Header Ads


Mogi Mirim forma 1º turma de agentes comunitários de saúde e endemia técnicos.

        1ª turma de agentes comunitários de saúde e endemia técnicos. — Imagem/Reprodução.
 
Mogi Mirim forma 1º turma de agentes comunitários de saúde e endemia técnicos.
Publicado no JASB em 12.julho.2023.           

Grupos no WhatsApp Segundo a gestão municipalista ao todo, foram 27 alunos que cursaram 10 meses de curso e mais e 1,2 mil horas/aula.
-
-
A emoção tomou conta da cerimônia de formatura da primeira turma do curso de Técnico em Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias de Mogi Mirim, realizado na manhã de segunda-feira (10), no “Salão Vermelho” da Prefeitura, no Espaço Cidadão.

Saúde com Agente

Vinte e um ACS (Agentes Comunitários de Saúde) e seis ACE (Agentes de Combate às Endemias) concluíram o curso técnico do programa “Saúde com Agente”, que faz parte da Política Nacional de Educação para a Saúde do Ministério as Saúde, em parceria com a UFRS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e Cosems (Conselho de Secretários Municipais de Saúde).

Técnicos em ACS e ACE

O curso teve a duração de 10 meses com mais de 1,2 mil horas/aula. Agora, após liberação do Ministério da Saúde, esses agentes passam a ter nível médio e serão chamados de TACSs (Técnicos de Agente Comunitário de Saúde) e TACEs (Técnicos em Agente de Combate às Endemias).

Aferir pressão arterial e  teste glicemia

Os ACS estão habilitados a realizar atribuições diversas, entre elas, aferir pressão arterial e oxigênio no sangue, além de realizar teste glicemia durante as visitas domiciliar das pessoas que necessitam deste tipo de controle.
--
- 
Professora emocionada

As preceptoras do curso, as enfermeiras Dulce Dias Andrade e Elaine Formigari, bastante emocionadas, enalteceram as 27 formandas. “Sinto vocês mais emponderadas, conscientes, maduras e preparadas para os desafios dessas profissões”, ressaltou Dulce.

Elaine completou que todas (alunas e preceptoras) cresceram juntas nesses 10 meses de curso. “Fico emocionada com o sucesso de vocês”, acrescentou. A vereadora Mara Choqueta, representando a Câmara, desejou sorte às formandas, dizendo que elas são importantíssimas para a saúde pública do Município.

A secretária de Saúde, Clara Alice Franco de Almeida Carvalho, fez questão de agradecer as preceptoras e a enfermeira Sônia Santos, no NEPH (Núcleo de Educação Permanente em Saúde), afirmando que esse curso também vai contribuir para melhorar, cada vez mais, a Saúde do Município e do país, lembrando que outros 200 mil alunos também estão se formando em várias cidades brasileiras.

Novo Curso

Clara anunciou ainda que já negocia com o Ministério da Saúde, a segunda turma do curso de técnicos em Saúde para Mogi Mirim. Por último, o prefeito Paulo Silva recordou as dificuldades que enfrentou nos anos de 1980, quando a saúde, segundio suas próprias palavras, era muito precária na cidade.
-
-
Implantação dos ACS e ACE

Também contou que em sua primeira gestão (1997-2000), implantou os ACSs e ACEs em Mogi Mirim. “Não tenho a menor dúvida de que, com esses técnicos, quem sairá ganhando serão os mogimirianos”, arrematou. No final, a formanda ACS Juliana Aparecida Soares, falando em nome dos formandos, agradeceu a todos e desejou boa sorte aos colegas.

Fala ACE

“Acho esse curso importante, pois tenho mais de 15 anos de profissão e jamais havia feito um curso. Para mim, foi ótimo”, comemorou Márcia Bernardo Guimarães, TACE. 

Fala ACS

A colega dela, Rosângela Barbosa da Silva (TACS) afirmou que o curso proporcionou um crescimento profissional a todos. “Antes, estávamos estagnadas, praticamente invisíveis em nosso trabalho”, comparou. Bruna Maiara da Silva (TACS) resumiu bem o que todas estavam sentindo: “A gente foi, finalmente, valorizada”.

