Casal vende filho de oito meses para comprar iPhone 14.
Casal vende filho de oito meses para comprar iPhone 14
Grupos no WhatsApp | O caso que causou choque a nível mundial, aconteceu na Índia. Um absurdo inqualificável e que levou o editorial do JASB a investigar os fatos.
-
-
O um casal é suspeito de ter vendido o filho, de 8 meses, para comprar um iPhone 14. O caso ocorreu na região da Bengala Ocidental, leste do país. As informações são do jornal O Globo.
Os pais da criança queriam gravar vídeos em uma viagem pela região. A vizinhança passou a desconfiar que a criança havia sido vendida, porque percebeu a ausência do bebê após a compra do celular.
A mãe foi presa. O pai está foragido.
Caso do casal que vendeu bebê de oito meses para comprar iPhone tem repercussão internacional. — Foto: Reprodução/ Freepik
A vizinhança do casal, identificado pelo jornal local Times of India como Sathi e Jaydev Ghosh, passou a desconfiar depois de perceberem a ausência do bebê na casa após a compra do aparelho novo, de alto custo, vendido por em média R$ 5 mil. A mãe da criança foi presa, mas o pai segue foragido.
De acordo com a publicação, os pais não demonstraram preocupação com a distância do filho. Eles teriam tentado convencer a vizinhança de que o bebê estava passando um período com familiares, porém, as suspeitas continuaram.
-
-
Além disso, antes da venda da criança, Ghosh teria também tentado vender a filha de sete anos. O bebê foi encontrado na cidade de Khardaha, na Bengala Ocidental e a mulher que o comprou também foi presa por tráfico humano, afirma a reportagem.
Não é a primeira denúncia de crime de tráfico humano com a motivação de comprar itens materiais com o lucro na Índia. Em Jalpaiguri, também na Bengala Ocidental, um orfanato foi acusado de vender bebês por valores a partir de 100.000 rúpias indianas, equivalente a R$ 5, 8 mil.
JASB com informações do jornal local Times of India, O GLOBO e Pleno News.
Por que tirar sobrancelhas em excesso faz os pelos pararem de crescer?
Quem já teve que remover pelos da sobrancelha utilizando pinças sabe que todo o processo pode ser delicado.
--
-
Além da pequena dor sentida no momento, você pode acabar exagerando na dose e tirando partes que não gostaria de ter removido. Para piorar a situação, não são todos os pelos que voltam a crescer totalmente.
Isso pode fazer com que você desenvolva sobrancelhas finas demais e atinja um resultado longe do desejado. Então, o que exatamente a depilação faz com as sobrancelhas e qual o motivo desses fios de cabelo pararem de crescer depois que você os arranca?
Crescimento da sobrancelha
Para entendermos os efeitos da depilação na sobrancelha, antes precisamos nos aprofundar na forma como esses pelos crescem. Assim como outros pelos no corpo humano, a sobrancelha possui três estágios de crescimento: anágena, catágena e telógena.
A primeira fase é o estágio de crescimento ativo, onde as células se dividem e aumentam de número. Neste estágio, os folículos pilosos adotam uma forma de cebola e as fibras capilares começam a emergir dos folículos. Essa é uma fase que dura de dois a três meses.
Já na fase catágena, o crescimento do cabelo diminui à medida que a divisão celular e a proliferação das células que estava a pleno vigor também cai. Eventualmente, isso causa morte das células nos folículos pilosos e as estruturas em formato de cebola encolhem. Esse processo dura de duas a três semanas.
-
-
Por fim, na fase telógena, o cabelo finalmente começa a crescer e os folículos podem descansar. Para a sobrancelha, essa fase geralmente dura um pouco mais de tempo do que no couro cabeludo. Ou seja, esse processo dura quatro meses ou mais, enquanto que é de apenas dois a três meses para o couro cabeludo.
Problemas de crescimento
Ao fim desses três estágios, é comum que os fios caiam naturalmente, dando espaço para que um novo cabelo inicie seu ciclo a partir do mesmo folículo. Este ciclo de crescimento, transição, descanso e substituição continua durante toda a nossa vida, e só é possível porque os folículos são ricos em células-tronco.
