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Governo disponibiliza R$ 2.260 para saque imediato no Caixa Tem.

        Caixa Econômica disponibiliza R$ 2.260 para saque imediato. —  Foto: Reprodução.

Governo disponibiliza R$ 2.260 para saque imediato no Caixa Tem
Publicado no JASB em 1º.julho.2024. Atualizado em 02.julho.2024.

Grupos no WhatsApp Com o intuito de amenizar as dificuldades encontradas por famílias em situação de risco econômico, a Caixa Econômica Federal apresentou uma nova alternativa para acessar emergencialmente um valor de R$ 2.260.
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Aos cadastrados no Cadastro Único

O recurso vem para apoiar particularmente aqueles cadastrados no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), e está acessível desde 20 de junho deste ano.

Flexibilidade de realizar o saque

Essa oportunidade traz uma importante brecha durante um período limitado de 60 dias; dentro dessa janela, os beneficiários têm a flexibilidade de realizar o saque por meio do aplicativo Caixa Tem. Considerada uma iniciativa marcante, ela reflete o esforço conjunto do governo federal em atenuar os impactos econômicos sobre as comunidades mais vulneráveis do país.

Como efetuar o saque extraordinário de R$ 2.260?

Para aproveitar essa chance de complementação de renda, é fundamental seguir passos simples, que começam pela aquisição do aplicativo Caixa Tem disponível tanto para Android quanto iOS. Este app não apenas mostra o saldo disponível, mas também oferece uma variedade de funcionalidades bancárias simplificadas.
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O que você precisa para fazer o saque no Caixa Tem?

1. Baixe o aplicativo Caixa Tem;

2. Confira se o valor de R$ 2.260 já foi creditado na sua conta;

3. Escolha o método de saque: diretamente em caixas eletrônicos, lotéricas, agências da Caixa ou use seu cartão de débito virtual para transações online.

Quem pode aproveitar o benefício de R$ 2.260?

A seleção dos beneficiados foca nas famílias participantes do CadÚnico, com prioridade para aquelas já integradas em auxílios como o Bolsa Família e o Auxílio Gás. As famílias elegíveis ao programa são geralmente aquelas que possuem uma renda mensal de até R$ 500,00 ou que apresentam marcadores de vulnerabilidade social definidos pelo Ministério da Cidadania.

Informações do CadÚnico atualizadas

É imprescindível manter as informações do CadÚnico sempre atualizadas, uma vez que esse cadastramento é essencial para acesso a uma série de programas sociais de grande impacto, tais como a Tarifa Social de Energia Elétrica e o Benefício de Prestação Continuada (BPC). 
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Relação com o CRAS

Para manter ou realizar atualizações, é necessária a visita ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo munido de toda a documentação exigida dos integrantes da família.

Alívio significativo 

Esta iniciativa é uma das formas encontradas pelo governo para sustentar quem mais necessita em momentos de instabilidade financeira. Aproveitar esse tipo de recurso pode representar um alívio significativo para as despesas mensais de muitas famílias brasileiras.


As informações são da Agência Brasil.

Edição Geral: JASB.

Publicação
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil - www.jasb.com.br.
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Bolsa Família: Beneficiários entre 18 e 50 anos terão que estudar.
        Pessoa segurando o telefone com aplicativo do Bolsa Família. —  Foto: Reprodução.

Publicado no JASB em 30.junho.2024. .setembro.2023.

Grupos no WhatsApp O objetivo é instituir uma frequência escolar mínima de 75% para beneficiários analfabetos com idades entre 18 e 50 anos.
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Frequência escolar mínima de 75%

A deputada Júlia Zanatta (SC) apresentou um projeto de lei que propõe alterações na lei do Bolsa Família. O objetivo é instituir uma frequência escolar mínima de 75% para beneficiários analfabetos com idades entre 18 e 50 anos. Além da frequência escolar, a proposta exige que esses beneficiários estejam matriculados em cursos profissionalizantes e cadastrados no Sistema Nacional de Emprego (Sine).

Promoção da emancipação das famílias beneficiadas

Zanatta argumenta que essas medidas são essenciais para promover a emancipação das famílias beneficiadas. Ela destaca que a integração das políticas de assistência social com iniciativas de inclusão produtiva, empreendedorismo e microcrédito, além da formalização do emprego, são cruciais para inserir jovens e adultos no mercado de trabalho.

Detalhes da proposta

A proposta inclui várias mudanças, dentre as quais:

—  Frequência Escolar: Beneficiários analfabetos de 18 a 50 anos devem manter uma frequência escolar mínima de 75%.
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—  Cursos Profissionalizantes: A obrigatoriedade de estar realizando cursos que capacitem para o mercado de trabalho.

