‘Covid-19 segue um problema de saúde pública’, diz ministra ao anunciar memorial da pandemia
‘Covid-19 segue um problema de saúde pública’, diz ministra ao anunciar memorial da pandemia.
Grupos no WhatsApp | A ministra da Saúde, Nísia Trindade, disse na segunda-feira (11) que, embora a Covid-19 não seja mais uma emergência sanitária global, a doença ainda não foi superada "como problema de saúde pública".
-
-
Problema de saúde pública
"A Covid-19 permanece como importante problema de saúde pública, por essa razão várias medidas tem sido adotadas pelo ministério, pois ela segue uma preocupação", alertou Nísia durante evento em Brasília que marcou o anúncio do Memorial da Pandemia. No Brasil, ao menos 700 mil vidas foram perdidas pela doença.
Covid-19 ganhou força no país em 2024
A Covid-19 voltou a ganhar força no país em 2024. Segundo o Ministério da Saúde, até 2 de março foram 381.446 casos e 1.789 mortes pela doença. Entre 25 de fevereiro e 2 de março, o Brasil teve 70.582 casos (alta de 1,9% em relação à semana anterior) e 253 mortes (19,9% a mais que na semana anterior).
Criação do memorial
De acordo com a ministra, a criação do memorial representa "um momento de reflexão, mas também de um agir ligado ao esforço reflexivo para construirmos uma memória de um evento que denota muito mais do que o abandono, mas a negação da ciência e da vida pelo governo anterior”.
-
-
Anúncio do memorial
O anúncio do memorial aconteceu durante um seminário no Palácio Itamaraty. O evento acontece nesta segunda e terça-feira (11 e 12) e vai promover um debate entre especialistas, autoridades e profissionais de diversas áreas que atuaram no combate a doença.
Engajamento na proposta
Segundo o Ministério da Saúde, o objetivo é contribuir para a criação de um plano que vai escolher o monumento do memorial da pandemia e permitir que artistas, arquitetos e outros profissionais se engajem na proposta.
Mapeamento genético do vírus
A expectativa é que o memorial abrigue uma exposição sobre momentos e fatos marcantes da pandemia, como lockdown, estudos científicos, mapeamento genético do vírus e ações de solidariedade. "O memorial nos faz pensar essa história recente e projetar, de verdade, um novo futuro", destacou Nísia.
A ministra acrescentou ser necessário um sistema de saúde forte e resiliente para fazer frente a "possíveis futuras pandemias que o mundo inteiro discute".
-
-
Doença matou 710 mil brasileiros, segundo Ministério da Saúde
Nísia participa da abertura do Seminário para Concepção e Criação do Memorial da Pandemia da Covid-19. — Foto/Reprodução/Ministério da Saúde
Em 11 de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificava o cenário de covid-19 no mundo como uma pandemia. Quatro anos depois, nesta segunda-feira (11), o Ministério da Saúde anuncia a criação de um memorial às vítimas da doença que matou 710 mil brasileiros. O local escolhido, de acordo com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, é o Centro Cultural do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro.
“Ao falarmos de um memorial e de uma política de memória, porque é isso que estamos propondo, não circunscrevemos a pandemia de covid-19 ao passado. Como todas as reflexões sobre memória, sabemos do componente presente, político, das ações de memória. E, ao mesmo tempo, lembramos que, a despeito de termos superado a emergência sanitária, nós não superamos a covid-19 como problema de saúde pública.”
Brasília, DF 11/03/2024 . A ministra da Saúde, Nisia Trindade, participa da abertura do Seminário para Concepção e Criação do Memorial da Pandemia da Covid-19 Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
-
-
A ministra Nísia participou da abertura do Seminário para Concepção e Criação do Memorial da Pandemia da Covid-19.
Ao participar da abertura do Seminário para Concepção e Criação do Memorial da Pandemia da Covid-19, a ministra lembrou que a OMS discute atualmente a criação de um instrumento para o enfrentamento de emergências e pandemias que não permita que cenários como o registrado em junho de 2021 se repitam.
