Header Ads


Alagoas: Conferência, Mobilização, P. C. Carreiras, Previne Brasil, insalubridade e...

        Os agentes comunitários e de combate às endemias de Alagoas buscam avançar. — Fotomontagem Samuel Camêlo, JASB.
 
Alagoas: Conferência, Mobilização, P. C. Carreiras, Previne Brasil, insalubridade e Reunião Extraordinária.
Publicado no JASB em 02.julho.2023.           

Grupos no WhatsApp | Nessa publicação do JASB, centralizamos uma série de informações relacionadas as questões que envolvem os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias do Estado de Alagoas.
-
-
12ª Conferência Municipal de Assistência Social de Maceió contou com a participação do diretor presidente do Sindacs-AL, na terça-feira (27).

Nelson Cordeiro, participou da Conferência Municipal de Assistência Social de Maceió, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes) e o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), no Centro de Convenções Ruth Cardoso, em Jaraguá.

        Nelson Cordeiro, diretor presidente do Sindacs-AL e demais colegas. — Imagem/Reprodução.

“Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos” foi o tema debatido durante o evento, voltado para os usuários dos serviços da Semdes, trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), representantes de entidades e pessoas interessadas sobre o tema.

Em 2019, Nelson Cordeiro foi presidente do CMAS. Ele informou que o momento foi muito importante para debater políticas públicas para a área. “A discussão se desenvolveu em propostas que serão enviadas para o evento a nível estadual e posteriormente a nível nacional”, explicou.
-
-
Mobilização em Teotônio Vilela cobra pagamento do terço de férias dos ACS e ACE

Nelson Cordeiro, José Vieira e Alexandre Noberto protestaram em frente à Prefeitura e à Câmara Municipal.

        Diretores do Sindacs-AL fizeram mobilização em frente a sede do Poder Executivo e em frente à Câmara Municipal. — Imagem/Reprodução.

Para tentar sensibilizar a gestão à frente da Prefeitura Municipal de Teotônio Vilela para regularizar o pagamento referente ao terço de férias dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias, o diretor do Sindacs-AL, Nelson Cordeiro, e os diretores executivos José Vieira e Alexandre Noberto, realizaram uma mobilização em frente a sede do Poder Executivo e em frente à Câmara Municipal, na manhã de terça-feira (27).

Os representantes dos trabalhadores estão solicitando o pagamento do terço de férias dos ACS’s e ACE’s e a insalubridade para os agentes que foram readaptados. De acordo com Nelson Cordeiro o prefeito João Pereira e a secretária municipal de Saúde, Izabelle Monteiro, não respondem aos requerimentos e não atendeu a comissão.
--
-
“Os trabalhadores estão indignados. Estamos solicitando do prefeito e da secretária que nos dê uma solução sobre o pagamento do terço de férias, que está sendo feita de forma parcelada; e também estamos cobrando o pagamento da insalubridade dos agentes que foram readaptados”; explico.


O Sindicato continua mobilizado e na luta pela garantia dos direitos dos agentes.

A minuta do PCC é entregue a gestão municipal de Água Branca.

        Projeto de Lei para o Plano de Cargos e Carreiras foi entregue a secretária de saúde. — Imagem/Reprodução.

Diretor executivo Mário Júnior entregou projeto de lei para o Plano de Cargos e Carreiras para a secretária de saúde.

Com o objetivo de fortalecer as políticas públicas de valorização da carreira dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias o diretor executivo do Sindacs-AL, Mário Júnior, e a agente Gilcimana Damasceno entregaram na quarta-feira (21) a minuta do Plano de Cargos e Carreiras da Saúde de Água Branca para a secretária municipal de Saúde Glaucia Monteiro.

Mario Júnior informou que a gestora da pasta da saúde municipal irá encaminhar o documento para o prefeito Zé Carlos. “Estaremos atentos e atuantes para cobrar o estudo de impacto financeiro e garantir uma ágil tramitação para a implantação do PCC da categoria”, explicou Mário. 
-
-
Em Canapi, sindicalista solicita rateio do Previne Brasil
Diretor executivo do Sindacs-AL conversou com o secretário municipal de Saúde

        Mário Júnior cobrou o rateio do programa Previne Brasil do secretário municipal de Saúde. — Imagem/Reprodução.

O diretor executivo do Sindacs-AL, Mário Júnior, cobrou o rateio da gratificação por desempenho do programa Previne Brasil do secretário municipal de Saúde de Canapi, José Rosalvo, na quarta-feira (21).

É possível fortalecer à Atenção Primária à Saúde, através da valorização e da garantia de condições adequadas de trabalho aos ACS e ACE”, explica Mário Júnior.