Portal da Cidade Mogi Mirim

Mais dinheiro: cresce o número de cidades do Nordeste a pagar o incentivo Financeiro.

        Os agentes comunitários e de combate às endemias de todo o país contam com o pagamento do Incentivo Financeiro Adicional - IFA. — Imagem: fotomontagem Samuel Camêlo, JASB/Reprodução/Stock.

Publicado no JASB em 10.julho.2023. Atualizado em 12.julho.2023.         

Os prefeitos e secretários de saúde não estão conseguindo manter a narrativa de que os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias não possuem direito ao pagamento do IFA - Incentivo Financeiro Adicional. Entenda o caso!
-
-
Já não é possível iludir os agentes com narrativas vazias de que há brechas na lei ou que o direito não existe. Também não se sustenta a afirmação de que o recursos enviando aos municípios é para pagamento do décimo terceiro salário dos ACS e ACE. 

Um direito dos ACS/ACE

Está mais do que comprovado que Incentivo Financeiro é um direito incontestável dos agentes de saúde. Uma gratificação que chegará em boa hora, todo final de ano. 

A gestão que não paga comete crime

Se recebeu o  repasse do IFA do FNS - Fundo Nacional de Saúde, tem que pagar aos agentes de saúde. O não pagamento do Incentivo se configura como crime, podendo o administrador público municipal ser submetido a um processo administrativo e até ação penal, conforme o CPB - Código Penal Brasileiro.

A legislação brasileira é clara

O artigo 3º da Portaria MS/GM nº 674, de 03 de junho de 2003 - Ministério da Saúde, afirma  que “o incentivo adicional representa uma décima terceira parcela a ser paga para o agente comunitário de saúde”. 

Os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias fazem jus à percepção dos valores relativos ao Incentivo Financeiro Adicional referido na Portarias n.º 674/GM, de 03.06.2003; Portaria de n.º 650/2006; Portaria n.º 215/2016 (Art. 3º e 4º); Portarias n.º 1.378/2013  e Portarias n.º 1.025/GM/MS/2015 e outras. Todas do Ministério da Saúde, referentes ao repasse da União aos Municípios, estados e Distrito Federal.
-
-
Lei nº 12.994/2014, Art. 9º-D É criado incentivo financeiro para fortalecimento de políticas afetas à atuação de agentes comunitários de saúde e de combate às endemias.

Finalidade do Incentivo

O objetivo principal do incentivo é o fortalecimento das políticas alicerçadas sob a atuação dos profissionais de saúde, uma vez que eles são considerados a “porta de entrada” entre o usuário e o SUS. 

Pressão que cresce a cada dia

Quem não paga, terá que pagar. A pressão realizada pelos próprios agentes comunitários e de combate às endemias é tão grande, que não há como os gestores que recebem o repasse do Ministério da Saúde negar. 

Não cair em falsas narrativas

Somente nos municípios em que os ACS/ACE acreditaram em falsas narrativas é que a dificuldade se tornou algo real. Com toda a legislação existente, em favor dos agentes, não há como não avançar na garantia desse direito.

Pressão cresce com eleições municipais

Estamos "as portas" com eleições municipais, ou seja, no próximo ano teremos eleições para prefeitos e vereadores, portanto, nenhum administrador público municipal ou parlamentar do município quer vacilar, diante de duas categorias tão atuante entre a população. 
--
-
Agentes do povo

Os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias são profissionais do povo, que atua diretamente nas comunidades e, via de regra, tem o apoio dos comunitários.  Submeter esses profissionais a atos injustos como a negativa do acesso aos seus direitos, cria uma espécie de  "propaganda reversa," que nenhum político deseja para si. 

5 anos de espera

Os agentes de saúde (ACS e ACE) vinculados a Prefeitura de Lagoa Seca (PB), por 5 anos lutaram para garantir o pagamento do Incentivo Financeiro Adicional e, em face da persistência, acabam de garantir o pagamento. Leia a matéria completa, aqui.