Neste período, a vacina contra a covid-19 já havia sido registrada e era amplamente comercializada, mas apenas 10% dos países tinham acesso. “Não pelo negacionismo, como vivemos no Brasil, mas pela desigualdade na distribuição e produção de vacinas e outros insumos.”
“Ao mesmo tempo, tem que fazer parte desse aprendizado o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Porque só um sistema de saúde potente e resiliente pode fazer frente a possíveis e futuras pandemias que o mundo todo discute”, disse.
“Ao falarmos do memorial, falamos da importante relação entre memória e história. Não circunscrevemos ao passado, mas pensamos também em que projeto nós queremos para a saúde, para o Brasil, para a democracia e para o mundo.”
-
-
Marcas
Para a representante da Rede Nacional das Entidades de Familiares e Vítimas da Covid, Rosângela Dornelles, a pandemia de covid-19 deixou marcas de profundo sofrimento na população brasileira. “No Brasil, ela foi agravada pela desresponsabilização do Estado na coordenação de medidas para seu combate, pelo desmonte de serviços públicos e pelo negacionismo ao seu enfrentamento”. Ela cita ainda um processo de “naturalização” de um número cada vez maior de mortes pela doença.
“Cabe lembramos da bravura dos trabalhadores do SUS, que enfrentaram com suas vidas essa doença. Antes mesmo da covid-19 e mais agora no pós-pandemia, a defesa do SUS exige que apontemos para o seu redimensionamento, de modo a dar respostas efetivas às atuais e futuras demandas orientados por um conceito ampliado de saúde”, destacou a médica de família, ao citar desafios como o represamento assistencial imposto pela pandemia, as desigualdades sociais e a crise climática.
“A OMS nos lembra: apesar de passada a situação de emergência, continuamos a viver comum vírus que sofre mutações e pode seguir gerando a doença e mortes. A pandemia deixou marcas de profundo sofrimento na população brasileira. Um processo dramático vivido pela maioria das famílias. Isso nos impõe promover a defesa da dignidade humana e da vida. Responsabilizar sim os gestores públicos e privados, negligentes ou omissos, e recompor as políticas de direitos e proteções sociais de forma articulada, com ousadia e expectativas ampliadas.”
Edição: Maria Claudia
As informações são do Noticias R7 e Agência Brasil.
-
-
Edição Geral: JASB.
Publicação
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil - www.jasb.com.br.
****************************************************
URGENTE: Vacina é elogiada apesar de reações alérgicas graves.
Grupos no WhatsApp | Apesar de relatos sobre reação alérgica grave, a vacina contra a dengue segue sendo recomendada para todas as crianças de 10 a 14 anos.
-
-
Para infectologistas, imunizante é seguro.
Na última sexta-feira (8), o Ministério da Saúde publicou uma nota para reforçar a segurança do imunizante contra a dengue.
Pessoas tiveram alergia grave
Segundo relato do Ministério da Saúde, 16 pessoas tiveram alergia grave após serem vacinadas contra a dengue. No entanto, infectologistas ouvidos pelo jornal O Globo corroboraram com a informação sobre a segurança do imunizante.
Vacina protege em 80% contra formas sintomáticas
— A vacina continua sendo custo-benefício. Ela protege em 80% contra formas sintomáticas e 90% contra hospitalização. Esse evento continua sendo raro, e a vacinação, recomendada — disse ao jornal carioca o infectologista Julio Croda, pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e professor da Universidade Federal do Mato Grosso.
Farmacovigilância
O infectologista Alexandre Naime Barbosa, professor da Unesp Botucatu e coordenador científico da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), falou que a “farmacovigilância é muito importante nesse momento, porque eventos extremamente raros, que não aconteceram naquelas milhares de pessoas do ensaio clínico, podem acontecer”.
-
-
Eventos raros
— A farmacovigilância é muito importante nesse momento, porque eventos extremamente raros, que não aconteceram naquelas milhares de pessoas do ensaio clínico, podem acontecer. Isso é super comum — falou Barbosa ao jornal O Globo.
Reação alérgica
Para os especialistas, quase todo fármaco pode desencadear uma reação alérgica.
