Saúde com Agente: Agentes concluem o Curso Técnico e recebem certificado em várias cidades
Saúde com Agente: Agentes concluem o Curso Técnico e recebem certificado em várias cidades
Grupos no WhatsApp | Aproximadamente 200 mil agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias dos mais diversos município do Brasil participaram da formação técnica do projeto Saúde com Agente, parceria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com o Ministério de Saúde e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) com o objetivo de instrumentalizar os alunos a realizar o diagnóstico das condições de vida e saúde da população do seu território de atuação, de forma articulada com profissionais da Atenção Básica.
-
-
Considerada a maior formação técnica do seguimento da Saúde da América Latina, o programa enfrentou inúmeras dificuldades, em termos de logística, contudo, a formação foi considerada exitosa pelas instituições envolvidas.
O JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil acompanhou o passo a passo da formação, preparando material, criando comunidades nas Redes Sociais, que facilitou muito a formação dos ACS/ACE. Assim foi possível reduzir os impactos das limitações da referida formação técnica.
Infelizmente, nem todos os alunos conseguiram chegar até o final dessa formação técnica. Algumas milhares de agentes ficaram sem concluir a formação, contudo, terão nova oportunidade.
Foram 08 meses de capacitação com 26 disciplinas aplicadas. Sem falar do aprendizado proporcionado pela formação. A expectativa dos alunos é que, já com o certificado em suas mãos, terá as suas vidas profissionais transformadas pelo Plano de Cargos e Salários, gerando vantagens financeiras. Sem falar da PEC 18 (Proposta de Emenda Constitucional) que visa garantir o salário base de 3 salários mínimos.
As formaturas em diversas cidades
A rede de Atenção Primária à Saúde, das mais diversas Prefeituras do país, ganha mais um reforço com a conclusão dos profissionais de saúde em cursos técnicos para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e para Agentes de Combate às Endemias (ACE) e que irão atuar em suas respectivas áreas de abrangência. Tendo concluído o cursos, que durou dez meses.
-
-
Prefeitura de Manaus
Na última sexta-feira, 30/6, foi realizada a solenidade de formatura dos participantes no auditório do Distrito de Saúde Oeste (Disa Oeste), para marcar a conclusão dos trabalhos.
O diretor do Disa Rural, Rubens Souza, que acompanhou o evento, destacou que a iniciativa do Ministério da Saúde é uma contribuição importante para a zona rural da capital.
“Essas formações, que fazem parte do projeto Saúde com Agente, habilitam os ACSs e ACEs para que atuem em uma região com muitas particularidades e desafios e os dois cursos consideraram essas singularidades. Foi uma iniciativa fundamental para reforçar as ações de promoção à saúde, prevenção de doenças e redução de riscos”, acentuou.
Para o agente comunitário de endemias Ricardo Jander Gomes, a experiência proporcionada pelo curso foi gratificante e vai resultar em muitos benefícios às comunidades que vivem na zona rural.
“Poderemos levar conhecimento e orientações para esses moradores, o que é muito gratificante. Estou feliz em poder colocar em prática esses conhecimentos”, assinalou.
A agente comunitária de saúde Aldeída Paes destacou que a formação foi importante para reforçar conhecimentos nas situações de emergência, orientando sobre as ações e esclarecendo as dúvidas sobre como agir nessas situações.
--
-
“Foi muito bom, porque estudamos sobre a importância de atuar como multiplicadores de informações e também as ações de primeiros socorros. Agradeço o apoio nos ensinamentos sobre informática, que era uma área que não dominava muito, mas que, hoje, já consigo compreender”, disse.
Texto – Tânia Brandão/Semsa - Prefeitura de Manaus - Fotos – Graziela Praia/Semsa
Prefeitura de Ipatinga
A Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria de Saúde, realizou o encerramento das atividades do curso do Projeto Saúde com Agente para os 250 Agentes Comunitários de Saúde do município, o evento foi realizado na quinta-feira (29). Os cursos de capacitação do Projeto são uma iniciativa conjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e do Ministério da Saúde.
