Após fim da onda de calor, entenda como ficará o clima no Brasil; veja previsão.
Segundo os alertas meteorológicos, a mudança no clima está prevista para começar na quinta-feira (21/3). — Imagem/Reprodução/Freepik.
Após fim da onda de calor, entenda como ficará o clima no Brasil; veja previsão.
Grupos no WhatsApp | A “bolha de calor” que ocasionou elevadas temperaturas e sensações térmicas na região Centro-Sul do Brasil está prevista para perder intensidade a partir desta quarta-feira (20).
-
-
O que diz o Inmet
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a onda de calor deu lugar a chuvas intensas em todo o país desde segunda-feira (18/3).
Mas o que isso significa para os próximos dias, além da chegada do outono? O portal Metrópoles consultou meteorologistas para esclarecer. Eles ressaltaram que as temperaturas irão gradualmente se tornar mais amenas ao longo desta semana, porém, ainda não será possível se livrar completamente do calor intenso.
Segundo os alertas meteorológicos, a mudança no clima está prevista para começar nesta quinta-feira (21/3) em algumas áreas do Brasil. A queda nas temperaturas deve iniciar pela Região Sul e, na sexta-feira (22/3), o ar frio se estenderá para o interior do país.
Ex-apresentador preso por tráfico é levado às pressas ao hospital e corre risco de amputação após incidente em cela; entenda.
De acordo com Olivio Bahia, meteorologista do Inmet, segunda seria o último dia da onda de calor — quando a temperatura fica 5 °C acima da média por período maior do que cinco dias —, mas isso “não significa que vai esfriar”.
-
-
Esse fenômeno climatológico ficou restrito ao Rio de Janeiro, ao leste do estado de São Paulo e a parte do sul e sudeste de Minas Gerais. E, no momento, outras áreas que estão quentes deixam de cumprir os critérios para estarem sob efeitos de uma onda de calor.
“Nada muito significativo em relação às temperaturas mínimas, de qualquer forma um alívio para o calor que sentíamos. Não esfria tanto, mas fica menos quente. De qualquer forma, deve ter um refresco a partir do meio da semana. Já saímos da onda de calor, até porque aumentou a nebulosidade e a instabilidade na Região Sudeste, onde já começa a chover”, diz Olívio.
Natálio Abrahão Filho, meteorologista do Climatempo, explica que o centro de alta pressão no Paraguai que estava mantendo o calor nas regiões do Centro-Sul do Brasil vai “se afastar para o oceano e formar uma espécie de desbloqueio atmosférico”, permitindo a volta das chuvas no Sul e Sudeste.
-
-
Ele reforça que as “temperaturas caem gradativamente, mas não vai acabar o calor”. Segundo Natálio, o El Niño ainda ficará ativo no Oceano Pacífico até meados de abril, quando as temperaturas nessa região ficam mais frias.
Confira o prognóstico climatológico para abril, maio e junho:
— Norte: condições favoráveis para chuva abaixo da média histórica em grande parte da região devido a possíveis impactos do El Niño. Áreas do norte de Roraima, noroeste e sudoeste do Amazonas e oeste do Acre têm previsão de chuva próxima ou acima da média durante o trimestre.
— Nordeste: condições favoráveis de chuva abaixo da média em toda a região, principalmente no centro-norte. Essas características também estão associadas aos impactos do El Niño e aquecimento anômalo das águas do oceano Atlântico Tropical Norte. Apesar desse cenário, poderá ocorrer chuvas intensas pontuais, especialmente na faixa leste da Região.
— Centro-Oeste: tendência de chuva próxima ou abaixo da média histórica em grande parte da Região. Partes de Mato Grosso do Sul podem ter chuva ligeiramente acima da climatologia prevista para o trimestre.
— Sudeste: chuva ligeiramente acima da climatologia, especialmente em áreas de São Paulo e sul de Minas Gerais. Outras áreas devem seguir a tendência de chuva próxima e ligeiramente abaixo da média
-
-
— Sul: previsão de chuva acima da média, principalmente no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A presença de massas de ar frio nos próximos meses podem provocar a queda das temperaturas.
As informações são do Portal Metrópoles.
Edição Geral: JASB.
Publicação
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil - www.jasb.com.br.
VEJA TAMBÉM:
--
- 4
****************************************************
50 armas naturais para vencer a gordura abdominal
Grupos no WhatsApp | Chocolate amargo - Isso mesmo, você leu certo. O chocolate amargo é realmente um grande aliado no combate à gordura abdominal, graças a alguns compostos que melhoram a digestão. Claro, não coma o comprimido inteiro! 1 ou 2 peças devem ser suficientes! Além disso, é um dos melhores alimentos para sua memória.
-
-
Amêndoas
Rico em Omega 9, ácidos graxos que ajudam a regular os níveis de açúcar no sangue.