A secretária de Saúde do Distrito Federal, Lucilene Florêncio, contou que dos 16 casos citados pelo Ministério da Saúde, dois teriam sido registrados na capital federal.
Vacinação segura
— A situação é rara, foram dois casos em 47 mil doses aplicadas. Ainda assim, nossa vigilância está atenta e reforçamos os procedimentos. A vacinação é segura e convidamos as famílias de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos para garantir essa proteção – disse ela ao jornal carioca.
As informações são do Portal Pleno News, O Globo, Poder 360, O Antagonista, CNN Brasil e Agência Brasil.
-
-
Edição Geral: JASB.
Publicação
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil - www.jasb.com.br.
****************************************************
Que emoção! Enfermeira descobre que bebê que ajudou a nascer há 22 anos agora é sua nora
A sogra descobriu que ajudou no parto da bebê, há mais de duas décadas, que hoje é a nora dela. — Imagem/Reprodução/arquivo pessoal.
Grupos no WhatsApp | A enfermeira Mary Ann, que ajudou a fazer muitos partos nessa vida, não poderia imaginar que um bebê que ela cuidou ao nascer, cresceria e 22 anos depois iria ser a nora dela.
-
-
Momento da descoberta
O jovem casal, Kelsey Poll e Tyler West, só descobriu quando estava folheando álbuns de família, em busca de fotos para o vídeo do casamento. De repente, uma imagem em particular chamou a atenção deles.
Cuidando dos pezinhos
Mary Ann, mãe de Tyler, estava na fotografia cuidando dos pezinhos de Kelsey, quando ela era apenas um bebê recém-nascido. Para Tyler, só podia ser coisa do destino: “Parecia que era para ser assim, desde que ela nasceu”, disse ele.
Era pra ser só uma ida ao banco
O destino conspirou de maneiras inimagináveis.
O filho de Mary Ann, Tyler, cruzou o caminho de Kelsey em um banco em que ela trabalhava.
Ele ia apenas depositar um cheque, mas se apaixonou pela moça do caixa.
E o encontro que parecia ser apenas casual acabou em um namoro e depois em casamento.
-
-
Mary acalmou a mãe de Stacy
O casal enviou uma cópia da foto para todo mundo e não teve quem não ficasse chocado.
Na hora, Mary Ann ainda se lembrou do nascimento da pequena Stacy.
A mãe de Kelsey estava bem nervosa e ela ajudou a acalmá-la.
“Saber que eu estava segurando minha futura nora em meus braços, e agora aquele precioso bebê fará parte de nossa família para sempre…”, disse ela encantada.
Coincidência?
Stacy ainda encontrou um certificado que a mãe recebeu após o nascimento dela com a caligrafia de Mary Ann West.
Acharam até vídeos da família e Mary juntos, celebrando a chegada dela.
“Há algumas coisas que são muito estranhas e fortes para serem uma coincidência e é exatamente assim que me sinto aqui”, acrescentou Stacy.
É muita coincidência ou destino, na sua opinião?
Por Karen Belém
-
-
As informações são de Inside Edition.
Edição Geral: JASB.
Publicação
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil - www.jasb.com.br.
****************************************************
Médico que passava na rua salva homem de parada cardíaca na meia-maratona
A vida colocou o médico Ryan em frente a um homem que sofreu uma parada cardíaca depois de correr uma meia-maratona. — Imagem/Reprodução/Memorial Care.
Médico que passava na rua salva homem de parada cardíaca na meia-maratona
Grupos no WhatsApp | Um médico agiu rápido e conseguiu salvar um corredor que sofreu uma parada cardíaca prestes a completar uma meia-maratona. O homem foi levado para o hospital, passou por uma cirurgia e se recupera bem!
-
-
Ryan Chiu é cirurgião cardiotorácico e, na última semana, prestou atendimento onde menos esperava: na rua! A chamada de emergência ocorreu depois de Tuan Pham, um experiente corredor de 47 anos, infartar já no fim da prova. É que ele estava ansioso para encontrar o filho na linha de chegada.
“Tudo que me lembro é de me sentir bem e depois acordar no hospital. Não tenho ideia do que aconteceu”, disse Tuam. Apesar de não se lembrar, o responsável por salvar sua vida foi Ryan. O médico fez a RCP – ressuscitação cardiopulmonar – e chamou a ambulância!