Desde agosto de 2022, as equipes têm participado de cursos técnicos oferecidos pelo projeto, visando aprimorar sua atuação nas comunidades. Os cursos tiveram como objetivo oferecer uma base teórica sólida para a atuação desses agentes, garantindo a qualidade do trabalho desenvolvido por eles.
-
-
O secretário de Saúde de Ipatinga, Leonardo Seixas, destaca que a capacitação técnica dos agentes é uma prioridade da gestão. “Trabalhar para bem servir, este é um de nossos lemas. Neste sentido, temos procurado capacitar nossos servidores e fornecer as ferramentas necessárias para que possam desempenhar seu trabalho de forma eficiente. Assim beneficiamos diretamente a população com o trabalho realizado por eles”, enfatiza.
Segundo a diretor do Departamento de Atenção Básica de Ipatinga, Marcelo Bastos, a capacitação técnica proporcionou uma base científica para o trabalho dos agentes, que são multiplicadores de informações importantes para a sociedade. “Com o conhecimento técnico adquirido, eles estão desenvolvendo seu trabalho com mais segurança e qualidade, garantindo a efetividade das ações de saúde na comunidade”, afirma.
O projeto “Saúde com Agente” buscou capacitar agentes de saúde em todo o país, oferecendo cursos técnicos de forma gratuita para os profissionais que atuam na área. A parceria entre a UFRGS e o Ministério da Saúde teve como objetivo principal aprimorar a atuação dos agentes de saúde nas comunidades e garantir um atendimento de qualidade para toda a população.
Assessoria de Comunicação / Prefeitura Municipal de Ipatinga
--
-
Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias da cidade de Missal recebem certificação do Saúde com Agente
Em cerimônia na Secretaria de Saúde de Missal um grupo de Agentes Comunitárias de Saúde e Agentes de Combate a Endemias, receberam o certificado de conclusão do Curso técnico inicial que integra o Programa Saúde com Agente da APS (Atenção Primária em Saúde).
Agentes comunitários de saúde e de combate às endemias de Missal. — Imagem/Reprodução/Prefeitura de Missal.
Foram 08 meses de capacitação com 26 disciplinas aplicadas. Além do aprendizado gerado a partir da formação, o certificado irá contribuir nos avanços do Plano de Cargos e Salários, gerando vantagens financeiras a estes profissionais que exercem um papel fundamental na saúde local.
O curso abrange diversos aspectos da área da saúde. Os relatos dos participantes é que ampliou muito a visão quanto a atuação durante as visitas e a importância da tomada de decisão correta e o repasse de informações a quem compete os atendimentos. Os agentes estão capacitados para atarem como Educadores em Saúde.
VEJA TAMBÉM:
-
-
O Prefeito Ferrari, juntamente com a Secretária de Saúde, Silvia Maccari Petricoski, parabenizaram a todos pela conclusão e destacaram a importância da formação. "Prezamos pelo bom atendimento e temos a certeza que a população também sai beneficiada, pois, recebe uma atenção ainda mais especial", destaca Silvia.
Ferrari elogiou o empenho de todos. "Imaginamos que tenha sido um desafio muito grande e sabemos do esforço que cada um fez para concluir esta atividade", pontuou. "parabenizamos a todos reforçando que ganha com isso são vocês profissionais e a saúde de Missal", finaliza o prefeito.
Envie informações de sua categoria, em sua cidade à redação do JASB por e-mail: agentesdesaude(sem spam) @gmail.com ou por meio dos formulários de conato da página.
Receba notícias direto no celular entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
WhatsApp ,| Telegram | Facebook ou Inscreva-se no canal do JASB no YouTube
Autorizada a reprodução, desde que a fonte seja citada com o link da matéria.
-
-
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
Faça o seu comentário aqui!