Madre de Deus (BA): Concurso Público para Agentes Comunitários e de Endemias.
Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias em Madre de Deus (BA). — Foto/Reprodução/PMD.
Madre de Deus (BA): Concurso Público para Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias.
Grupos no WhatsApp | A Prefeitura de Madre de Deus anunciou a realização do Concurso Público para Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias.
-
-
Abertura do Concurso
A Prefeitura de Madre de Deus, localizada no estado da Bahia, anunciou a abertura de um Concurso Público para o preenchimento de 15 vagas na área da Saúde. Este processo seletivo tem como objetivo contratar profissionais em regime estatutário, oferecendo um salário base de R$ 2.824,00 e uma carga horária de 40 horas semanais.
Vagas disponíveis e locais de atuação
As oportunidades estão distribuídas entre várias áreas de atuação para o cargo de Agente Comunitário de Saúde. Abaixo estão detalhadas as vagas por unidade:
— USF 1 - Suape: 1 vagas + CR
— USF 2 - Barreirinho: 1 vaga + CR
— USF 3 - Cais: 3 vagas + CR
— USF 4 - Área de Lazer: 1 vaga + CR
— USF 5 - Alto da Matriz: 1 vaga + CR
— USF 6 - Cururupeba: 2 vagas + CR
-
-
— Ilha de Maria Guarda: CR
— Agente de Combate às Endemias: 5 vagas + CR
Salário e Benefícios
Os profissionais selecionados receberão um salário base de R$ 2.824,00. A carga horária é de 40 horas semanais, o que proporciona uma excelente oportunidade para aqueles que buscam estabilidade e uma boa remuneração na área da saúde.
Requisitos para Participação
Para participar do concurso, os candidatos devem atender aos seguintes requisitos:
— Ensino médio completo;
— Curso de aperfeiçoamento ou técnico de no mínimo 40 horas;
— Idade mínima de 18 anos;
— Aptidão física e mental;
— Residência na área de atuação;
-
-
— Estar em dia com as obrigações militares e eleitorais;
— Além desses, outros critérios específicos podem ser encontrados no edital do concurso.
Processo de Inscrição
As inscrições para o concurso serão realizadas exclusivamente pelo site da Consulpam (link da Consulpam, disponível no final destas informações), no período de 2 a 21 de julho. A taxa de inscrição é de R$ 80,00, com possibilidade de isenção para candidatos que atendam aos critérios estabelecidos no edital.
Etapas da Seleção
O processo seletivo será composto por uma prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, abrangendo as seguintes áreas:
— Língua Portuguesa;
— Matemática;
— Informática;
— Conhecimentos Gerais;
— Conhecimentos Específicos.
-
-
A aplicação da prova está prevista para o dia 1º de setembro. Além disso, haverá um curso de formação, também de caráter eliminatório, para os candidatos aprovados na primeira etapa.
Critérios de desempate
Em caso de empate na pontuação final, a preferência será dada aos candidatos com idade igual ou superior a 60 anos, conforme o Estatuto do Idoso.
Acesse o Edital, aqui! Leia com toda a atenção possível!
As informações são da Prefeitura de Madre de Deus, BA.
Edição Geral: JASB.
Publicação
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil - www.jasb.com.br.
--
- 4
****************************************************
Como emitir o novo RG obrigatório?
Novo RG é obrigatório! É isso mesmo: recentemente, o Governo Federal bateu o martelo e decretou que, em breve, todos os brasileiros terão que trocar o RG tradicional pela nova versão do documento.
-
-
O objetivo da medida é garantir uma padronização documental para todas as regiões do Brasil. Nesse sentido, surge a dúvida: qual é o prazo máximo para atualizar o documento?
Hoje em dia, junto com o CPF, o RG é considerado um dos documentos mais importantes para a vida social dos brasileiros. Também chamado de Carteira de Identidade, o documento passou por diversas modificações nos últimos anos, e a mais importante foi a implementação do novo RG. Com isso em mente, confira abaixo tudo que você precisa saber sobre o novo RG obrigatório, incluindo o passo a passo completo para emití-lo.