Experiente corredor
Apesar do infarto, Tuan é um experiente corredor.
Era a 6ª meia-maratona dele, nos últimos três anos, e dessa vez uma ocasião muito especial: seu filho corria junto!
O garoto já tinha terminado a prova e esperava o pai, que estava prestes a acabar.
A vida resolveu pregar um susto e o encontro dos dois teve que ser adiado um pouquinho.
-
-
Tuan bambeou e apagou, mas caiu nos pés de um anjo. Era Ryan, que estava saindo de um museu com a família.
“Intervenção divina”
Para o corredor, encontrar Ryan aleatoriamente ali foi algo a mais.
“Houve alguma intervenção divina. Quero dizer, alguém nos colocou lá juntos”, contou.
Ryan percebeu a hora que o corredor tropeçou e caiu bem na sua frente.
-
-
Rapidamente ele percebeu que se tratava de uma parada cardíaca e iniciou os primeiros socorros.
“Estremeço ao pensar que se tivéssemos saído um pouco mais cedo, eu nunca o teria visto cair”, disse o doutor.
Assim que a ambulância chegou, Ryan entrou em seu carro e acompanhou o automóvel até o hospital.
Cirurgia arterial
No hospital, Tuan descobriu que tinha uma doença arterial coronária grave.
Era necessário uma cirurgia, realizada por Ryan, de uma tripla ponte de safena.
“Estar vivo é provavelmente o melhor resultado de tudo isso”, disse o corredor.
Quando lembra, o homem ainda tem dificuldade em acreditar no que aconteceu.
--
-
“Não acredito que o único cara, o primeiro cara, que me viu cair, apareceu e me ajudou, foi um cirurgião cardíaco. Quantas são essas hipóteses?”.
No hospital, Ryan fez ainda um agrado, e presenteou Tuan com uma medalha da meia-maratona!
Agora, em recuperação, Tuan disse que não vai desistir da corrida. Ele quer voltar e completar os últimos 3 quilômetros!
Ryan conseguiu prestar os primeiros socorros, acionar a ambulância e acompanhar o corredor no hospital.
Por Vitor Guerra com informações de People.
-
-
****************************************************
50 armas naturais para vencer a gordura abdominal
Chocolate amargo - Isso mesmo, você leu certo. O chocolate amargo é realmente um grande aliado no combate à gordura abdominal, graças a alguns compostos que melhoram a digestão. Claro, não coma o comprimido inteiro! 1 ou 2 peças devem ser suficientes! Além disso, é um dos melhores alimentos para sua memória.
Amêndoas
Rico em Omega 9, ácidos graxos que ajudam a regular os níveis de açúcar no sangue.
-
-
Framboesas
As framboesas são doces, suculentas e saborosas. Os altos níveis de potássio, cálcio, luteína e zeaxantina combatem o armazenamento de gordura e são bons para a visão.
Abacate
Embora os abacates contenham muitas calorias, eles estão cheios de gorduras saudáveis que ajudam a reduzir o colesterol e a regular o açúcar no sangue. Rico em potássio, fibras e vitaminas B e E, o abacate também é um grande aliado na hora de perder peso.
Feijões
O feijão otimiza o metabolismo por ser rico em fibras e vitaminas.
-
-
Peixe branco
O peixe é uma grande fonte de proteína magra, com poucas calorias. Tente comer peixe branco pelo menos duas vezes por semana.
Pimenta
A pimenta faz com que você perca peso ao acelerar temporariamente o metabolismo. As substâncias contidas nele fazem com que a temperatura corporal aumente, o que causa suor que, por sua vez, aumenta o consumo de energia.
Linhaça
As sementes de linhaça podem ser consumidas na forma de sementes ou óleo. Elas são o complemento perfeito para sua tigela de cereal porque ajudam a combater a retenção de água, o que fará você parecer menos inchado.
Toranja
A naringenina, o poderoso flavonóide encontrado na toranja, estimula significativamente o metabolismo e a perda de gordura no fígado.
