entre 17 e 25 de outubro, eles passarão pela perícia médica (avaliação biopsicossocial), realizada presencialmente por equipe multiprofissional, designada pela empresa aplicadora do concurso, a Fundação Cesgranrio.

A avaliação será baseada na documentação (atestado ou laudo ou relatório) enviada pelo candidato na inscrição, que ateste a espécie e o grau ou o nível de deficiência (se conhecida), bem como a provável causa da deficiência.
-
-
A equipe da perícia médica emitirá parecer conclusivo sobre o enquadramento ou não da sua deficiência, de acordo com a legislação, e sobre a compatibilidade das atribuições do cargo/especialidade para o qual concorreu.

A divulgação dos resultados preliminares da avaliação biopsicossocial dos candidatos que se declararam com deficiência será em 17 de novembro, conforme retificação publicada no Diário Oficial da União (DOU) na sexta-feira (9). 


As informações são da Agência Brasil.

Edição Geral: JASB.

Publicação
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil - www.jasb.com.br.

 Receba notícias direto no celular  inscrevendo-se no canal do  JASB no YouTube 

-
-
****************************************************
O ingrediente secreto para deixar seus ovos mexidos inacreditáveis
        Eles são fáceis de preparar e têm um sabor incrível.  —  Foto:Reprodução/Getty Images.
 
Publicado no JASB em 10.julho.2024. Atualizado em 13.agosto.2024

Grupos no WhatsApp Um alimento básico para o café da manhã.
-
-
Eles são fáceis de preparar e têm um sabor incrível

Por muito tempo, os ovos foram vilões, mas agora se tornaram o queridinho dos cafés da manhã. Eles são fáceis de preparar e têm um sabor incrível seja com bacon, com uma torrada amanteigada ou puros. 

Os ovos mexidos

Na maioria das vezes, porém, os ovos mexidos deixam muito a desejar. Nas mãos de um cozinheiro menos experiente, eles acabam ficando borrachudos e sem graça. Bem, não mais - graças a este ingrediente secreto!

        Creme de leite.  —  Foto:Reprodução/Getty Images

Ingrediente Secreto

Seu café da manhã nunca mais será sem graça, graças ao... creme de leite! Embora seja mais comumente usado em cima de batatas assadas ou em molhos saborosos, o creme de leite pode fazer maravilhas com o sabor e a textura de seus ovos mexidos.
-
-
        Ovos batidos.  —  Foto:Reprodução/Getty Images.

Preparação

Basta começar batendo os ovos como faria normalmente. Mas em vez de adicionar leite à mistura, substitua por creme de leite! A quantidade de creme de leite necessária mudará dependendo de quantos ovos você usa. Geralmente, uma colher de creme de leite por ovo resolverá o problema!

        Mudança drástica no sabor dos ovos.  —  Foto:Reprodução/Getty Images

O resultado

Este ingrediente por si só mudará drasticamente o sabor dos seus ovos, deixando-os cremosos, brilhantes e bem mais saborosos. Por ser muito mais cremoso do que o leite puro, o creme de leite também renovará a textura dos ovos, tornando-os mais fofos e ainda mais deliciosos.
-
-
        Manchas vermelhas na pele.  —  Foto:Reprodução/Getty Images

Bom apetite!

Agora, seus ovos mexidos estão prontos para servir! Sinta-se à vontade para comê-los simples, temperados com um pouco de sal e pimenta. Ou, se você estiver se sentindo particularmente motivado, adicione alguns vegetais refogados e ervas frescas.


As informações são do Receitas sem Firioinitieiiiriais.
-
-
Edição Geral: JASB.

Publicação
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil - www.jasb.com.br.


****************************************************
Estado Emocional pode causar Manchas Vermelhas na pele; Entenda!

        Manchas vermelhas na pele.  —  Foto:Reprodução/Shutterstock.
 
Publicado no JASB em 09.julho.2024. Atualizado em 13.julho.2024.