—  Cadastro no Sine: Beneficiários devem estar registrados no Sistema Nacional de Emprego para facilitar a busca por vagas de emprego.

Divulgações e prioridades

O texto também prevê que o governo federal deve divulgar essas novas regras de emancipação do programa por meio de campanhas publicitárias e redes sociais. Além disso, a proposta sugere que famílias que percam renda devido a pedidos de demissão sem justa causa não terão prioridade para reingresso no programa.

Justificativa da Deputada

Na justificativa, Júlia Zanatta defende que essas condicionalidades são necessárias para garantir que os beneficiários possam sair do programa de assistência social e alcançar maior autonomia financeira. “É essencial que adultos analfabetos recebam especial atenção, com a alfabetização como um critério para a manutenção do benefício,” afirmou Zanatta. 
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Ela acredita que essa abordagem permitirá melhor acesso ao emprego, proporcionando melhores condições financeiras para as famílias e melhor educação para os filhos.

Inscrição no Sine

A deputada também argumenta que a inscrição no Sine é uma ferramenta estratégica para facilitar a transição do programa social para o mercado de trabalho, fortalecendo a economia ao alinhar oferta e demanda de emprego.


As informações são da Câmara dos Deputados.

Edição Geral: JASB.

Publicação
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil - www.jasb.com.br.
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Como emitir o novo RG obrigatório?
        As principais mudanças do novo RG. —  Foto: Reprodução/@jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br.

Publicado no JASBAtualizado em 30.junho.2024. .setembro.2023.

Grupos no WhatsApp Novo RG é obrigatório! É isso mesmo: recentemente, o Governo Federal bateu o martelo e decretou que, em breve, todos os brasileiros terão que trocar o RG tradicional pela nova versão do documento.  
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O objetivo da medida é garantir uma padronização documental para todas as regiões do Brasil. Nesse sentido, surge a dúvida: qual é o prazo máximo para atualizar o documento? 
                                   
Hoje em dia, junto com o CPF, o RG é considerado um dos documentos mais importantes para a vida social dos brasileiros. Também chamado de Carteira de Identidade, o documento passou por diversas modificações nos últimos anos, e a mais importante foi a implementação do novo RG. Com isso em mente, confira abaixo tudo que você precisa saber sobre o novo RG obrigatório, incluindo o passo a passo completo para emití-lo. 

Novo RG tem grandes novidades!

Diferentemente do que muita gente imagina, o novo RG não é apenas digital! Pelo contrário: na verdade, a versão digital do documento só pode ser acessada após sua impressão física, que é realizada por meio de papel ou policarbonato. 
          
Muito mais tecnológico que a carteira de identidade tradicional, o novo RG traz diversas novidades para os brasileiros. Veja abaixo: 

Código MRZ: A nova versão da carteira de identidade tem um código de segurança especial, no mesmo estilo do código que é incluído nos passaportes;
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Estética: O design do documento é padronizado para todos os estados do Brasil;

Informações especiais: Os brasileiros podem inserir dados de saúde (como tipo sanguíneo e informações sobre doação de órgão) no RG Digital;

Registro Geral: Na nova carteira de identidade, a numeração do CPF será utilizada para identificar o RG, oferecendo um maior nível de praticidade e transparência para os cidadãos;
Autenticação digital: Por meio de um QR Code, a identidade dos brasileiros poderá ser comprovada pela internet nos aplicativos Gov.br;

Substituição do passaporte: Finalmente, os brasileiros também poderão usar o novo RG como substituto do passaporte em viagens internacionais para países integrantes do Mercosul (Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela).

Quem pode tirar a nova carteira de identidade?

Todos os cidadãos brasileiros têm direito à emissão da nova carteira de identidade. O mesmo pode ser dito sobre os estrangeiros naturalizados, e os portugueses que possuem igualdade de direitos. 
     
O processo de emissão, primordialmente, é realizado de maneira presencial. No agendamento das emissões, os seguintes grupos têm prioridade: 
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Idosos com mais de 60 anos;

Pessoas com Deficiência (PCDs);

Gestantes;

Lactantes;

Pessoas com crianças de colo;

Pessoas com obesidade;

Pessoas no espectro autista.

Em alguns casos, esses grupos conseguem, inclusive, garantir a emissão do novo RG sem realizar agendamento prévio. 

Quais estados já emitem o novo RG obrigatório?

De acordo com a legislação original do novo RG obrigatório, todos os estados brasileiros deveriam ter se adequado ao novo modelo até, no máximo, o dia6 de março deste ano. 
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No entanto, isso acabou não acontecendo. Devido a entraves orçamentários e mudanças de governo ocasionadas pelas eleições, poucas unidades federativas conseguiram se adequar ao novo processo de emissão. 
     
