Benefícios do quiabo para a saúde: 5 motivos para incluir na dieta.
O quiabo esteja em vários pratos, tanto refogados, quanto fritos, cozidos ou assados. — Foto/Reprodução/Pexels.
Benefícios do quiabo para a saúde: 5 motivos para incluir na dieta
Grupos no WhatsApp | O quiabo é um ingrediente bastante tradicional em pratos da culinária regional brasileira e muitas vezes rejeitado por conta da "baba". Ele, no entanto, traz diversos benefícios para a saúde.
-
-
Legume na dieta
Muitas pessoas não têm boas experiências ao inserir o legume na dieta, mesmo com as inúmeras vantagens ao ser consumido.
O quiabo
Originário do continente africano, o quiabo chegou ao Brasil pela rota comercial de escravizados, durante as grandes navegações, segundo pesquisadores do Ceasa-MG. Além do Brasil, ele é popular em outros países, como Estados Unidos e Japão.
O quiabeiro possui aproximadamente três metros de altura e possui folhas grandes. Ao germinar, dá flores brancas ou amarelas com o centro escuro.
A planta se desenvolve melhor em temperaturas amenas, entre 22ºC e 25ºC. Nos períodos mais quentes ou frios, tende a não ser muito produtivo.
A versatilidade na cozinha permite que o quiabo esteja em vários pratos, tanto refogados, quanto fritos, cozidos ou assados. A textura é aveludada parecida como da vagem, dentro tem a "baba" e sementes. O sabor é suave e levemente adocicado.
-
-
5 benefícios do quiabo para a saúde
Sheri Castle, autora do livro The News Southern Garden Cookbook” (O novo livro de receitas do jardim do sul, em tradução livre), listou 5 motivos para dar uma chance ao alimento:
1. Benefícios para a Saúde:
Uma xícara de quiabo (aproximadamente 8 unidades) contém cerca de 3 gramas de fibras, superando outros vegetais como couve-flor e arroz integral.
Rico em vitamina A, vitamina C e folato, é um aliado para uma dieta saudável com baixo teor de carboidratos.
Estudos indicam que o quiabo pode ajudar no controle da diabetes, reduzindo os níveis de açúcar no sangue e inibindo a produção de colesterol.
2. Fácil Preparo:
A textura viscosa, conhecida como "baba", pode ser facilmente eliminada cozinhando o quiabo inteiro.
A "baba" é uma mucilagem liberada quando o legume é cortado, que pode ser minimizada com técnicas simples.
Diferentes métodos de preparo são sugeridos, como assar no forno, grelhar na frigideira ou na fritadeira elétrica.
-
-
3. Eliminando a "Baba" com o Corte Adequado:
Manter o quiabo bem seco antes de cortar é fundamental para evitar a viscosidade.
Pré-cozinhar o quiabo ou adicioná-lo em receitas com outros ingredientes ajuda a minimizar a "baba".
4. Versatilidade na Cozinha:
Além de picles, o quiabo pode ser transformado em chips crocantes no forno ou as sementes podem ser utilizadas como "caviar".
5. Beleza no Jardim:
O quiabo não só é útil na cozinha, mas também pode ser cultivado como uma planta ornamental.
Suas flores comestíveis são uma adição charmosa e saborosa para saladas.
As informações são da TV Jornal com informações da CNN Brasil.
Edição Geral: JASB.
Publicação
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil - www.jasb.com.br.
--
- 4
****************************************************
Folhas de louro (chá de louro): para que serve e como fazer o chá
Ele serve no combate às Inflamações no fígado; Cólicas menstruais; Infecções na pele; Dor de cabeça; Gases; Reumatismo; Estresse e ansiedade. — Foto/Reprodução.
Grupos no WhatsApp | BASEADO EM EVIDÊNCIA CIENTÍFICA - O Louro é uma planta medicinal muito conhecida na gastronomia por seu sabor e aroma característico, porém, ele também pode ser utilizado no tratamento de problemas digestivos, infecções, estresse e ansiedade, por exemplo, devido às suas propriedades.
O seu nome científico é Laurus nobilis e pode ser comprado em praticamente todos os mercados e em algumas lojas de produtos naturais.
Folhas de louro (chá de louro): para que serve e como fazer o chá
Como fazer o chá de Louro
O chá é uma ótima alternativa para aproveitar todos os benefícios das folhas de louro, sendo considerado uma boa opção para a má digestão, ansiedade e estresse, por exemplo.
Ingredientes
3 folhas de louro;
1 xícara de água fervente.
Modo de preparo
Para preparar o chá, basta colocar as folhas de louro na água fervente e deixar por cerca de 10 minutos. Em seguida, beber o chá 3 a 4 vezes por dia. Caso sinta necessidade, pode adoçar antes de beber.
-
-
Para que serve o chá de louro
A folha de louro, e consequentemente o chá, é rica em potássio, magnésio e vitaminas B6, B9 e C e possui ação diurética, antifúngica, anti-reumática, anti-inflamatória, digestiva, estimulante, antioxidante e expectorante, podendo ser utilizada para ajudar no tratamento de diversas situações, como por exemplo:
Inflamações no fígado;
Cólicas menstruais;
Infecções na pele;
Dor de cabeça;
Gases;
Reumatismo;
Estresse e ansiedade.
Além disso, as folhas de louro são capazes de regular os níveis de açúcar no sangue, podendo ser utilizada para ajudar no tratamento da diabetes. O louro também pode ser utilizado para tratar problemas de pele, como dermatite, sendo nesse caso recomendado o uso tópico, no entanto é importante que seu uso seja orientado pelo médico, uma vez que pode resultar em reações alérgicas.
-
-
Efeitos Colaterais e contraindicações
O consumo das folhas de louro não é recomendado para mulheres em fase de amamentação ou que encontra-se grávidas, já que pode estimular o aborto. Além disso, quantidades excessivas de louro podem causar sonolência, já que essa planta possui efeito calmante e é capaz de desacelerar o sistema nervoso, além de causar alterações gastrointestinais, cólicas abdominais e dor de cabeça, por exemplo, quando consumida em grandes quantidades.
Devido à sua capacidade de controlar os níveis de açúcar, o consumo excessivo de louro também pode diminuir muito os níveis de açúcar no sangue, causando hipoglicemia. Por isso, é importante que o consumo das folhas de louro seja feito conforme a orientação do nutricionista, médico ou fitoterapeuta para que seja indicada a quantidade ideal que não resulte em efeitos colaterais.
Manuel Reis, Enfermeiro
****************************************************
Chá de alecrim: 10 incríveis benefícios e como fazer
O chá de alecrim é conhecido pelo seu sabor, aroma e pelos seus benefícios para a saúde como melhora da digestão, alívio da dor de cabeça e combate ao cansaço frequente, além de também favorecer o crescimento do cabelo. Leia a matéria completa, aqui!
Envie informações de sua categoria, em sua cidade à redação do JASB por e-mail: agentesdesaude(sem spam) @gmail.com ou por meio dos formulários de conato da página.
-
-
Receba notícias direto no celular entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
Faça o seu comentário aqui!