Header Ads


PPA: Enfermagem reage e busca a 1ª posição na votação e já diminui a diferença entre os Agentes de Saúde.

         Agentes comunitários e de combate às endemias precisam ampliar o ritmo de votação no PPA para garantir a  1ª posição geral. — Fotomontagem JASB/Agência Brasil/PSG. 
 
PPA: Enfermagem reage e busca a 1ª posição na votação e já diminui a diferença entre os Agentes de Saúde. 
Publicado no JASB em 16.julho.2023.            

Grupos no WhatsApp | A votação do PPA - Plano Plurianual Participativo terminará nesse domingo, precisamente às 22 horas. E os profissionais da enfermagem já reagem para chegar a primeira posição, que atualmente é dos agentes de saúde. Saiba mais detalhes sobre o que está ocorrendo nessa votação.
-
-
A proposta defendida pela CONACS - Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde no PPA foi responsável pela maior Mobilização Nacional envolvendo os profissionais de saúde, de toda a história. E não é por menos que, mesmo não sendo o maior grupo profissional da saúde, os ACS/ACE conseguiram se manter na primeira posição por quase duas semanas, mesmo com o envolvimento de mais de 1,28 milhão de pessoas.

A responsabilidade do Governo com as pautas dos ACS e ACE

Como o atual Governo Federal publicou: "Por meio da plataforma digital Brasil Participativo, é possível indicar quais políticas de governo devem ser priorizadas, bem como apoiar propostas apresentadas por outras pessoas."

Na plataforma, é possível a sociedade indicar quais programas governamentais devem ser priorizados. Além disso, podem ser apresentadas propostas para o uso do orçamento federal, bem como manifestar apoio a propostas já apresentadas por outras pessoas. Isso pode ser feito bastando apenas estar logado em uma conta Gov.br.

         Agentes comunitários e de combate às endemias usam o PPA para colocar na mesa do presidente Lula as suas reivindicações. — Imagem/Reprodução/Fotos Públicas. 

Pauta defendida pela categoria de Agentes de Saúde

Neste domingo se encerrará a votação na plataforma digital Brasil Participativo, portanto, estamos na reta final da garantia de que estamos colocando na "mesa" do Governo Federal a reivindicação de nossas pautas, sabendo que ele deve se comprometer a aprová-la, não que ele tenha interesse de assim fazê-lo, mas, porque esse é o pacto que a gestão federal está fazendo, por meio do PPA. 
-
-
A mobilização da enfermagem

Ainda ontem (15/07) o editor do JASB, Samuel Camêlo, esteve dialogando com o autor da proposta da enfermagem JP de Caicó, em face do "sumiço" da proposta de sua categoria e da proposta dos ACS/ACE da votação do PPA Participativo. Foi um momento angustiante, tanto para os colegas da enfermagem quanto para os agentes de saúde. Felizmente, tudo se resolveu e a votação foi retomada por volta das 15 horas.

Hoje, os colegas da enfermagem estão mobilizados como nunca para obter votos no PPA. Estão usando todos os meios possíveis para conseguir a primeira posição, nessa reta final da votação. 

A enfermagem teve grande avanço neste domingo

A enfermagem conseguiu reduzir a distância entre a sua pauta e a defendida pela CONACS. A diferença de quase 4 mil votos, que poderia ser notada até a sexta-feira (14/07), caiu para 2 mil, nesse domingo. Com o ritmo que a votação da pauta da enfermagem adotou, se ela se mantiver, terá ultrapassado a pauta dos ACS/ACE até às 21 horas, aproximadamente.  Somente uma maior mobilização dos Agentes de Saúde poderá garantir a primeira posição até o encerramento da votação.

         Os profissionais de enfermagem vivem o drama da descaracterização do Piso, por isso, reagem de diversas formas para garantir os seus direitos. — Imagem/Reprodução/Marcelo Camargo/Agência Brasil.