As células-tronco os tornam capazes de realizar crescimento recorrente e autorrenovação. Contudo, por múltiplos motivos — envelhecimento, alterações hormonais e danos físicos —, esse ciclo pode ser interrompido. Com isso, a queda capilar se torna uma realidade cruel.
Quando os folículos pilosos são danificados, eles podem não ser mais capazes de produzir novos cabelos. A extensão do dano costuma determinar se essa condição é permanente ou não. Nesse cenário, os poros pelos quais o cabelo cresce ficam abertos e a sobrancelha só volta a crescer se a pessoa parar de arrancar os pelos por um período.
-
-
Porém, quando o ato de depilar causa danos permanentes aos folículos pilosos, esses poros ficam bloqueados com tecido cicatricial, dificultando ou impossibilitando o crescimento de novos cabelos. Logo, se você não tem em mente ter uma sobrancelha extremamente fina, é melhor tomar cuidado na hora de pegar uma pinça.
Pedro Freitas
Live Science
Imagem GettyImages
Tratamento caseiro para dor na coluna (Dicas da Fisioterapeuta)
O tratamento caseiro para dor nas costas envolvem repouso por cerca de 3 dias, uso de compressas quentes e exercícios de alongamento, pois assim é possível promover a diminuição da inflamação na coluna e, assim, aliviar a dor.
-
-
Durante o período de recuperação, não é recomendada a realização de exercícios na academia e nem caminhada, pois pode haver piora da dor.
Caso não seja observada melhora dos sintomas com essas medidas, é importante que o médico seja consultado, pois assim é possível indicar a realização de exames de imagem, como raio-X e ressonância magnética com o objetivo de identificar a causa da dor e, assim, indicar o tratamento mais adequado.
Mas de qualquer forma, antes da consulta, e para alívio da dor leve à moderada, o que se pode fazer em casa para aliviar a dor e o desconforto é:
1. Repouso
Para o repouso a pessoa deve deitar de barriga para cima, com os joelhos dobrados à 90º, mantendo as costas totalmente apoiadas na cama. Essa posição diminui a pressão sobre os discos intervertebrais e relaxa os músculos paravertebrais, localizados ao lado das vértebras da coluna.
O repouso nessa posição deve ser mantido inicialmente, e não deve passar de 5-6 dias, mas mesmo assim não deve ser total, e pessoa pode se levantar para manter algum movimento ao longo do dia, porque a inatividade completa também é prejudicial à coluna, causando maiores transtornos. Se houver dificuldade para sentar, levantar e caminhar mesmo após o repouso, recomenda-se uma consulta médica.
-
-
2. Compressa quente
As bolsas térmicas de gel que são vendidas em farmácias e lojas de produtos ortopédicos são ótimas para relaxar os músculos, promovendo alívio da dor. A bolsa morna deve ser colocada na região dolorida durante 15-20 minutos, mas deve estar envolvida numa fralda ou papel toalha, para não queimar a pele.
Mas também é possível fazer uma bolsa térmica em casa usando grãos secos, como arroz, linhaça ou sementes de abóbora, por exemplo. Basta colocar os grãos ou sementes, dentro de uma pequena fronha de travesseiro ou numa fralda, fechar bem e esquentar no micro-ondas sempre que precisar usar, durante 2-3 minutos.
O que fazer para aliviar a dor nas costas
Se houver alguma feridas nas costas que esteja avermelhada ou quente, esta compressa quente não deve ser usada porque pode agradar a inflamação, além disso também fica contraindicada em caso de febre.
3. Alongamento
Os exercícios de alongamento para coluna também são indicados porque auxiliam no combate a dor, melhoram a circulação sanguínea e promovem a elasticidade. Cada alongamento deve ser mantido por no mínimo 30 segundos, e deve ser repetido 2-3 vezes.
-
-
Para alongar é preciso:
— Deitar de barriga para cima, com os joelhos dobrados à 90 graus (a sola dos pés deve estar em contato com a cama);
— Passar as mãos por trás da perna, segurando firmemente;
— Puxar uma perna em direção ao tronco (tentando encostar a coxa no abdômen);
— Manter essa posição parada, enquanto respira tranquilamente;
— Deverá sentir as costas esticando um pouco, mas deve respeitar o limite da dor;
— Fazer apenas o alongamento com uma perna de cada vez.