Novo RG tem grandes novidades!
Diferentemente do que muita gente imagina, o novo RG não é apenas digital! Pelo contrário: na verdade, a versão digital do documento só pode ser acessada após sua impressão física, que é realizada por meio de papel ou policarbonato.
Muito mais tecnológico que a carteira de identidade tradicional, o novo RG traz diversas novidades para os brasileiros. Veja abaixo:
Código MRZ: A nova versão da carteira de identidade tem um código de segurança especial, no mesmo estilo do código que é incluído nos passaportes;
-
-
Estética: O design do documento é padronizado para todos os estados do Brasil;
Informações especiais: Os brasileiros podem inserir dados de saúde (como tipo sanguíneo e informações sobre doação de órgão) no RG Digital;
Registro Geral: Na nova carteira de identidade, a numeração do CPF será utilizada para identificar o RG, oferecendo um maior nível de praticidade e transparência para os cidadãos;
Autenticação digital: Por meio de um QR Code, a identidade dos brasileiros poderá ser comprovada pela internet nos aplicativos Gov.br;
Substituição do passaporte: Finalmente, os brasileiros também poderão usar o novo RG como substituto do passaporte em viagens internacionais para países integrantes do Mercosul (Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela).
Quem pode tirar a nova carteira de identidade?
Todos os cidadãos brasileiros têm direito à emissão da nova carteira de identidade. O mesmo pode ser dito sobre os estrangeiros naturalizados, e os portugueses que possuem igualdade de direitos.
O processo de emissão, primordialmente, é realizado de maneira presencial. No agendamento das emissões, os seguintes grupos têm prioridade:
-
-
Idosos com mais de 60 anos;
Pessoas com Deficiência (PCDs);
Gestantes;
Lactantes;
Pessoas com crianças de colo;
Pessoas com obesidade;
Pessoas no espectro autista.
Em alguns casos, esses grupos conseguem, inclusive, garantir a emissão do novo RG sem realizar agendamento prévio.
Quais estados já emitem o novo RG obrigatório?
De acordo com a legislação original do novo RG obrigatório, todos os estados brasileiros deveriam ter se adequado ao novo modelo até, no máximo, o dia6 de março deste ano.
-
-
No entanto, isso acabou não acontecendo. Devido a entraves orçamentários e mudanças de governo ocasionadas pelas eleições, poucas unidades federativas conseguiram se adequar ao novo processo de emissão.
Desse modo, o Governo Federal decidiu expandir o prazo de adaptação para6 de novembro. Até essa data, todos os estados devem emitir o novo RG.
Pelo menos até o momento, 12 estados brasileiros já estão emitindo o novo RG obrigatório. Abaixo, você pode conferir a lista completa:
Acre,
Alagoas,
Amazonas,
Goiás,
Mato Grosso,
Minas Gerais,
Pernambuco,
Piauí,
Paraná,
Rio de Janeiro,
Rio Grande do Sul,
Santa Catarina.
-
-
Até quando é possível emitir o novo RG obrigatório?
Na perspectiva do Governo, todos os brasileiros devem trocar a carteira de identidade tradicional pelo novo RG em, no máximo, 10 anos após a publicação da portaria que descreve o documento digital.
Como a portaria em questão foi publicada em 2022, os brasileiros devem realizar a troca até meados de 2032. Além disso, nos processos de renovação do documento, os estados que listamos acima já estão emitindo a nova versão do documento.
Quanto à validade do novo RG, o prazo varia de acordo com a faixa etária dos solicitantes. Veja abaixo a tabela:
Crianças de 0 a 10 anos: O prazo de validade do novo RG é de 5 anos;
Pessoas de 12 a 60 anos: O prazo de validade do novo RG é de 10 anos;
Idosos com mais de 60 anos: O documento não perde a validade, podendo ser utilizado até o final da vida.
-
-
Os idosos com mais de 60 anos, inclusive, não são obrigados a trocar a carteira de identidade tradicional pelo novo RG. Mas, para garantir acesso aos novos recursos do documento, pode ser interessante solicitar a reemissão.