Não existe mistério: a duas categorias precisam se apropriar da legislação e persistir até que o direito seja garantido. Não pode cair em narrativas falaciosas ou em notas técnicas criadas como uma cortina de fumaça, apenas para esconder o direito líquido e certo.

Cidades do Nordeste que pagam o Incentivo:

Alagoas 

AL - Olivença
AL - Belém
AL - Chã preta 
AL - Igreja Nova
AL - Japaratinga 
AL - Messias
AL - Palmeira dos Índios 
AL - Pilar 
AL - Piranhas
-
-
AL - Porto Real do Colégio
AL - Messias
AL - Monteiropolis 
AL - Taquarana (a confirmar)

Aguardamos mais informações sobre as demais cidades que pagam o benefício e ainda não fomos informados. Use o formulário de contato e nos envie quais cidades não estão na lista, contudo, realiza o pagamento. Nós agradeceremos!
Lembre-se que essas informações ajudarão outros colegas a se articularem para poder ter acesso ao Incentivo.

Bahia 

BA - Aratuipe
BA - Antas
BA - Aurelino Leal
BA - Barra do Rocha
BA - Barra da Estiva
BA - Belmonte
BA - Bom Jeus Lapa.
BA - Cachoeira
BA - Camacã 
BA - Camaçari 
BA - Canavieiras 
BA - Casa nova
BA - Caraíbas
-
-
BA - Central
BA - Correntina
BA - Cruz das Almas
BA - Dom Macedo Costa
BA - Eunápolis
BA - Euclides da Cunha
BA - Esplanada
BA - Floresta Azul
BA - Guaratinga 
BA - Mucuri
BA - Nazaré
BA - Pojuca
BA - Porto Seguro 
BA - Santa Cruz da Vitória
BA - Santa Inês 
BA - Itapebi  
BA - Itabela 
BA - Itaberaba
BA - Itagimirim                         
BA - Itapé.
BA - Itaparica
BA - Itapetinga
BA - Itanagra
BA - Itanhem
-
-
BA - Jequié
BA - Juazeiro do Norte
BA - Jussara
BA - Lajes
BA - Maracás.                           
BA - Muritiba.
BA - Muniz Ferreira
BA - Nazaré.         
BA - Primavera   
BA - Planalto               
BA - Pojuca. (Paga sem lei)
BA - Ruy Barbosa
BA - SAPEAÇU
BA - Salinas
BA - Santa Cruz
BA - Santa Cruz Cabrália 
BA - Sento-Sé - paga cerca de 70%.
BA - São Francisco do conde
BA - São Gonçalo..                                 
BA - São Miguel das Matas.                       
BA - Santo Antônio de Jesus
BA - Serrinha
BA - Simões Filho
-
-
BA - Tapiramutá
BA - Teixeira de Freitas
BA - Teodoro Sampaio
BA - Ubaira. Os ACE's Recebem desde 2015
BA - Ubatã
BA - Varzedo. 

Ceará 

CE - Abaiara
CE - Acarau
CE - Aracati
CE - Amontada
CE - Aurora
CE - Barro
CE - Baixio
CE - Barro
CE - Beberibe
CE - Brejo Santo
CE - Cariús
CE - Capistrano
CE - Caucaia
CE - Cedro
CE - Coreaú
CE - Crato
-
-
CE - Guaraciaba do Norte 
CE - Guaraciaba
CE - Groaíras
CE - Icó
CE - Independência
CE - Iguatu
CE - Ipaumirim
CE - Iraucuba
CE - Itapajé
CE - Itatira
CE - Itapipoca
CE - Itaumirim
CE - Jaguaribe
CE - Jaguaribara
CE - Jati
CE - Juazeiro do Norte
CE - Jucás
CE - Limoeiro do Norte
CE - Lavras da Mangabeira
CE - Madalena
CE - Maracanau
CE - Mangabeira
CE - Mauriti
CE - Milagres
CE - Milhã
CE - Morada Nova
-
-
CE - Morrinhos
CE - Novo Oriente
CE - Nova Russas
CE - Ocara
CE - Oros
CE - Paramoti
CE - Pacajus
CE - Pacatuba
CE - Pena Forte
CE - Pires Ferrera
CE - Porteiras
CE - Potiretama
CE - Quixadá  
CE - Quixeramobim
CE - Quiteranópolis
CE - São João do Jaguaribe 
CE - Solonópole
CE - Santa Quitéria
CE - Tauá
CE - Tejucuoca
CE - Umari 
CE - Uruburetama
CE - Umirim
CE - Varjota
--
- 
Maranhão 