Caso a pessoa sinta muita dor ou incômodo nessa posição, ou se simplesmente não for capaz de se manter nessa posição não deverá realizar este exercício, e marcar uma consulta médica. No caso de dor intensa e incapacitante este exercício é contraindicado e a compressa quente não deve trazer o alívio necessário, e por isso o tratamento deve ser orientado pelo médico ortopedista.
Quando usar remédios
Os remédios para dor na coluna só devem ser usados sob orientação médica, podendo ser recomendado o uso de pomadas anti-inflamatórias no local, devendo ser aplicado fazendo movimentos circulares até que a pele absorva completamente o produto. Emplastros também podem ser usados e normalmente trazem alívio da dor em pouco tempo, mas são mais indicados em caso de dor muscular, que pode surgir depois de fazer algum esforço físico.
-
-
Nos casos de dor intensa ou incapacitante o médico pode receitar remédios anti-inflamatórios ou até mesmo corticoides para controlar os sintomas. Depois de avaliar o resultado dos exames como a ressonância magnética pode-se chegar a conclusão de que é necessário fazer fisioterapia, que traz alívio dos sintomas, devolve a mobilidade e a capacidade de realizar suas tarefas diárias, ou de ter que fazer cirurgia, para curar definitivamente uma hérnia de disco, por exemplo. Veja como deve ser a fisioterapia para dor na coluna.
Veja como fazer essa compressa caseira, e mais dicas para aliviar a dor nas coluna neste vídeo:
Fotos: Portal Tua Saúde.
Marcelle Pinheiro, Fisioterapeuta, Tua Saúde.
VEJA TAMBÉM:
Boldo: conheça os benefícios do chá e da planta
Bom para o fígado, estômago, auxilia na má digestão e serve também como calmante. Com esses e outros tantos benefícios, não é à toa que o boldo é utilizado há muito tempo como um aliado da saúde.
-
-
Sempre presente na casa das vovós, seu famoso chá pode não curar todas as doenças do mundo, mas ajuda no tratamento e prevenção de várias delas.
O boldo é uma planta medicinal com diferentes espécies e pode ser consumida pela grande parte público por meio de chás, cápsulas ou sucos. Dois tipos, o boldo do Chile e o boldo brasileiro, são facilmente encontrados em todo o País.
Caracterizado pelo seu gosto amargo, o chá de boldo tem algumas restrições. Não é recomendável, por exemplo, consumi-lo por períodos mais longos. Além disso, deve ser evitado por crianças, gestantes, lactantes e pessoas com problemas no fígado, vesícula ou pâncreas.
A seguir, conheça um pouco mais sobre esta planta, sempre presente na casa de milhares de brasileiros.
Quais tipos de planta de boldo existem?
São, pelo menos, cinco espécies, mas as duas mais utilizadas são:
Boldo do Chile, de nome científico Peumus boldus Molina, que é originário daquele país e pode ser encontrado em lojas de produtos naturais na forma de folhas secas, em sachês para chás ou em cápsulas.
-
-
Boldo brasileiro Plectranthus barbatus, que é amplamente cultivado e encontrado em solo nacional e também tem propriedades medicinais.
São plantas resistentes à seca e ao calor e que mudam de formato de acordo com o ambiente.
Em geral, quais são os benefícios das plantas de boldo?
Auxilia situações de desconfortos gástricos, melhorando a digestão em dias de consumo de comida pesada e até mesmo em episódios de diarreias.
Possui ainda propriedades diuréticas, hepáticas, antioxidantes e anti-inflamatórias.
Para que serve e quais os benefícios do chá de boldo?
Os benefícios do chá de boldo são parecidos com o da planta de boldo, como proteção ao fígado e melhora da digestão.
Estimula ainda a produção da bile, um líquido fabricado pelo fígado, mas que fica armazenado na vesícula biliar e depois vai para o intestino. Lá, ajuda na digestão e absorção da gordura. Possui também efeito antioxidante, contribui para a redução de fungos e bactérias e tem até efeito calmante, apesar do sabor amargo.
-
-
Como fazer chá de boldo?