O drama da enfermagem

Os profissionais da enfermagem estão vivenciando um drama lamentável. O Piso Nacional que foi aprovado no Congresso Nacional não está sendo respeitando pelos governos estaduais e municipais, menos ainda pelas empresas privadas. O posicionamento do STF - Supremo Tribunal Federal, infelizmente, acabou por descaracterizando o que foi votado e aprovado na Câmara dos Deputados e Senado Federal.  
-
-
Na realidade, o piso da enfermagem não é uma realidade, devido a pressão imposta pelo sistema. A votação do Plano Plurianual Participativo se tornou uma possibilidade de chamar a atenção do governo e demais político para o drama vivenciado pelos profissionais da enfermagem. Por esse motivo, os enfermeiros/as estão engajados em avançar para a primeira posição na votação do PPA.

A pauta unificada dos Agentes Comunitários e de Combate às endemias:

"Qualificação técnica e valorização profissional dos ACS e ACE para ampliação de serviços de saúde no SUS." Na verdade, todas as propostas defendidas pelos ACS/ACE em Brasília, foram unificadas no PPA.

Pautas que estarão na mesa do presidente da república:

— Continuação do Curso Técnico para os ACS/ACE que ainda não fizeram;

 — Três Salários para os agentes com formação técnica (como ACS/ACE ou outra área da saúde), ou formação superior;

 — Insalubridade em grau máximo, ou seja, em 40%, tanto para os ACS quanto para os ACE;

 — Desprecarização dos vínculos, ou seja, viabilizar meios para que os agentes que estão em contratação precária (contrato temporário ou qualquer outra forma que não ofereça estabilidade) sejam efetivados; 

 — Aposentadoria Especial  elaborada pela CONACS.
--
-
Como todos já possuem conhecimento, essa luta nacional não se limita ao favorecimento de um ou mais grupos específicos, mas, de todos os ACS e ACE do Brasil. Até mesmo os indivíduos que trabalham para sabotar o trabalho magnífico da CONACS será beneficiado. A Confederação Nacional não paga o mal com o mal, mas, o mal com o bem. Este é o grande exemplo a ser seguido. 

A primeira posição

Precisamos avançar, acelerar o ritmo dessa votação no PPA e garantir a primeira posição, até que a votação seja encerrada. Desta forma, estaremos estabelecendo a prioridade absoluta de todas as nossas pautas, unificadas na proposta apresentada.



PPA: Folha de S.Paulo destaca que os Agentes de Saúde estão em primeiro lugar na votação. 

         Agentes comunitários e de combate às endemias assumem a 1ª posição geral na votação do PPA. — Imagem/Reprodução/Fernando dos Anjos/Secom. 
 
Publicado no JASB em 15.julho.2023.  Atualizado em 16.julho.2023.            

Um dos maiores veículo de imprensa do Brasil, a Folha de S.Paulo usou o seu portal para falar sobre a votação do PPA - Plano Plurianual Participativo e deu destaque à posição da proposta que está em primeiro lugar, ou seja, a proposta dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias.
-
-
Proposta da CONACS sumiu da página de votação

A proposta da CONACS - Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde, no PPA, sem nenhuma justificativa lógica, foi removida do sistema de votação repentinamente, contudo, os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias conseguiram reagir e buscam manter o ritmo após o sistema voltar ao normal.

A meta de chegarmos aos 100 mil votos tornou-se uma realidade impossível de ser alcançada, sem sombra de dúvida alguma. Apesar de tal fato, os números que foram estabelecidos pelos agentes é algo surpreendente. Algo extremamente positivo, digno de reconhecimento.

Sumiço misterioso

Apenas a proposta defendida pela CONACS e a dos profissionais de enfermagem, no caso, o primeiro e segundo lugar, respectivamente, sumiram do sistema. o momento exato que tal situação ocorreu, não foi registrado, apenas o momento em que regressou, no caso, por volta das 15 horas. 