Ficou definido que na próxima semana as formas do rateio serão definidas junto com o prefeito Vinicius Lima. 
-
-
Melhorias no adicional de insalubridade da categoria foram discutidas em Mata Grande
Diretor Mário Júnior participou de reunião com a secretária municipal de Saúde.

        Mário Júnior, e os agentes Rubens, Bel e Lucas se reuniram com a secretária municipal de Saúde de Mata Grande. — Imagem/Reprodução.

Na quarta-feira (21), o diretor executivo do Sindacs-AL, Mário Júnior, e os agentes Rubens, Bel e Lucas se reuniram com a secretária municipal de Saúde de Mata Grande, Sarabelle, para solicitar o aumento das alíquotas do adicional de insalubridade dos trabalhadores da saúde.

O adicional de insalubridade é um bônus garantido por lei às profissões que atuam em condições insalubres. “Em razão dos riscos inerentes às funções desempenhadas, estamos sempre na luta pela melhoria do adicional de insalubridade para os ACS e ACE. Podem contar com o Sindacs-AL!”, contou Mário Júnior.

A secretária informou que irá encaminhar a demanda ao prefeito Erivaldo Melo e ao secretário municipal de Administração José Jiordanny e solicitar o impacto financeiro para o Município.
-
-
Agente comunitário de saúde preside reunião do CES
Alex Silva presidiu a mesa da 100ª Reunião Extraordinária do Conselho Estadual de Saúde de Alagoas.

        Pela 1ª vez a categoria presidiu a mesa de uma reunião do Conselho Estadual de Saúde de Alagoas. — Imagem/Reprodução.

Os agentes comunitários de saúde de Alagoas vivenciaram um momento histórico: pela primeira vez a categoria presidiu a mesa de uma reunião do Conselho Estadual de Saúde de Alagoas (CES/AL). Nesta quarta-feira (21), o vice-presidente do CES/AL e do Sindacs-AL, Alex Silva, presidiu a mesa da 100ª Reunião Extraordinária do CES/AL, que aconteceu no auditório da ADEFAL, no Farol.

Alex ficou honrado com a missão e disse que fará o seu melhor

“É um dia histórico para os ACS e para o Conselho, que pela primeira vez tem um agente comunitário de saúde presidindo as ordens do dia. Podem ter certeza, que atuarei com empenho para garantir o fortalecimento das políticas públicas de saúde”, ressaltou.
--
- 
Durante a 100ª Reunião Extraordinária foi homologada a resolução 10 de 22 de maio de 2023, que aprovou AD Referendum do regulamento da X Conferência Estadual de Saúde e a realizou a composição das comissões permanentes do CES/AL para o biênio 2023-2025.


Nelson Cordeiro e Alex Silva participam de Assembleia Geral em Maragogi
 Categoria se reuniu para avançar nas lutas no município.

        Nelson Cordeiro e Alex Silva participaram de uma Assembleia Geral com os agentes comunitários e de combate às endemias de Maragogi. — Imagem/Reprodução.

Na terça-feira (20), o diretor presidente do Sindacs-AL, Nelson Cordeiro e o vice-presidente Alex Silva, participaram de uma Assembleia Geral com os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias de Maragogi para definir as solicitações que serão encaminhadas ao prefeito Sérgio Lira.

Aposentadoria especial, incentivo de final de ano, cursos técnicos, reestruturação do Plano de Cargos e Carreiras e o Previne Brasil foram alguns dos assuntos tratados durante a ocasião. Nelson Cordeiro explica que a união dos trabalhadores é muito importante para fortalecer a luta e conquistar maior valorização para a categoria. 

-
-
“Nos reunimos com os servidores para unir forças e alinhar as demandas para tratar com os gestores do município”, falou.

Alex Silva conta que existem promessas feitas pela gestão a frente da Prefeitura Municipal de Maragogi e é necessário que elas sejam efetivadas.  “Estamos encaminhando ofício para o prefeito e para o secretário municipal de Saúde com todas as solicitações, inclusive um estudo sobre o Previne Brasil para o valor dos agentes sejam repassados”, destacou.


Envie informações de sua categoria, em sua cidade à redação do JASB por e-mail: agentesdesaude(sem spam) @gmail.com ou por meio dos formulários de conato da página.

 Receba notícias direto no celular  entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
 WhatsApp , Telegram   Facebook  ou Inscreva-se no canal do  JASB no YouTube 

Autorizada a reprodução, desde que a fonte seja citada com o link da matéria.

JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
Tecnologia do Blogger.