Requerimento elaborado pelo JASB foi usado para garantir o 14º dos Agentes de Peixoto de Azevedo.

Requerimento elaborado pelo JASB foi usado para garantir o 14º dos Agentes de Peixoto de Azevedo.
Grupos no WhatsApp | O pagamento do IFA - Incentivo Financeiro Adicional é um direito inquestionável de cada um dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias cadastrados no CNES, um repasse realizado pelo Ministério da Saúde por meio do FNS - Fundo Nacional de Saúde.
-
-2p
Os Agentes Comunitários de Peixoto de Azevedo (MT) usaram requerimento publicado no Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil para garantir o Incentivo Adicional para todo o município.
É fundamental entendermos que o termo "14º salário" não existe! Não usem essa expressão para reivindicar o Incentivo Adicional, caso contrário terão complicações.
É com grande satisfação que noticiamos que o Editorial do Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil, continua acreditando que há como garantir os direitos da categoria em suas bases. Não podemos descentralizar as articulações nos municípios, esperando que os direitos que foram garantidos constitucionalmente sejam cumpridos, sem que ocorra o diálogo com a gestão municipal ou estadual, dependendo do caso, quer diretamente com o Secretário de Saúde ou até mesmo o administrador público municipal, o Prefeito.
-
-109
No final da noite de ontem (segunda-feira, 12/12/16), recebemos informações pelo WhatsApp (Grupo MNAS Mobilizado) de que o Requerimento do Incentivo Adicional, publicado no Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil, havia servido de instrumento para garantia desse direito aos Agentes Comunitários de Saúde de Peixoto de Azevedo, Estado do Mato Grosso.
Segue parte do diálogo que tivemos com uma das Agentes de Peixoto de Azevedo:
Confira mais informações no Canal do Incentivo www.jasb.com.br/incentivo
Confira mais informações no Canal do Incentivo www.jasb.com.br/incentivo
Acima, fragmento do diálogo estabelecido do grupo do JASB Mato Grosso.
-
-cm
Primeiro foi feito uma reunião com a Secretaria de Saúde para tratar do Incentivo Adicional. A gestão alegou que desconhecia a existência do recurso e se comprometeu a pesquisar para dialogar sobre o assunto.
O diálogo somente foi retomado depois de três meses, graças a persistência de duas ACS's, que fizeram o encaminhamento do requerimento. A categoria foi informada de que o COSEMS – Conselho de Secretarias Municipais de Saúde desconhecia o assunto. Ato que representava um tentativa de não pagar o repasse dos recursos que se destinam à categoria.
As informações passadas pela Agente Comunitária de Saúde do município, via WhatsApp deixaram claro de que foi utilizado o requerimento publicado no Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil, conforme informações elaboradas pelo editorial. Se seguiu a orientação da JASB, feito o protocolo do Requerimento do Incentivo Adicional. Prontamente a gestão não se manifestou, foi omissa ao documento.
A categoria procurou o SINDACS/MT - Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde do Estado do Mato Grosso, em busca de um posicionamento que pudesse produzir resultados, que fossem capazes de beneficiar à categoria. Posteriormente sindicato informou que encaminhou o requerimento à prefeitura, conforme o modelo que fornecemos. O sindicato informou que a municipalidade negou o recebimento do documento.
-
-115
Foi feito um novo Requerimento e encaminhado à Prefeitura pelas próprias agentes. Decorrido os dois meses, foi juntado as cópias das Atas de Reunião, os protocolo dos Requerimentos e levados pelas agentes até o Ministério Público (MP), levando as cópias das Portarias, Leis etc., que tratam do Incentivo e o extrato que comprova que houve o repasse à administração municipal.
As duas agentes de saúde solicitaram a intervenção do MP, que notificou a gestão. Esta, solicitou um prazo, em seguida enviou um ofício afirmando que o Incentivo Adicional não é para o fim requerido pelas agentes e apresentaram uma nota do COSEMS - Conselho de Secretarias Municipais de Saúde.
Decorrido o prazo para resposta, em face da situação, o prefeito deu parecer favorável, garantindo que os valores serão repassados à categoria, a quem se destina em Lei.
Foi nessas condições que nasceu o PL nº 21, de 02 de dezembro de 2016. Justamente ontem, segunda-feira, 12/12/2016, a Câmara Municipal de Vereadores de Peixoto de Azevedo aprovou o Projeto que garantiu o repasse do Incentivo Adicional, exatamente com os dados publicados no Requerimento elaborado pela JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
-
-110
Fonte: Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil - Com informações das Agentes de Saúde de Peixoto de Azevedo/MT.
Publicado em 13/12/16, às 22h43. Atualizado em 17/09/17, às 12:36.
Envie informações de sua categoria, em sua cidade à redação do JASB por e-mail: agentesdesaude(sem spam) @gmail.com ou por meio dos formulários de conato da página.
Autorizada a reprodução, desde que a fonte seja citada com o link da matéria.
Receba notícias direto no celular entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
Faça o seu comentário aqui!