Header Ads


Política - Rodrigo Pacheco fala sobre impeachment de Barroso após fala em evento da UNE.

        O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. — Imagem/Reprodução/Pedro Gontijo/Agência Senado.
 
Política - Rodrigo Pacheco fala sobre impeachment de Barroso após fala em evento da UNE.
Publicado no JASB em 14.julho.2023.           

Grupos no WhatsApp Pacheco considera fala de Barroso inadequada. Senadores de oposição pedem impeachment de ministro.
-
-
Senadores da oposição, como Hamílton Mourão (RS) e Flávio Bolsonaro (RJ), criticaram as declarações do ministro do STF, Luís Roberto Barroso, que mencionou que “nós derrotamos o Bolsonarismo”. 

De acordo com nota do STF, o ministro se referia “ao voto popular e não à atuação de qualquer instituição”. 

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, considerou as falas inadequadas e afirmou que "a arena política se resolve com as manifestações políticas e com a ação política dos sujeitos políticos".

Barroso afirmou, por meio de nota, na quinta-feira (13) que se referia ao extremismo golpista e violento que se manifestou em 8 de janeiro. Disse ainda que não pretendeu ofender os 58 milhões de eleitores do ex-presidente.

Texto de Rodrigo Resende, Rádio Senado.
--
- 
Transcrição
PRESIDENTE DO SENADO LAMENTA DECLARAÇÕES DE MINISTRO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL SOBRE BOLSONARISMO.

        Luís Roberto Barroso, ministro do Supremo Tribunal Federal. — Imagem/Reprodução/Antonio Augusto/secom/TSE.

SENADORES DE OPOSIÇÃO SUGEREM IMPEACHMENT DO MAGISTRADO. REPORTAGEM DE RODRIGO RESENDE.

Senadores da oposição sugeriram o impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, por declarações no Congresso da União Nacional dos Estudantes. Em meio a vaias de um grupo contrário à presença dele, Barroso declarou que a democracia que derrotou o Bolsonarismo permite opiniões divergentes. O senador Hamilton Mourão, do Republicanos do Rio Grande do Sul, ex-vice-presidente da República, criticou a manifestação do magistrado. 

Mourão - Quando a gente vê um ministro da Suprema Corte declarar ostensivamente que nós vencemos o bolsonarismo ... tem justiça nesse país? Não tem! E nós aqui, nós parlamentares temos o dever de enfrentar isso.

Ao citar telefonemas de senadores para que se posicionasse, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, destacou o respeito ao ministro do STF, mas declarou que as manifestações foram inoportunas. 
-
-
Mas, de fato, devo registrar que tão inadequado quanto o ataque já sofrido pelo ministro do Luís Roberto Barroso, a quem aqui manifesto meu profundo respeito, também evidentemente foi muito inadequada, inoportuna, infeliz a frase, a fala do ministro Barroso no evento da UNE em relação a um segmento político, uma ala política a qual eu não pertenço, mas, que é uma ala política. A arena política se resolve com as manifestações políticas e com a ação politica dos sujeitos políticos.

Rodrigo Pacheco espera uma retratação por Luís Roberto Barroso. O presidente do Senado destacou que vai analisar com independência qualquer pedido de impeachment contra o ministro. De acordo com nota do STF, as palavras ditas pelo ministro Barroso "se referiam ao voto popular e não à atuação de qualquer instituição”. Da Rádio Senado, Rodrigo Resende.


LOC: EM NOTA NA QUINTA-FEIRA, O MINISTRO LUÍS ROBERTO BARROSO AFIRMOU QUE UTILIZOU A EXPRESSÃO “DERROTAMOS O BOLSONARISMO”, QUANDO NA VERDADE SE REFERIA AO EXTREMISMO GOLPISTA E VIOLENTO QUE SE MANIFESTOU NO 8 DE JANEIRO E QUE CORRESPONDE A UMA MINORIA.

BARROSO DIZ QUE "JAMAIS PRETENDEU OFENDER OS 58 MILHÕES DE ELEITORES DO EX-PRESIDENTE NEM CRITICAR UMA VISÃO DE MUNDO CONSERVADORA E DEMOCRÁTICA, QUE É PERFEITAMENTE LEGÍTIMA" E QUE TEM "O MAIOR RESPEITO POR TODOS OS ELEITORES E POR TODOS OS POLÍTICOS DEMOCRATAS, SEJAM ELES CONSERVADORES, LIBERAIS OU PROGRESSISTAS".


 Receba notícias direto no celular  entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
 WhatsApp , Telegram   Facebook  ou Inscreva-se no canal do  JASB no YouTube 
-
-
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
Tecnologia do Blogger.