Esclarecimentos da equipe técnica

Até o momento a equipe técnica responsável pela votação no PPA - Plano Plurianual Participativo não emitiu nenhuma nota, buscando esclarecer os fatos que justifiquem a remoção das propostas defendida pela CONACS e profissionais de enfermagem. Veja mais detalhes sobre o ocorrido, na matéria que publicamos, conteúdo abaixo do artigo da Folha de S. Paulo.
-
-
Confira na íntegra toda a matéria publicada pelo Portal da Folha de S.Paulo:


Pautas corporativistas lideram votação em plataforma participativa do governo federal

Na reta final do Brasil Participativo, sugestões voltadas para melhorar condições de categorias estão na ponta.
Danielle Brant, Guilherme Seto, BRASÍLIA e SÃO PAULO.

Na reta final para o encerramento do Brasil Participativo, propostas focadas em melhorias para categorias como agentes comunitários de saúde, enfermeiros, servidores técnico-administrativos em educação, guardas municipais e policiais rodoviários federais lideram a votação na plataforma.
-
-
De acordo com as regras da página lançada em maio pela gestão Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para consultar a população, autores das cinco propostas mais votadas serão convidados a apresentar suas ideias durante o 3º Fórum Interconselhos, realizado em agosto, em Brasília, com a presença do presidente e de ministros.

O governo vai analisar a pertinência das 20 propostas mais votadas em cada ministério (incluindo as cinco da ponta) e decidir quais vai incorporar ao projeto de lei do plano plurianual 2024-2027, que então será enviado ao Congresso até 31 de agosto. 

O PPA estabelece as diretrizes e prioridades para a elaboração do Orçamento da União. A votação na Brasil Participativo vai até as 22h deste domingo (16).

         Agentes de saúde durante atendimento em posto de saúde no início da pandemia. — Imagem/Reprodução/Diane Sampaio/FolhaBV.

A proposta dos Agentes de Saúde

Na noite de sexta-feira (14), em primeiro lugar, com mais de 91.620 votos, estava a proposta de qualificação técnica e valorização profissional de agente comunitário de saúde e de agente de combate às endemias para ampliação de serviços de saúde no SUS.
-
-
A proposta dos profissionais de enfermagem

Em segundo lugar, com mais de 88.610 votos, estava a sugestão para aumentar o valor do piso salarial nacional dos profissionais de enfermagem. 

Enfermeiros em manifestação pelo aumento do piso da enfermagem

        Enfermeiros em manifestação pelo aumento do piso da enfermagem. — Imagem/Reprodução/Instagram/@abennacional

A terceira colocação, com 75.870 mil votos, era ocupada pela sugestão de reestruturação da carreira e recomposição salarial dos servidores técnico-administrativos em Educação das instituições federais de ensino.

Com cerca de 73.751 votos estava a sugestão de incluir as guardas municipais dentro do capítulo de segurança pública da Constituição Federal, o que daria segurança jurídica para sua atuação, defende a proposta.

E com 70.573 votos estava o aumento de cargos para a PRF (Polícia Rodoviária Federal) e a convocação de todos os 1.455 aprovados no último concurso da categoria.
-
-
Até a noite de sexta-feira, 7.600 propostas haviam sido enviadas. Segundo a pasta informou à Folha, o processo da Brasil Participativo envolveu até aqui 1 milhão de pessoas.

        O ministro Márcio Macêdo (Secretaria-Geral) durante plenária do plano plurianual. — Imagem/Reprodução/Secretaria-Geral da Presidência.

Em entrevista, o ministro Márcio Macêdo (Secretaria-Geral da Presidência) afirmou que agentes públicos de outros países procuraram o governo para entender e eventualmente replicar "uma experiência tão grandiosa e inédita" quanto essa.


"Estamos recuperando a democracia direta no país. A população está colocando as suas impressões digitais no planejamento do governo", disse. Segundo ele, propostas que ficarem de fora do Orçamento poderão ser aproveitadas pelos ministérios de outras formas, se as equipes acharem pertinente.
-
-
Portal da Folha de S.Paulo


URGENTE: Proposta da CONACS retornou à votação do PPA após ficar inacessível. Fique por dentro dos fatos ocorrido. 