Grupos no WhatsApp A pele reflete diretamente nosso estado emocional, o que pode ocasionar o surgimento de manchas vermelhas e outros sinais.
-
-
O cortisol, hormônio do estresse

Além de ser o maior órgão do corpo, a nossa pele tem o mesmo folheto embrionário que o sistema nervoso central. Portanto, tudo o que impacta em um, pode repercutir no outro. O cortisol, hormônio do estresse, é especialmente prejudicial, e pode ser o responsável pelo surgimento de manchas vermelhas. 

Processo inflamatório

“O excesso de cortisol irá promover um processo inflamatório, comprometer a função barreira da nossa pele e a imunidade, pois o sistema imune reage perante as emoções promovendo quadros de alergia”, explica Patrícia França, farmacêutica e gerente científica.

Estresse pode causar várias alterações na pele

Já segundo a Dra. Mônica Aribi, dermatologista, sócia efetiva da Sociedade Brasileira de Dermatologia, o estresse pode causar várias alterações na pele, inclusive manchinhas vermelhas, que são chamadas de urticária colinérgica.

Impacto emocional na saúde da pele

Conforme a farmacêutica, a pele é repleta de terminações nervosas que se comunicam diretamente com nosso estado emocional. Qualquer alteração pode refletir em quadros de vermelhidão, coceira e até mesmo urticária.
-
-
Seborreia, caspa, oleosidade e irrita a pele

“Além do estresse, a depressão e ansiedade também podem causar alterações na pele, como seborreia, caspa, oleosidade que por vezes irrita a pele e forma manchinhas vermelhas na pele, chamadas de dermatite”, acrescenta a Dra. Mônica. 

Alergias emocionais

“Podemos dizer que as alergias emocionais estão relacionadas a uma forma não verbal de expressar os sentimentos, processo que chamamos de somatização que nada mais é do que a forma não intencional de liberar as emoções em diferentes partes do corpo”, completa Patrícia França.

Urticária colinérgica

A dermatologista Dra. Mônica explica que a urticária colinérgica geralmente se forma nos braços e pernas, e causa muita coceira. “No caso das dermatites em geral aparecem no centro da face, ao redor do nariz ou na fronte e atrás das orelhas. Nesse segundo caso não há coceira”, completa a médica.

Tratamento

De acordo com a especialista, o tratamento exige o controle da causa e corticoterapia para as lesões da pele. A medicação pode ser feita topicamente ou, em casos mais graves, via oral. 
-
-
Um bom tratamento

A farmacêutica Patrícia enfatiza que um bom tratamento deve ser pautado na história clínica do paciente, com a compreensão do ambiente em que ele vive e o estilo de vida adotado. Isso porque as doenças relacionadas à pele muitas vezes estão associadas ou são desencadeadas pelo aspecto emocional, privação do sono e alimentação inadequada. 

Forma de tratamento e auxiliar na prevenção

“Uma boa forma de tratar, ou até mesmo auxiliar na sua prevenção, é iniciar com um bom manejo da ansiedade e do estresse. Com isso diminuímos o impacto emocional e o gatilho do processo alérgico”, explica a farmacêutica.  

Redução do processo inflamatório

Há ainda algumas fórmulas que podem atuar diretamente na redução do processo inflamatório. “É importante também cuidar da sua imunidade com suplementos imunomoduladores e que também contribuem para uma boa microbiota intestinal. Afinal, o intestino produz 80% dos nossos neurotransmissores relacionados ao bem-estar”, destaca.

Tratamentos farmacológicos

Por fim, Patrícia lembra que os tratamentos farmacológicos também contemplam a terapêutica e normalmente podem incluir antialérgicos e corticóides. “O suporte psicológico também é útil, pois se não retirarmos a causa do distúrbio psicológico, os sintomas poderão persistir”, finaliza.


As informações são do SiAiÚiDiE  EiM  DiIiA.
-
-
Edição Geral: JASB.

Publicação
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil - www.jasb.com.br.


Envie informações de sua categoria, em sua cidade à redação do JASB por e-mail: agentesdesaude(sem spam) @gmail.com ou por meio dos formulários de conato da página.

 Receba notícias direto no celular  entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
 WhatsApp , Telegram   Facebook  ou Inscreva-se no canal do  JASB no YouTube 

Autorizada a reprodução, desde que a fonte seja citada com o link da matéria.


JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
Tecnologia do Blogger.