Framboesas
As framboesas são doces, suculentas e saborosas. Os altos níveis de potássio, cálcio, luteína e zeaxantina combatem o armazenamento de gordura e são bons para a visão.
Abacate
Embora os abacates contenham muitas calorias, eles estão cheios de gorduras saudáveis que ajudam a reduzir o colesterol e a regular o açúcar no sangue. Rico em potássio, fibras e vitaminas B e E, o abacate também é um grande aliado na hora de perder peso.
Feijões
O feijão otimiza o metabolismo por ser rico em fibras e vitaminas.
-
-
Peixe branco
O peixe é uma grande fonte de proteína magra, com poucas calorias. Tente comer peixe branco pelo menos duas vezes por semana.
Pimenta
A pimenta faz com que você perca peso ao acelerar temporariamente o metabolismo. As substâncias contidas nele fazem com que a temperatura corporal aumente, o que causa suor que, por sua vez, aumenta o consumo de energia.
Linhaça
As sementes de linhaça podem ser consumidas na forma de sementes ou óleo. Elas são o complemento perfeito para sua tigela de cereal porque ajudam a combater a retenção de água, o que fará você parecer menos inchado.
Toranja
A naringenina, o poderoso flavonóide encontrado na toranja, estimula significativamente o metabolismo e a perda de gordura no fígado.
-
-
Azeite
As gorduras contidas no óleo ajudam a manter baixo o nível de colesterol ruim. O azeite de oliva extra virgem de alta qualidade, uma parte essencial da dieta mediterrânea, também tem vários outros benefícios à saúde, pois é rico em vitaminas A e E.
O gengibre pode ser comido como tempero em pó, melhor ainda, cru. A raiz de gengibre ajuda a estimular a digestão e é rica em fibras. Adicione gengibre ralado à sua xícara de chá matinal e você obterá o efeito anti-gordura máximo.
Aveia
A aveia é rica em fibras e equilibra os níveis de colesterol. Também é muito guloso, o que o torna uma ótima opção no café da manhã. Uma dieta à base de aveia pode fazer com que você perca até 3 kg por semana.
-
-
Peru
Rico em proteínas, é ideal para combater o efeito rebote. É uma carne magra que pode ser preparada de muitas maneiras deliciosas.
Cúrcuma
Em muitos países, a cúrcuma é considerada uma espécie de medicamento. Tem propriedades antibacterianas e pode ajudar a tratar problemas de estômago e até dores nas costas.
Mamão
Os mamões são ricos em fibras e pobres em calorias. Seu alto teor de potássio também é útil para melhorar a digestão e neutralizar a presença excessiva de sal no sangue.
Morangos
Essas frutas vermelhas são uma panacéia para o coração, pois estão repletas de vitaminas essenciais para a vida cotidiana. Além disso, eles estão livres de gordura e com poucas calorias, portanto, podem ser desfrutados sem culpa.
-
-
Vinagre de maçã
O vinagre contém muitas vitaminas e minerais essenciais. As mais importantes são a vitamina A e a pectina, ambas excelentes antioxidantes.
Banana
As bananas têm baixo índice glicêmico, o que as torna ideais para queimar gordura. Eles ajudam a estabilizar os níveis de açúcar no sangue e fornecem energia de liberação lenta. Eles também são uma ótima refeição antes e depois do exercício.
Canela
A canela ajuda a manter o colesterol estável. Use-o com mais frequência em suas receitas!
Café
O café é um verdadeiro queimador de gordura, mas apenas quando consumido sem leite ou açúcar. Cafeína e niacina são as principais substâncias contidas no café que ajudam a queimar a gordura corporal, aumentando o consumo de energia em até 100 k cal por dia.
-
-
Alho e cebola
Cebola pode fazer você chorar, mas também evita que "quilos extras" se acumulem! Graças à alicina neles contida, promovem boa circulação sanguínea, digestão e atuam como diuréticos.
Ervas frescas
Ervas frescas são uma ótima maneira de adicionar sabor a pratos sem gordura ou sal. O tomilho, por exemplo, é eficaz na redução da pressão arterial. O alecrim, por outro lado, estimula o fluxo sanguíneo, mantendo os processos metabólicos ativos. E a hortelã é particularmente útil na digestão.
Cominho
O cominho é o rei das especiarias quando se trata de tratar a indigestão. Tem um efeito calmante e relaxante no estômago e intestinos.
Pão integral
O pão feito com farinha integral é uma opção muito mais saudável do que o pão branco devido ao seu alto teor de fibras. Comer alimentos ricos em fibras fará com que você se sinta mais satisfeito; portanto, você não vai exagerar na mesa.
--
-3
Cítricos
Eles são facilmente digeríveis e cheios de vitamina C, e ajudam a metabolizar a gordura mais rapidamente.