        Pautas dos  Agentes de Saúde voltou à votação do PPA, após ter saído ter ficado fora do ar por um determinado tempo.  — Imagem/Reprodução/JASB.
 

Publicado no JASB  em 15.julho.2023.     

Os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias de todo o Brasil tomaram um choque, em virtude da saída da proposta da CONACS da votação do PPA - Plano Plurianual Participativo. E não foi só isso! Fique por dentro dos fatos!
-
-
A proposta dos profissionais da enfermagem, também desapareceu do sistema de votação do PPA. Tanto os agentes de saúde quanto os profissionais da enfermagem, buscaram uma  justificativa para tal situação.

O reestabelecido da Proposta dos ACS/ACE

O sistema já foi restabelecido, contudo, temos algumas informações relevantes sobre o fato corrido.

As duas propostas que desapareceram

Em decorrência do desaparecimento das duas propostas, ou seja, a da CONACS e dos profissionais de enfermagem, não foi possível manter a continuidade da votação durante determinado momento, portanto, as categorias mantiveram a mesma distância, dentro da primeira e segunda posição, dentro do quantitativo de votos.

Autor da Proposta da enfermagem

O autor da proposta da categoria da enfermagem, JP de Caicó, ligou para a coordenador do JASB, Samuel Camêlo, na busca de uma resposta e reação para o que estava ocorrendo. 

Entramos em contato com um dos responsáveis pela articulação política do Governo Federal. Passamos as informações sobre os fatos, antes do sistema ter volta ao normal.
-
-
Contato com Ilda Angélica

Após diálogo com Ilda Angélica Correia, presidente da CONACS, descrevemos os fatos e a mesma afirmou que comunicou a administração da plataforma, através da secretaria geral da presidência da república.

Houve uma grande mobilização para que os problemas fossem solucionados no menor intervalo de tempo possível.

        Com a saída temporária das propostas da CONACS e profissionais da enfermagem do  PPA, duas novas propostas subiram à posição (por pouco tempo) — Imagem/Reprodução/JASB.

Perda de votos

Com a paralisação da votação, tanto a pauta dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias  quanto a dos profissionais de enfermagem, sem dúvida alguma, ficaram paralisadas. Portanto, não foram registrados os votos do período em que a votação esteve inacessível de nenhuma das duas propostas.
-
-
Meta dos 100 mil votos

A meta dos 100 mil votos da proposta dos ACS/ACE, em face do ocorrido, pode ter ficado mais distante, em face com a inacessibilidade temporária do sistema. Contudo, ainda que não seja possível atingirmos a meta, contudo, teremos uma votação expressiva na primeira posição. O que é excelente!

Antes do sistema voltar ao normal, alguns agentes de saúde entraram em contato com coordenador do JASB para informar a situação e tentar identificar o que realmente ocorrendo. Nesse momento, precisamos retomar o ritmo da votação com toda a força possível.

Ainda temos potencial de ampliar a votação e obtermos uma expressiva margem de votos. 

Não podemos deixar que a queda do sistema nos desanime, muito pelo contrário: agora temos uma motivação extra.

Tudo o que precisamos é acreditar em nosso potencial, tendo a fé acesa, iremos mais longe do que qualquer outra categoria nas mesmas condições poderia ir.

Estaremos repassando mais informações sobre o ocorrido em matéria especial. Fiquem ligadinhos no JASB, aqui a notícia acontece em tempo real.

-
-
PPA: falta menos de 15 mil votos para proposta da CONACS encerrar o 1º lugar com 100 mil votos.

        Os Agentes de Saúde chegam na reta final da votação do PPA na primeira posição. Em Brasília, a direção da CONACS se prepara para a 2ª fase.  — Imagem/Reprodução/JASB.
 
Publicado no JASB  em 14.julho.2023.     