Desse modo, o Governo Federal decidiu expandir o prazo de adaptação para6 de novembro. Até essa data, todos os estados devem emitir o novo RG. 

Pelo menos até o momento, 12 estados brasileiros já estão emitindo o novo RG obrigatório. Abaixo, você pode conferir a lista completa: 

Acre,
Alagoas,
Amazonas,
Goiás,
Mato Grosso,
Minas Gerais,
Pernambuco,
Piauí,
Paraná,
Rio de Janeiro,
Rio Grande do Sul,
Santa Catarina.
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Até quando é possível emitir o novo RG obrigatório?

Na perspectiva do Governo, todos os brasileiros devem trocar a carteira de identidade tradicional pelo novo RG em, no máximo, 10 anos após a publicação da portaria que descreve o documento digital. 

Como a portaria em questão foi publicada em 2022, os brasileiros devem realizar a troca até meados de 2032. Além disso, nos processos de renovação do documento, os estados que listamos acima já estão emitindo a nova versão do documento. 

Quanto à validade do novo RG, o prazo varia de acordo com a faixa etária dos solicitantes. Veja abaixo a tabela: 

Crianças de 0 a 10 anos: O prazo de validade do novo RG é de 5 anos;

Pessoas de 12 a 60 anos: O prazo de validade do novo RG é de 10 anos;

Idosos com mais de 60 anos: O documento não perde a validade, podendo ser utilizado até o final da vida.
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Os idosos com mais de 60 anos, inclusive, não são obrigados a trocar a carteira de identidade tradicional pelo novo RG. Mas, para garantir acesso aos novos recursos do documento, pode ser interessante solicitar a reemissão. 

Como emitir o novo RG obrigatório?

Agora que você já sabe em quais situações é obrigatório emitir o novo RG, e até quando os brasileiros devem renovar o documento, é hora de conferir o passo a passo completo para garantir a emissão da nova Carteira de Identidade. 

Como você já pôde perceber, a emissão do RG não é de responsabilidade do Governo Federal, mas sim dos estados. É por isso que alguns estados ainda não começaram o processo de emissão. 

Seja como for, o passo a passo que vamos mostrar abaixo vale para todas as unidades federativas. Leia com atenção e veja como emitir o novo RG obrigatório: 

—  Compareça, presencialmente, ao órgão emissor do seu estado (acesse o site do governo estadual para conferir o endereço);

—  Diga ao atendente que você deseja emitir a nova carteira de identidade;
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—  Apresente a documentação pedida (certidão de nascimento ou casamento, documento de identificação anterior, comprovante de residência, CPF, foto 3×4 recente, PIS/PASEP, carteira de motorista, cadastro nacional de saúde, carteira de trabalho, identidade profissional e comprovação de tipo sanguíneo);

—  Use a sua conta Gov.br para garantir o caráter individual do documento (se você ainda não tem essa conta, clique aqui para descobrir como fazer o cadastro);

Nesse momento, o atendente deve informar o prazo para a retirada do documento no órgão;
Pronto! A partir daí, é só comparecer ao órgão no dia marcado para retirar o documento e acessar sua versão digital no app Gov.br.

Ainda tem dúvidas sobre a nova carteira de identidade? 

Deseja conferir mais informações sobre o RG digital obrigatório? Acesse o site oficial do Governo para solucionar todas as questões (link de acesso no final desta matéria).
               
Seus documentos agora podem ficar na palma de suas mãos!

Como é de conhecimento geral, a tecnologia vem evoluindo com uma grande constância. 
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Levando isso em conta, hoje em dia, ter um aparelho celular em mãos é sinônimo de ter acesso às mais diversas facilidades do mundo digital. 
                                       
Neste sentido, ainda que muita gente não saiba da existência deles, os documentos digitais já são uma realidade, e mais, eles são totalmente seguros e livres de invasão, desde que os devidos cuidados sejam tomados. Eles também são válidos em todo o território nacional. 

Atualmente, os principais documentos digitais existentes são

Carteira de Trabalho Digital;

Título de Eleitor;

RG;

CNH;

CPF;

Carteira do SUS.
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O que é preciso para tirar o passaporte?

Ao mencionar-se os documentos importantes para os cidadãos brasileiros, é inviável deixar de apontar o passaporte. O passaporte, além de servir como um excelente documento de identificação pessoal, visto que conta com a foto do titular, também é fundamental para ir para determinados países. 
            
No entanto, o processo para tirar o documento é responsável por gerar uma série de dúvidas. Antecipadamente, é possível inicá-lo sem sair de casa, considerando as seguintes orientações: 

É necessário preencher o formulário da Polícia Federal;

Em seguida, será preciso pagar a Guia de Recolhimento da União, cujo valor médio é de R$ 250;

Feito isso, basta agendar o atendimento pela Polícia Federal (Veja o acesso mais abaixo).