Leite de coco
O leite de coco, por exemplo, tem um efeito particularmente positivo no metabolismo. É rico em triglicerídeos, que o corpo usa para obter energia, metabolizando a gordura mais rapidamente.
Quinoa
A quinoa é rica em proteínas, fibras e vitaminas. É um ótimo substituto para macarrão e arroz, que contém mais açúcar e pode engordar. É também um alimento que o ajudará a dormir melhor.
Frutas secas
Quando consumidos com moderação, os frutos secos são um lanche muito saudável. Eles são isentos de gordura, deliciosos e fornecem magnésio e fibras. Mas, devido ao alto teor de açúcar, certifique-se de não comer mais do que um punhado por dia.
-
-
Ovos
Os ovos estimulam o corpo a queimar gordura, sem falar que têm um forte poder saciante. Ovos cozidos eliminam o inchaço e achatam a barriga.
Leite
Os laticínios com baixo teor de gordura promovem a perda de peso, acelerando o metabolismo induzido pelo cálcio.
Um copo de leite com chocolate é o lanche perfeito após o exercício ou um longo dia de trabalho.
Curry
Ele vem da Índia e é conhecido em todo o mundo por seu sabor e propriedades de queima de gordura. Em seguida, ajuda a digestão e melhora a circulação.
Maçãs
As maçãs são baixas em calorias, ricas em vitaminas e minerais e têm um forte poder saciante. Uma maçã é um lanche ideal e uma das melhores maneiras de manter o estômago plano e tonificado.
Cordeiro
A L-carnitina contida no cordeiro desempenha um papel importante na promoção da absorção de gordura. Pesquisadores já demonstraram que essa substância estimula significativamente a queima de gordura, passando a fornecer proteínas ao corpo.
-
-
Aipo ou salsão
O aipo é baixo em calorias e é um diurético desintoxicante de vegetais que o torna um grande aliado na perda de peso. Se você não gosta do sabor do aipo cru, experimente servi-lo com homus.
Água
Você deve beber 2 litros de água por dia, não só para hidratar, mas também para limpar seu corpo. Evite água com gás que incha o estômago.
Gorduras não saturadas
As gorduras "boas" são as insaturadas. Na verdade, existem até 13 gorduras boas que podem ser consumidas com frequência.
Smoothies verdes
Se você quer combater a gordura abdominal, é importante comer muitas frutas e vegetais todos os dias, especialmente aqueles que são ricos em fibras e, portanto, mais fáceis de digerir. Preparar um smoothie verde é a melhor maneira de obter aquela dose extra de frutas e vegetais essenciais para uma boa saúde.
-
-
Peras
As peras têm poucas calorias e são ricas em fibras! Eles não são apenas deliciosos, mas comer uma pera fresca e madura o deixará satisfeito.
Atividade física
A atividade física é claramente uma das maneiras mais eficazes de acelerar o metabolismo. O exercício constante tem um grande impacto na perda de peso (e no bem-estar geral).
Pão de centeio
Ao contrário do pão branco processado, o centeio ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue e insulina, ajudando o corpo a queimar gordura em vez de armazená-la. As muitas fibras presentes tornam-no numa escolha muito apetitosa!
Cogumelos
Os cogumelos têm uma quantidade mínima de calorias e toneladas de vitamina D. A deficiência dessa vitamina aumenta o risco de obesidade.
Frango
Rica em magnésio e vitamina C, essa carne branca é uma das mais presentes em muitas dietas.
-
-
Uvas
As uvas têm as mesmas propriedades anti-gorduras das framboesas. Coma-os sem exagerar, alternando-os.
Carne moída
A carne moída é rica em proteínas e existem muitas maneiras deliciosas de prepará-la. Outra opção ainda mais enxuta é o peru moído.
Batatas
As batatas são nossos aliados! Eles contêm amido que ajuda a combater a gordura da barriga.
Alga marinha
Pesquisas mostram que as algas são um dos piores inimigos da gordura da barriga, graças à ação de certas enzimas, ajudando-nos a absorver menos gordura em geral.
Choucroute
Se você nunca experimentou, experimente. Por ser um alimento fermentado é um ótimo suporte para a flora intestinal. Ele também contém uma bactéria saudável que melhora a digestão e elimina o inchaço.
--
- 2
Alcachofras
As alcachofras são autênticas máquinas anti-gordura, ajudando as células a queimar gordura.
VEJA TAMBÉM:
Espinafre
Há uma razão pela qual Popeye só comeu espinafre. Na verdade, é um alimento com calorias negativas, ou seja, faz com que a gente consuma mais calorias para digeri-lo do que as que ele traz. Eles também são ricos em antioxidantes.
Créditos: Receitas sem Fronteiras.
Receba notícias direto no celular entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
Faça o seu comentário aqui!