Como emitir o novo RG obrigatório?
Agora que você já sabe em quais situações é obrigatório emitir o novo RG, e até quando os brasileiros devem renovar o documento, é hora de conferir o passo a passo completo para garantir a emissão da nova Carteira de Identidade.
Como você já pôde perceber, a emissão do RG não é de responsabilidade do Governo Federal, mas sim dos estados. É por isso que alguns estados ainda não começaram o processo de emissão.
Seja como for, o passo a passo que vamos mostrar abaixo vale para todas as unidades federativas. Leia com atenção e veja como emitir o novo RG obrigatório:
— Compareça, presencialmente, ao órgão emissor do seu estado (acesse o site do governo estadual para conferir o endereço);
— Diga ao atendente que você deseja emitir a nova carteira de identidade;
-
-
— Apresente a documentação pedida (certidão de nascimento ou casamento, documento de identificação anterior, comprovante de residência, CPF, foto 3×4 recente, PIS/PASEP, carteira de motorista, cadastro nacional de saúde, carteira de trabalho, identidade profissional e comprovação de tipo sanguíneo);
— Use a sua conta Gov.br para garantir o caráter individual do documento (se você ainda não tem essa conta, clique aqui para descobrir como fazer o cadastro);
Nesse momento, o atendente deve informar o prazo para a retirada do documento no órgão;
Pronto! A partir daí, é só comparecer ao órgão no dia marcado para retirar o documento e acessar sua versão digital no app Gov.br.
Ainda tem dúvidas sobre a nova carteira de identidade?
Deseja conferir mais informações sobre o RG digital obrigatório? Acesse o site oficial do Governo para solucionar todas as questões (link de acesso no final desta matéria).
Seus documentos agora podem ficar na palma de suas mãos!
Como é de conhecimento geral, a tecnologia vem evoluindo com uma grande constância.
-
-
Levando isso em conta, hoje em dia, ter um aparelho celular em mãos é sinônimo de ter acesso às mais diversas facilidades do mundo digital.
Neste sentido, ainda que muita gente não saiba da existência deles, os documentos digitais já são uma realidade, e mais, eles são totalmente seguros e livres de invasão, desde que os devidos cuidados sejam tomados. Eles também são válidos em todo o território nacional.
Atualmente, os principais documentos digitais existentes são:
Carteira de Trabalho Digital;
Título de Eleitor;
RG;
CNH;
CPF;
Carteira do SUS.
-
-
O que é preciso para tirar o passaporte?
Ao mencionar-se os documentos importantes para os cidadãos brasileiros, é inviável deixar de apontar o passaporte. O passaporte, além de servir como um excelente documento de identificação pessoal, visto que conta com a foto do titular, também é fundamental para ir para determinados países.
No entanto, o processo para tirar o documento é responsável por gerar uma série de dúvidas. Antecipadamente, é possível inicá-lo sem sair de casa, considerando as seguintes orientações:
É necessário preencher o formulário da Polícia Federal;
Em seguida, será preciso pagar a Guia de Recolhimento da União, cujo valor médio é de R$ 250;
Feito isso, basta agendar o atendimento pela Polícia Federal (Veja o acesso mais abaixo).
O último passo consiste em comparecer no local previsto e na data prevista, o que será possível verificar após o agendamento. Também será necessário portar em mãos a documentação mencionada durante o agendamento.
-
-
Como faço para tirar a segunda via da certidão de nascimento?
A certidão de nascimento é um documento importante na vida dos cidadãos brasileiros. Trata-se do primeiro documento que um novo cidadão tem, além de ser o marco do registro daquele indivíduo, contendo o nome dos pais e as demais informações sobre o nascimento.
Como o documento é feito logo após o nascimento, é comum que ele sofra danos e/ou seja perdido ao decorrer da vida. No entanto, ficar sem a certidão de nascimento pode ser um tanto quanto perigoso, e por isso, é preciso emitir outra o quanto antes.