O último passo consiste em comparecer no local previsto e na data prevista, o que será possível verificar após o agendamento. Também será necessário portar em mãos a documentação mencionada durante o agendamento. 
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Como faço para tirar a segunda via da certidão de nascimento?

A certidão de nascimento é um documento importante na vida dos cidadãos brasileiros. Trata-se do primeiro documento que um novo cidadão tem, além de ser o marco do registro daquele indivíduo, contendo o nome dos pais e as demais informações sobre o nascimento. 
        
Como o documento é feito logo após o nascimento, é comum que ele sofra danos e/ou seja perdido ao decorrer da vida. No entanto, ficar sem a certidão de nascimento pode ser um tanto quanto perigoso, e por isso, é preciso emitir outra o quanto antes. 

Para isso, será preciso entrar em contato com algum cartório local, considerando o local de nascimento do cidadão. Através do contato com o cartório, basta verificar as regras para a solicitação da segunda via. É possível encontrar diversos carteiros diretamente pelos siteswww.centraldascertidoes.com.br,www.registrocivil.org.brewww.cartorize.com.br.

Acesse o site oficial do Governo para solucionar todas as questões

Agendamento do atendimento pela Polícia Federal:
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Afinal, o CIN, novo RG, é GRATUITO? É possível emiti-lo pela internet? Tire todas as suas dúvidas!

        Documentos na palma das mãos. —  Foto: Reprodução/JRC.

A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) não terá campo sexo e será gratuita! Veja as principais mudanças e como retirar o novo documento.

O MGI (Ministério da Gestão e da Inovação) anunciou mudanças no layout da CIN (Carteira de Identidade Nacional). O CIN substituirá o RG e usará o CPF como único número de identificação e de validade nacional. No novo documento não terá o campo referente ao sexo e constará apenas “nome”. Este campo será declarado pelo cidadão no ato da emissão do CIN.

Com essa medida não haverá mais a distinção entre nome do registro civil e nome social.

As principais mudanças da CIN

As mudanças visam tornar o documento mais inclusivo e representativo, atendendo a uma demanda de associações.
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No dia 30 de junho foi publicado o decreto que regulamentará as mudanças. Então, somente a partir da publicação da norma é que todos os novos documentos deverão seguir o novo modelo. As pessoas que já tem o modelo atual da CIN, mas sem essa distinção não precisam se preocupar, não será preciso fazer um novo CIN.

Quem já tem a CIN, mas deseja o documento sem os campos “sexo” e “nome social” terá que tirar uma segunda via do documento. A 1ª via e as renovações da CIN serão gratuitas, segundo o MGI. Caso seja preciso tirar uma 2ª via, então, será cobrada uma taxa, que vai depender de estado para estado o valor da cobrança.

Essa alteração da retirada do campo “sexo” da carteira não deve influenciar no cronograma de implementação da CIN. A transição completa para todos os estados é dia 6 de novembro, ou seja, mais de 6 meses até o prazo final. Até o momento, apenas quatro estados emitem a CIN para toda a população, enquanto outros oito têm apenas alguns pontos de atendimento.

A CIN pode ser privativa em papel e também estará disponível na versão digital. Aqueles que possuem o documento impresso já podem para emitir um CIN em formato digital através do aplicativo gov.br. O novo documento pode ser usado em países do Mercosul, mas para outros países fora do Mercosul, o passaporte continua sendo o único documento válido.
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Prazo de validade do novo documento

A nova Carteira de Identidade Nacional é uma iniciativa importante do governo para modernizar e tornar mais inclusivo o documento de identificação dos brasileiros. A mudança no layout da CIN, com a retirada do campo referente ao sexo e a possibilidade de uso do nome social, representa um avanço significativo na garantia dos direitos das pessoas.

A implementação da nova CIN deve ser acompanhada de perto pelos estados, garantindo que a população tenha acesso a um documento de identificação atualizado e que atenda às suas necessidades. Além disso, é importante que o processo de emissão das novas CIN seja feito de forma ágil e eficiente, assegurando que todos os brasileiros possam ter acesso ao documento de identificação com rapidez e segurança.

A faixa etária determinará o prazo de validade da CIN:

5 anos para menores de 12 anos;

10 anos para pessoas entre 12 e 60 anos;

indeterminada para pessoas acima de 60 anos.
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Por fim, é fundamental que o governo continue trabalhando em iniciativas que visem à modernização e à inclusão nas políticas públicas, especialmente no que diz respeito aos direitos das minorias. A nova CIN é um exemplo de como é possível avançar nesse sentido e garantir uma sociedade mais justa e igualitária para todos.

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