MA - Aldeias Altas
MA - Água Doce do Maranhão
MA - Amarante do Maranhão
MA - Araioses
MA - Araguana  
MA - Bom Lugar 
MA - Brejo
MA - Buritirana
MA - Chapadinha
MA - Graça aranha 
MA - Davinópolis
MA - Colinas
MA - Coelho Neto
MA - Codó
MA - Coroatá
MA - Barão de Grajaú
MA - Godofredo Viana
MA - Paulo Ramos
MA - Pedreira
MA - Pinheiro
MA - Presidente Dutra
MA - Primeira Cruz
-
-
MA - Porto Rico
MA - São João dos Patos
MA - São Mateus do Maranhão
MA - Timon
MA - Zedoca

Paraíba 

PB - Alhandra
PB - Cacimba de Areia
PB - Cajazeiras 
PB - Cilinha 
PB - Lagoa Seca 
PB - Marizópolis
PB - Patos 
PB - Pocinho
PB - Riachão do poço 
PB - São Sebastião de Lagoa de Roça
PB - Juarez Távora
Ainda há várias cidades não informadas.

Pernambuco 
PE - Afrânio 
PE - Altinho
PE - Araçoiaba
PE - Araripina
PE - Bom Jardim 
-
-
PE - Cabo de Santo Agostinho
PE - Carpina
PE - Camaragibe (a confirmar)
PE - Cedro (desde 2008)
PE - Condado
PE - Custódia
PE - Gravatá
PE - Igarassu
PE - Ilha de Itamaracá
PE - Ipubi
PE - Jaboatão dos Guararapes (a confirmar)
PE - Joaquim Nabuco
PE - Lagoa Grande (ainda informe)
PE - Maria da Boa Vista
PE - Olinda
PE - Ouricuri
PE - Palmares 
PE - Paudalho (passou a ser desviado em 2017)
PE - PAULISTA
PE - Primavera  (desde 2012)
PE - Ribeirão (2018)
PE - Recife (começa a pagar em 2022 - não integral)
PE - Sirinhaém
PE - Surubim
-
-
PE - Trindade (desde 2013)
PE - Timbaúba (desde 2009)
PE - Tacaimbó (em dezembro de 2017)
PE - Verdejante
PE - Vitória de Santo Antão

Piauí 
PI - Alegrete
PI - Caldeirão Grande 
PI - Campo Maior
PI - Pimenteiras
PI - José de Freitas
PI - São Julião (paga há vários anos, possui lei municipal)
PI - Simões
PI - Padre Marcos
PI - Picos

Rio Grande do Norte
RN - Areia Branca
RN - Caicó
RN - Ceará-mirim 
RN - Mossoró
-
-
RN - Rosado
RN - São Francisco do Oeste
RN - São Tomé
RN - Sítio Novo 

Sergipe

SE - Boquim
SE - Santa Rosa de Lima
SE - Siriri
Ainda há várias cidades não informadas.

Acesse a lista completa das cidadesclicando aqui.

Envie informações de sua categoria, em sua cidade à redação do JASB por e-mail: agentesdesaude(sem spam) @gmail.com ou por meio dos formulários de conato da página.

 Receba notícias direto no celular  entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
 WhatsApp , Telegram   Facebook  ou Inscreva-se no canal do  JASB no YouTube 

Autorizada a reprodução, desde que a fonte seja citada com o link da matéria.

JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
Tecnologia do Blogger.