Para isso, será preciso entrar em contato com algum cartório local, considerando o local de nascimento do cidadão. Através do contato com o cartório, basta verificar as regras para a solicitação da segunda via. É possível encontrar diversos carteiros diretamente pelos siteswww.centraldascertidoes.com.br,www.registrocivil.org.brewww.cartorize.com.br.
Acesse o site oficial do Governo para solucionar todas as questões:
Agendamento do atendimento pela Polícia Federal:
-
-
****************************************************
Afinal, o CIN, novo RG, é GRATUITO? É possível emiti-lo pela internet? Tire todas as suas dúvidas!
A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) não terá campo sexo e será gratuita! Veja as principais mudanças e como retirar o novo documento.
O MGI (Ministério da Gestão e da Inovação) anunciou mudanças no layout da CIN (Carteira de Identidade Nacional). O CIN substituirá o RG e usará o CPF como único número de identificação e de validade nacional. No novo documento não terá o campo referente ao sexo e constará apenas “nome”. Este campo será declarado pelo cidadão no ato da emissão do CIN.
Com essa medida não haverá mais a distinção entre nome do registro civil e nome social.
As principais mudanças da CIN
As mudanças visam tornar o documento mais inclusivo e representativo, atendendo a uma demanda de associações.
-
-
No dia 30 de junho foi publicado o decreto que regulamentará as mudanças. Então, somente a partir da publicação da norma é que todos os novos documentos deverão seguir o novo modelo. As pessoas que já tem o modelo atual da CIN, mas sem essa distinção não precisam se preocupar, não será preciso fazer um novo CIN.
Quem já tem a CIN, mas deseja o documento sem os campos “sexo” e “nome social” terá que tirar uma segunda via do documento. A 1ª via e as renovações da CIN serão gratuitas, segundo o MGI. Caso seja preciso tirar uma 2ª via, então, será cobrada uma taxa, que vai depender de estado para estado o valor da cobrança.
Essa alteração da retirada do campo “sexo” da carteira não deve influenciar no cronograma de implementação da CIN. A transição completa para todos os estados é dia 6 de novembro, ou seja, mais de 6 meses até o prazo final. Até o momento, apenas quatro estados emitem a CIN para toda a população, enquanto outros oito têm apenas alguns pontos de atendimento.
A CIN pode ser privativa em papel e também estará disponível na versão digital. Aqueles que possuem o documento impresso já podem para emitir um CIN em formato digital através do aplicativo gov.br. O novo documento pode ser usado em países do Mercosul, mas para outros países fora do Mercosul, o passaporte continua sendo o único documento válido.
-
-
Prazo de validade do novo documento
A nova Carteira de Identidade Nacional é uma iniciativa importante do governo para modernizar e tornar mais inclusivo o documento de identificação dos brasileiros. A mudança no layout da CIN, com a retirada do campo referente ao sexo e a possibilidade de uso do nome social, representa um avanço significativo na garantia dos direitos das pessoas.
A implementação da nova CIN deve ser acompanhada de perto pelos estados, garantindo que a população tenha acesso a um documento de identificação atualizado e que atenda às suas necessidades. Além disso, é importante que o processo de emissão das novas CIN seja feito de forma ágil e eficiente, assegurando que todos os brasileiros possam ter acesso ao documento de identificação com rapidez e segurança.
A faixa etária determinará o prazo de validade da CIN:
5 anos para menores de 12 anos;
10 anos para pessoas entre 12 e 60 anos;
indeterminada para pessoas acima de 60 anos.
-
-
Por fim, é fundamental que o governo continue trabalhando em iniciativas que visem à modernização e à inclusão nas políticas públicas, especialmente no que diz respeito aos direitos das minorias. A nova CIN é um exemplo de como é possível avançar nesse sentido e garantir uma sociedade mais justa e igualitária para todos.
VEJA TAMBÉM:
****************************************************
WhatsApp ganha recurso de compartilhamento de tela durante chamada de vídeo; veja como usar.
WhatsApp ganha recurso de compartilhamento de tela durante chamada de vídeo. — Foto: Reprodução/Getty Images.