-
-
Azeite
As gorduras contidas no óleo ajudam a manter baixo o nível de colesterol ruim. O azeite de oliva extra virgem de alta qualidade, uma parte essencial da dieta mediterrânea, também tem vários outros benefícios à saúde, pois é rico em vitaminas A e E.
O gengibre pode ser comido como tempero em pó, melhor ainda, cru. A raiz de gengibre ajuda a estimular a digestão e é rica em fibras. Adicione gengibre ralado à sua xícara de chá matinal e você obterá o efeito anti-gordura máximo.
Aveia
A aveia é rica em fibras e equilibra os níveis de colesterol. Também é muito guloso, o que o torna uma ótima opção no café da manhã. Uma dieta à base de aveia pode fazer com que você perca até 3 kg por semana.
-
-
Peru
Rico em proteínas, é ideal para combater o efeito rebote. É uma carne magra que pode ser preparada de muitas maneiras deliciosas.
Cúrcuma
Em muitos países, a cúrcuma é considerada uma espécie de medicamento. Tem propriedades antibacterianas e pode ajudar a tratar problemas de estômago e até dores nas costas.
Mamão
Os mamões são ricos em fibras e pobres em calorias. Seu alto teor de potássio também é útil para melhorar a digestão e neutralizar a presença excessiva de sal no sangue.
Morangos
Essas frutas vermelhas são uma panacéia para o coração, pois estão repletas de vitaminas essenciais para a vida cotidiana. Além disso, eles estão livres de gordura e com poucas calorias, portanto, podem ser desfrutados sem culpa.
-
-
Vinagre de maçã
O vinagre contém muitas vitaminas e minerais essenciais. As mais importantes são a vitamina A e a pectina, ambas excelentes antioxidantes.
Banana
As bananas têm baixo índice glicêmico, o que as torna ideais para queimar gordura. Eles ajudam a estabilizar os níveis de açúcar no sangue e fornecem energia de liberação lenta. Eles também são uma ótima refeição antes e depois do exercício.
Canela
A canela ajuda a manter o colesterol estável. Use-o com mais frequência em suas receitas!
Café
O café é um verdadeiro queimador de gordura, mas apenas quando consumido sem leite ou açúcar. Cafeína e niacina são as principais substâncias contidas no café que ajudam a queimar a gordura corporal, aumentando o consumo de energia em até 100 k cal por dia.
-
-
Alho e cebola
Cebola pode fazer você chorar, mas também evita que "quilos extras" se acumulem! Graças à alicina neles contida, promovem boa circulação sanguínea, digestão e atuam como diuréticos.
Ervas frescas
Ervas frescas são uma ótima maneira de adicionar sabor a pratos sem gordura ou sal. O tomilho, por exemplo, é eficaz na redução da pressão arterial. O alecrim, por outro lado, estimula o fluxo sanguíneo, mantendo os processos metabólicos ativos. E a hortelã é particularmente útil na digestão.
Cominho
O cominho é o rei das especiarias quando se trata de tratar a indigestão. Tem um efeito calmante e relaxante no estômago e intestinos.
Pão integral
O pão feito com farinha integral é uma opção muito mais saudável do que o pão branco devido ao seu alto teor de fibras. Comer alimentos ricos em fibras fará com que você se sinta mais satisfeito; portanto, você não vai exagerar na mesa.
-
-
Cítricos
Eles são facilmente digeríveis e cheios de vitamina C, e ajudam a metabolizar a gordura mais rapidamente.
Leite de coco
O leite de coco, por exemplo, tem um efeito particularmente positivo no metabolismo. É rico em triglicerídeos, que o corpo usa para obter energia, metabolizando a gordura mais rapidamente.
Quinoa
A quinoa é rica em proteínas, fibras e vitaminas. É um ótimo substituto para macarrão e arroz, que contém mais açúcar e pode engordar. É também um alimento que o ajudará a dormir melhor.
Frutas secas
Quando consumidos com moderação, os frutos secos são um lanche muito saudável. Eles são isentos de gordura, deliciosos e fornecem magnésio e fibras. Mas, devido ao alto teor de açúcar, certifique-se de não comer mais do que um punhado por dia.