O chá de boldo pode ser feito com 1 colher de folha de boldo do Chile picada.
Adicione 150 ml de água já fervida, espere descansar por 5 a 10 minutos.
A recomendação de consumo é de no máximo 400 ml ao dia.
Vale ressaltar que esta é apenas uma sugestão de um dos profissionais consultados pela reportagem de VivaBem. O ideal é que o seu nutricionista prescreva a melhor forma de fazer e consumir o chá, baseando-se no seu perfil e nas suas necessidades.
Quem deve evitar o boldo? Existe contraindicação?
Não é recomendado o consumo por crianças, gestantes, lactantes, pessoas com pedra na vesícula e inflamação das vias biliares, com problemas no fígado, rins, com câncer no ducto biliar, na vesícula e no pâncreas, além daqueles que apresentam hipersensibilidade aos componentes do chá e os que fazem uso de anticoagulantes.
Chá de boldo pode provocar aborto ou é perigoso para gestantes?
Não se pode afirmar que o chá de boldo provoque aborto, como também não se pode comprovar total segurança em seu uso para gestantes. O Ministério da Saúde orienta não tomar chá de boldo durante a gravidez e na lactação.
-
-
Chá de boldo ajuda a mulher a menstruar?
Não é uma planta que apresenta esta ação.
Chá de boldo emagrece?
Não há evidências robustas de que o boldo possa melhorar o metabolismo, ajudando na redução de peso e gordura corporal.
Boldo faz mal para o coração? Pode provocar algum efeito colateral?
A princípio não faz mal para o coração, mas se a pessoa tem alguma doença cardíaca, ela precisa ser avaliada antes de consumir plantas medicinais.
Às vezes, alguma medicação que ela toma pode sofrer interferência pelo uso do boldo e aí sim desencadear malefícios e efeitos adversos indesejáveis.
O consumo prolongado de chá de boldo pode ser prejudicial?
Tanto o boldo do Chile quanto o boldo brasileiro são seguros para a maioria dos adultos quando consumidos por curto período de tempo e em pequenas doses.
Não se deve ultrapassar 4 semanas consecutivas e o ideal é usá-lo por tempo bem inferior a este, que deve ser determinado por um profissional.
Em quantidade excessiva pode causar intoxicação no fígado, náuseas, vômitos e diarreia.
-
-
Fontes: Fabrício Pires, nutricionista dos hospitais Samaritano Barra e Vitória, da Rede Américas, no Rio de Janeiro; Aline Ramalho, coordenadora de nutrição do Hospital da Bahia; e Sula de Camargo, do Conselho Regional de Nutricionistas 3ª Região SP/MS - CRN3.
Leonardo Costas colaborou para VivaBem
Chá de alecrim: 10 incríveis benefícios e como fazer
O chá de alecrim é conhecido pelo seu sabor, aroma e pelos seus benefícios para a saúde como melhora da digestão, alívio da dor de cabeça e combate ao cansaço frequente, além de também favorecer o crescimento do cabelo. Leia a matéria completa, aqui!
-
-
10 incríveis benefícios do cravo-da-Índia (e como usar)
BASEADO EM EVIDÊNCIA CIENTÍFICA - O cravinho ou cravo-da-índia, chamado cientificamente Syzygium aromaticus, tem ação medicinal sendo útil no combate a dores, infecções, e ainda ajuda a aumentar o apetite sexual, podendo ser facilmente encontrado em supermercados e drogarias em embalagens pequenas. Além disso, seu óleo essencial pode ser encontrado em lojas de produtos naturais. Leia a matéria completa, aqui!
-
-
Folhas de louro (chá de louro): para que serve e como fazer o chá
BASEADO EM EVIDÊNCIA CIENTÍFICA - O Louro é uma planta medicinal muito conhecida na gastronomia por seu sabor e aroma característico, porém, ele também pode ser utilizado no tratamento de problemas digestivos, infecções, estresse e ansiedade, por exemplo, devido às suas propriedades. Leia a matéria completa, aqui!
-
-
Receba notícias direto no celular entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
Autorizada a reprodução, desde que a fonte seja citada com o link da matéria.
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
Faça o seu comentário aqui!