Header Ads


As transformações do trabalho dos ACS, ocasionadas pela utilização dos tablets...

        Os agentes comunitários de saúde usa o tablet em suas atividades. — Foto/Reprodução.
 
As transformações do trabalho dos ACS, ocasionadas pela utilização dos tablets em visitas domiciliares.
Publicado no JASB em 3.junho.2023. Atualizado em 24.junho.2023.           

Grupos no WhatsApp A utilização dos tablets pelos agentes comunitários de saúde otimizou o atendimentos aos munícipes, projetando transformações inimagináveis.
-
-
A inclusão dos agentes comunitários no sistema que envolve uma nova realidade, sob a perspectiva da tecnologia, acabou por projetar avanços expressivos ao SUS - Sistema Único de Saúde, proporcionando que o profissional tenha mais praticidade e agilidade, na realização de suas tarefas. 

Reflexos econômicos

Conforme avaliação realizada pelo JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil em janeiro de 2022, o impacto positivo do trabalho realizado pelos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias gerava uma economia anual de R$ 48 bilhões aos cofres públicos públicos brasileiros. Segundo o autor da matéria, Samuel Camêlo, esse valor sofre uma majoração progressiva, se levado em conta a utilização de novas tecnologias pelos profissionais das duas categorias.

Como já foi afirmado na matéria em tela, que poderá ser acessada aqui, Há muitos questionamentos a serem feitos sobre as questões que vão muito além de valorização dos agentes comunitários e de combate às endemias, inclusive, que nos remete ao que pode ser chamado de paradoxo. Como duas categorias profissionais, mal remuneradas, que não consegue ter acesso aos seus direitos fundamentais, nesse caso, somam mais de 380 mil (entre ACS e ACE) conseguem ser protagonista de uma expressividade tão notória na produção da saúde pública? 
-
-
O papel dos  Agentes Comunitários de Saúde vai muito além da medicina preventiva, o que justifica a existência do impacto direto na economia dos recursos públicos do país. Em tempos de crise financeira, tal fato acaba por elevar a tenção entre os interesses dos trabalhadores/as e de grupos políticos, fato que acaba impedindo as melhorias da qualidade do trabalho dos agentes nos municípios. 

Melhorar a qualidade de trabalho do Agente Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias é impulsionar os resultados produzidos pelo trabalho de cada agente, em síntese, é leva-los a ter maior consciência sobre o seu papel de transformação na saúde pública brasileira. 

Prefeitura de Vitória (ES)

A agente comunitária de saúde da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Fonte Grande, Natália Santos Santana, 28 anos, descreve as facilidades que o uso do tablet trouxe para sua rotina de trabalho.

"Principalmente para atualizar o cadastro, o tablet ajuda muito. Antes tínhamos que anotar numa folha e depois atualizávamos no computador da unidade de saúde. Às vezes só precisava checar se o celular continuava o mesmo ou acrescentar contatos novos. Ficou muito mais prático", afirma Natália.

A nova ferramenta faz parte da realidade dos agentes comunitários de saúde (ACS) das unidades da Ilha do Príncipe, Fonte Grande, Bairro do Quadro e Vitória, as primeiras UBS a receberem esse investimento tecnológico.
-
-
Para a diretora da UBS de Fonte Grande, Fernanda Serafim, os tablets vieram para somar ao atendimento de forma geral. "Com ele ocorre a efetivação do cadastro no ato da busca ativa, agilizando a atualização das informações dos usuários e a programação das visitas domiciliares", explica.

Atividade dos Agentes de Saúde

A principal atividade dos Agentes de Saúde é a realização de visitas domiciliares para acompanhamento da população bem como fazer essa interlocução com a equipe da Unidade de Saúde sobre as questões dos usuários.

Dentre tantos moradores que gostam e valorizam o trabalho dos ACS está Miriam Mara Silva, 61 anos, moradora do Centro há 4 anos. "A Natália, minha agente comunitária, sempre me orienta quando tenho alguma dúvida, sobre como conseguir consulta, ou o que fazer se não puder ir a uma consulta especializada. Então o trabalho dela é muito importante pra mim", afirma.

Programa pelo tablet

A Agente Comunitária explica que programa pelo tablet as visitas domiciliares dos pacientes com mais prioridades como recém-nascidos, crianças de até dois anos, pessoas acamadas, dentre outras. Nas visitas, além de cadastrar novos pacientes ou atualizar dados,  Natália relembra a importância das consultas, das campanhas de vacinações, tira dúvidas sobre serviços ofertados pela unidade.
--
-
Agentes de Saúde utilizam tablets em visitas domiciliares

"O trabalho do ACS é bem interessante, mas há pessoas que não conhecem. E quando descobrem nosso serviço ficam muito felizes, são bem acessíveis. Isso é muito importante, principalmente para os pacientes prioritários, uma vez que eles precisam ser orientados e visitados com uma certa frequência", explica Natália.

        A utilização dos tablets pelos agentes comunitários de saúde otimizou o atendimentos aos munícipes. — Foto/Reprodução.

Jaqueline Nascimento, 18 anos, foi uma das moradoras que conheceu o trabalho dos ACS ao mudar-se de outro município para a capital com seu filho Hyan, de um ano de idade. "As visitas me lembram que eu preciso me cuidar, de que preciso marcar consultas, levar meu filho pra tomar vacina. É muito bom ter a Natália aqui", declarou.

Investimento
A Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (Semus) vem investimento fortemente em tecnologia e melhores equipamentos. Neste ano, a Semus adquiriu 1.900 computadores de última geração, para modernizar todos os equipamentos da rede, um investimento de, aproximadamente, R$ 10 milhões.


Além dos ACS, os profissionais da Vigilância Sanitária de Vitória (VISA) também passaram a trabalhar com tablets, tornando a Capital o primeiro município do Estado a implantar a fiscalização digital.
-
-
Por Giovana Rebuli Santos com edição de Andreza Lopes, Prefeitura de Vitória. 
Edição geral de Samuel Camêlo.
Fotos: Prefeitura de Vitória.


Envie informações de sua categoria, em sua cidade à redação do JASB por e-mail: agentesdesaude(sem spam) @gmail.com ou por meio dos formulários de conato da página.

 Receba notícias direto no celular  entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
 WhatsApp , Telegram   Facebook  ou Inscreva-se no canal do  JASB no YouTube 

Autorizada a reprodução, desde que a fonte seja citada com o link da matéria.

JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
Tecnologia do Blogger.