-
-
Ovos
Os ovos estimulam o corpo a queimar gordura, sem falar que têm um forte poder saciante. Ovos cozidos eliminam o inchaço e achatam a barriga.
Leite
Os laticínios com baixo teor de gordura promovem a perda de peso, acelerando o metabolismo induzido pelo cálcio.
Um copo de leite com chocolate é o lanche perfeito após o exercício ou um longo dia de trabalho.
Curry
Ele vem da Índia e é conhecido em todo o mundo por seu sabor e propriedades de queima de gordura. Em seguida, ajuda a digestão e melhora a circulação.
Maçãs
As maçãs são baixas em calorias, ricas em vitaminas e minerais e têm um forte poder saciante. Uma maçã é um lanche ideal e uma das melhores maneiras de manter o estômago plano e tonificado.
Cordeiro
A L-carnitina contida no cordeiro desempenha um papel importante na promoção da absorção de gordura. Pesquisadores já demonstraram que essa substância estimula significativamente a queima de gordura, passando a fornecer proteínas ao corpo.
-
-
Aipo ou salsão
O aipo é baixo em calorias e é um diurético desintoxicante de vegetais que o torna um grande aliado na perda de peso. Se você não gosta do sabor do aipo cru, experimente servi-lo com homus.
Água
Você deve beber 2 litros de água por dia, não só para hidratar, mas também para limpar seu corpo. Evite água com gás que incha o estômago.
Gorduras não saturadas
As gorduras "boas" são as insaturadas. Na verdade, existem até 13 gorduras boas que podem ser consumidas com frequência.
Smoothies verdes
Se você quer combater a gordura abdominal, é importante comer muitas frutas e vegetais todos os dias, especialmente aqueles que são ricos em fibras e, portanto, mais fáceis de digerir. Preparar um smoothie verde é a melhor maneira de obter aquela dose extra de frutas e vegetais essenciais para uma boa saúde.
-
-
Peras
As peras têm poucas calorias e são ricas em fibras! Eles não são apenas deliciosos, mas comer uma pera fresca e madura o deixará satisfeito.
Atividade física
A atividade física é claramente uma das maneiras mais eficazes de acelerar o metabolismo. O exercício constante tem um grande impacto na perda de peso (e no bem-estar geral).
Pão de centeio
Ao contrário do pão branco processado, o centeio ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue e insulina, ajudando o corpo a queimar gordura em vez de armazená-la. As muitas fibras presentes tornam-no numa escolha muito apetitosa!
Cogumelos
Os cogumelos têm uma quantidade mínima de calorias e toneladas de vitamina D. A deficiência dessa vitamina aumenta o risco de obesidade.
Frango
Rica em magnésio e vitamina C, essa carne branca é uma das mais presentes em muitas dietas.
-
-
Uvas
As uvas têm as mesmas propriedades anti-gorduras das framboesas. Coma-os sem exagerar, alternando-os.
Carne moída
A carne moída é rica em proteínas e existem muitas maneiras deliciosas de prepará-la. Outra opção ainda mais enxuta é o peru moído.
Batatas
As batatas são nossos aliados! Eles contêm amido que ajuda a combater a gordura da barriga.
Alga marinha
Pesquisas mostram que as algas são um dos piores inimigos da gordura da barriga, graças à ação de certas enzimas, ajudando-nos a absorver menos gordura em geral.
Choucroute
Se você nunca experimentou, experimente. Por ser um alimento fermentado é um ótimo suporte para a flora intestinal. Ele também contém uma bactéria saudável que melhora a digestão e elimina o inchaço.
--
-
Alcachofras
As alcachofras são autênticas máquinas anti-gordura, ajudando as células a queimar gordura.
VEJA TAMBÉM:
Espinafre
Há uma razão pela qual Popeye só comeu espinafre. Na verdade, é um alimento com calorias negativas, ou seja, faz com que a gente consuma mais calorias para digeri-lo do que as que ele traz. Eles também são ricos em antioxidantes.
Créditos: Receitas sem Fronteiras.
Receba notícias direto no celular entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
Faça o seu comentário aqui!