Função permite compartilhar imagens de um aplicativo específico ou a tela inteira em dispositivos Android, iOS e Windows.
Se aproximando cada vez mais de plataformas de videochamada, como Zoom, Teams e Skype, o WhatsApp anunciou na terça-feira (8) um novo recurso que permite compartilhar a tela durante chamadas de vídeo no app de mensagens.
-
-
Disponível no aplicativo
O recurso está disponível no aplicativo do WhatsApp para Android, iOS e Windows. Ao g1, a empresa explicou que a novidade chega a todos os usuários ainda nesta semana.
Ferramenta permite mostrar ao vivo
"Seja dividindo documentos durante o trabalho, mostrando fotos para a família, planejando férias ou fazendo compras on-line com amigos, ou apenas ajudando os avós com algumas tarefas – a ferramenta permite que você mostre ao vivo a sua tela durante a chamada", explicou.
Como compartilhar a tela no WhatsApp
Em celulares, o recurso funciona no modo paisagem, o que permite melhor visualização do conteúdo compartilhado. Veja como fazer:
-
-
Ao iniciar uma videochamada no WhatsApp, toque no ícone "Compartilhar", localizado na parte inferior do app;
Então, escolha compartilhar um app específico ou a tela inteira;
Pronto! Os participantes verão a seguinte mensagem: "[nome da pessoa] iniciou o compartilhamento de tela.
📱 Por G1
****************************************************
Facebook terá que pagar R$ 5 mil a cada usuário; saiba solicitar.
Empresa foi condenada em R$ 20 milhões por danos morais por vazamento de dados. Fique por dentro dos detalhes sobre essa movimentação financeira milionária.
-
-
A empresa Meta, responsável pelo Facebook, Whatsapp e Instagram, foi condenada a indenizar em R$ 20 milhões usuários no Brasil por casos de vazamento de dados. A decisão foi em primeira instância, proferida pelo juiz José Maurício Cantarina Villela, da 29ª Vara Cível de Belo Horizonte.
29 milhões de brasileiros foram afetados
A decisão, publicada em 25 de julho, atendeu a dois processos movidos pelo Instituto Defesa Coletiva após um ataque hacker afetar 29 milhões de brasileiros entre 2018 e 2019.
Dados vazados
Informações pessoais, como nome, número de telefone e email de usuários foram acessados por criminosos. Detalhes como localidade, data de nascimento e dispositivos usados para acessar o Facebook também foram vazados.
Danos morais coletivos
Na sentença, o juiz apontou que “a falha deve ser atribuída a quem dela usufrui como fonte de lucro”. Além de danos morais coletivos, a decisão garante indenização individual de R$ 5 mil para cada usuário que foi lesado. Basta que seja comprovado que a pessoa usava a rede social nos anos de 2018 e 2019.
-
-
Como proceder para reivindicar o direito
Para tanto, o usuário deverá extrair um relatório de histórico de atividade da plataforma, mediante os seguintes passos:
– Clique em “Configurações e privacidade”;
– Depois, clique em “Seu tempo no Facebook”;
– Clique em “Ver tempo”;
– Clique em “Ver Registros”;
– Por fim, clique em “Ver histórico de atividades” (ao final da página).
Segunda opção
Há uma segunda opção que consiste em clicar em “Conta” e então em “Solicitar dados da conta” e “Solicitar relatório”. Prints da linha do tempo entre os anos 2018 e 2019 também são uma opção válida.
-
-
Indenização de R$ 5 mil
Munido das provas, o usuário deverá ajuizar uma execução da sentença coletiva para ter direito à indenização de R$ 5 mil.
A quem a sentença abrange
Como o Facebook não apresentou uma lista com o nome das pessoas que tiveram seus dados vazados, o Instituto Defesa Coletiva entende que a sentença abrange todos os consumidores que eram usuários do serviço na época em questão.
A empresa norte-americana poderá recorrer, mas afirmou que ainda não foi notificada da decisão.
-
-
Monique Mello, Pleno News
Receba notícias direto no celular entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
-
-
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
Faça o seu comentário aqui!