Votação no PPA - Quem duvidou que chegaríamos lá, não conhece a garra dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias que realmente fazem a diferença. As duas categorias se consolida na primeira posição, deixando as demais propostas a perder de vista. Contudo, a votação ainda durará até domingo (16/07). Uma ótima chance de atingirmos os 100 mil votos, desejados. 

O JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil, um grande parceiro da CONACS, disponibilizou todas as suas plataformas de Mídias Sociais para que essa maravilhosa corrida rumo ao expressivo primeiro lugar no PPA - Plano Plurianual Participativo se tornasse uma realidade. 

Juntos somos mais fortes

Disponibilizamos todas as informações necessárias em todas as plataformas de Mídias Sociais que administramos, quer no Youtube, Facebook, Telegram, WhatsApp, Twitter, além de nosso Jornal Online com notícias em tempo real e matérias exclusivas. Nós acreditamos que podemos fazer além do que acreditamos ser possível. Só no Facebook, em apenas uma das várias páginas que possuímos são quase 100 mil seguidores, além de uma comunidade com mais de 65 mil membros dentre os vários grupos que administramos.

A caminho dos 100 mil votos

A votação, que seria encerrada nessa sexta-feira (14/07), foi prorrogada até o domingo, dessa forma, ampliou-se a possibilidade de chegarmos ao encerramento da votação  com uma votação ainda mais expressiva. 

Nos mais diversos municípios brasileiros, os agentes comunitários e de combate às endemias estão fazendo a diferença com um belíssimo e expressivo trabalho na votação do Plano Plurianual Participativo. 
-
-
Avançando cada vez mais a cada dia

Os números são terrivelmente expressivos, ou seja, a aparente barreira para que chegássemos à primeira posição apenas serviu de motivação. Estamos prestes a bater os 86 mil votos.

Seja considerando as 5.872 propostas apresentadas, 826.230 participantes até o momento e, além disso,  os quase um milhão de votos. Apesar de tudo isso, estamos avançando como uma águia em seu pleno vigor.

Falta apenas 3 dias

Falta 3 dias para encerrarmos essa preciosa corrida no PPA com uma vitória histórica. Não há o que temer, não há receio que seja maior do que a ânsia de atingir os nossos objetivos. O que precisamos fazer é não reduzir o ritmo e continuar acreditando na grande vitória.

O que esse PPA significa para todos nós

Com a primeira posição, depois desses dias de grande mobilização nacional, o Governo Federal será responsável por garantir a aprovação de nossas pautas no Congresso Nacional.
-
-
As nossas pautas:

 — Continuação do Curso Técnico para os ACS/ACE que ainda não fizeram;

 — Três Salários para os agentes com formação técnica (como ACS/ACE ou outra área da saúde), ou formação superior;

 — Insalubridade em grau máximo, ou seja, em 40%, tanto para os ACS quanto para os ACE;

 — Desprecarização dos vínculos, ou seja, viabilizar meios para que os agentes que estão em contratação precária (contrato temporário ou qualquer outra forma que não ofereça estabilidade) sejam efetivados; 

 — Aposentadoria Especial  e mais benéfica para todos os agentes.

Como todos já possuem conhecimento, essa luta nacional não se limita ao favorecimento de um ou mais grupos específicos, mas, de todos os ACS e ACE do Brasil. Até mesmo os indivíduos que trabalham para sabotar o trabalho magnífico da CONACS será beneficiado. A Confederação Nacional não paga o mal com o mal, mas, o mal com o bem. Este é o grande exemplo a ser seguido. 

Para votar no PPA, basta acessar o link e votar. Se tiver alguma dúvida, veja o vídeo mais abaixo.

Envie informações de sua categoria, em sua cidade à redação do JASB por e-mail: agentesdesaude(sem spam) @gmail.com ou por meio dos formulários de conato da página.
-
-
 Receba notícias direto no celular  entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
 WhatsApp , Telegram   Facebook  ou Inscreva-se no canal do  JASB no YouTube 

JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
Tecnologia do Blogger.