Header Ads


Os lobos e a força existente na união entre os ACS e ACE.

        A dinâmica inteligente da organização dos Lobos e a organização dos agentes de saúde. Qual a relação entre elas? — Foto/Reprodução/Pixabay.
 
Os lobos e a força existente na união entre os ACS e ACE.
Publicado no JASB     

Grupos no WhatsApp Há uma explicação bastante interessante sobre o desenvolvimento e organização dos animais, que nos possibilita um aprendizado muito interessante, quando os observamos. Afirma-se que, podemos a aprender como nos organizar avaliando a organização dos lobos. Isso certamente se aplica a um comportamento espetacular identificado entre os grupos de lobos. Vejamos os detalhes!
-
-
Quando uma alcateia se desloca, os três primeiros lobos são os mais velhos ou os doentes. Isso ocorre por dois motivos principais. Em primeiro lugar, são eles que marcam o ritmo do grupo. Se fosse o contrário, os mais lentos seriam deixados para trás e perderiam o contato com a alcateia, ficando completamente expostos a ataques de outros animais. Além disso, em caso de uma emboscada, os mais velhos e os doentes sacrificam suas vidas em prol dos mais jovens.
 
Eles são seguidos pelos cinco lobos mais fortes do grupo, que defenderão a alcateia em caso de um ataque surpresa. 

No centro seguem os demais lobos e, no final do grupo, seguem os outros cinco lobos mais fortes, que protegerão o grupo de ataques vindo por trás. Por último, sozinho, segue o lobo "alfa", o líder da alcateia. Nessa posição, ele consegue controlar tudo ao seu redor, decidir a direção mais segura que o grupo deve seguir e antecipar os ataques dos predadores.
 
Em resumo, a alcateia segue o ritmo dos anciões e doentes, e respeita os comandos do líder, que impõe o espírito de grupo, não deixando ninguém para trás.
 
É interessante notar que os lobos respeitam suas diferenças. Os mais rápidos não forçam os mais lentos a mudarem, nem os abandonam. 
-
-
Os mais fortes não exigem mais força dos que são fracos, ao contrário, os protegem. Esse espírito de grupo e união é o modelo de onde devemos chegar na vida.

        Cada lobo desenvolve uma função, dentro da alcateia. — Foto/Reprodução/Pixabay.

"O verdadeiro sentido da vida não é chegar primeiro, mas chegar todos juntos ao mesmo destino".

Qual a lição que cada agentes comunitários de saúde e agente de combate a endemias pode tirar dessa lição dada pelos lobos? Sem sombra de dúvida alguma, que a união entre cada indivíduo se destaca, nessa análise. É possível afirmar que nos fortalecemos quando estamos organizados, respeitando as diferenças e limitações uns dos outros, sem a habitual luta por hegemonia (superioridade). 


Avaliando, a luta nacional pela garantia de novos direitos, quem seria os três primeiros lobos, que são os mais velhos de nosso meio? Quem seria os  lobos jovens, os mais fortes e o lobo alfa? 
-
-
Use a caixa de diálogo do Facebook, logo abaixo para deixar a sua opinião.

Deixe o seu comentário, aqui!


Conheça outras histórias extraordinárias, clique aqui.

 Receba notícias direto no celular  entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
 WhatsApp , Telegram   Facebook  ou Inscreva-se no canal do  JASB no YouTube 

Autorizada a reprodução, desde que a fonte seja citada com o link da matéria.

JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
Tecnologia do Blogger.