BRASÍLIA: CONACS defende pautas importantes dos ACS e ACE em duas frentes. Confira!
BRASÍLIA: CONACS defende pautas importantes dos ACS e ACE em duas frentes. Confira!
Grupos no WhatsApp | Enquanto a presidente da CONACS, Ilda Angélica Correia, participava da MNNPS, buscando consolidar os interesses dos quase 400 mil agentes de saúde, outros diretores da instituição se articularam com a Secretaria de Relações Sociais.
-
-
A rotina dos diretores da CONACS - Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde não é nada fácil, sabidamente requer muito jogo de cintura e o emprego de muito energia física e mental, afinal de contas, quase 400 mil agentes comunitários e agentes de combate às endemias dependem do trabalho desses diretores para garantir as suas conquistas, conforme as prioridades das pautas eleitas pelos próprios agentes.
Nesta terça-feira (23/05), Ilda Angélica participou da MNNPS - Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS. Esta Mesa é um fórum paritário que reúne gestores, prestadores de serviços e trabalhadores do SUS. A MNNP-SUS foi criada por meio da Resolução n.º 52/1993, do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e reinstalada pela Resolução CNS n.º 229/1997. Após o funcionamento por um período intermitente, a mesa assumiu caráter permanente em 2003, mediante a publicação da Resolução CNS n.º 331, de 4 de junho.
Em 14 anos de trabalhos ininterruptos, a MNNP-SUS se constituiu enquanto ferramenta importante para a Gestão do Trabalho no âmbito do SUS, firmando nove protocolos – produtos que formalizam os acordos pactuados pelos membros da mesa, oferecendo diretrizes que orientam os processos ligados à Gestão do Trabalho e aos (as) trabalhadores(as) do SUS. No início de 2019, a MNNP-SUS teve suas atividades paralisadas.
parte dos representantes da Confederação Nacional estiveram reunidos no Piauí com a secretária de Relações Sociais, Núbia Lopes e tratou de diversas pautas de interesse dos ACS e ACE, conforme informações acessadas pelo Editorial do JASB. O objetivo foi tratar de assuntos referentes à Atenção Básica.
-
-
O CNS aprovou, no dia 13 de março de 2023, a Resolução n.º 708 que “dispõe sobre a reinstalação da Mesa Nacional de Negociação Permanente do Sistema Único de Saúde”, que reinicia suas atividades com uma nova estrutura e uma composição ampliada de seus membros, definindo metodologias de trabalho que serão adotadas para a condução e implementação da agenda a ser desenvolvida nos próximos anos. E, por meio da representação da CONACS, os ACS e ACE de todo o Brasil estão fazendo parte desse momento histórico.
Diretores na segunda frente, no estado do Piauí
Enquanto isso, outros diretores da CONACS estiveram presentes numa segunda agenda. Os diretores Antônio Jorge (que também é presidente do SINDAST) e Genaldo Sousa, além deles, participaram do evento Socorro Araújo (vice-presidente do SINDAST), Silvana Carvalho, Antônio Roberto, Charles Resende, Elisa de Jesus e Marcos Aurélio.
Antônio Jorge deu ênfase a importância e necessidades do trabalho dos agentes na Atenção Primária, inclusive, valorizando a necessidade de mais incentivo financeiro. Os diretores falaram sobre a importância da necessidade de combater a precarização do trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias no Piauí.
-
-
A secretária Núbia Lopes reforçou o convite e a importância da categoria participar das discussões na Plenária do Plano Plurianual Participativo do Governo Federal, que acontecerá dia 26 de maio (sexta-feira), de 16h às 21h, no Centro de Convenções de Teresina.
Os diretores informaram nas redes sociais que farão uma intensa campanha junto à categoria para que os ACS e ACE de Teresina façam a inscrição na Plenária do Plano Plurianual Participativo do Governo Federal, e definam metas, e a principal é a Atenção Básica.
Em nota compartilhada nas redes sociais foi afirmado que "é de suma importância participar desse debate e apresentar demandas e prioridades para o bom trabalho dos ACS e ACE no Estado, assim como em todo o país."
Na próxima quarta-feira, a presidente da CONACS estará na Câmara Federal, dando continuidade as articulações em prol das pautas de interesse nacional dos ACS e ACE.
-
-
Reação: Presidente da Câmara de Petrolina criticou presidentes de Associações dos ACS e ACE.
O vereador Aero Cruz, presidente da Câmara Municipal de Petrolina se manifestou sobre o episódio envolvendo o vereador Ronaldo Silva e enviou um recado para os presidentes de associações dos ACS e ACE que, segundo ele, "aproveitaram o momento, usando a nota de repúdio, para fingir que trabalham pelos agentes de saúde." Saiba mais detalhes!
Sobre os fatos - durante a sessão de quinta-feira (18), o vereador Manoel da Acosap se pronunciou sobre a fala do colega parlamentar Ronaldo Silva, que afirmou na semana anterior, que os agentes comunitários de saúde de Petrolina “ficam comendo a boia do povo, de casa em casa, tomando café e batendo papo”. A declaração do parlamentar foi feita durante a visita de uma das diretoras do Sindicato dos Enfermeiros no Estado de Pernambuco (SEEPE), Daniele Bezerra.
Na ocasião, o vereador Silva fez um comparativo da luta dos agentes de saúde pelo Piso Salarial Nacional, contudo, caiu no erro em afirmar que o agente “não fazia nem a metade” do que o profissional de enfermagem faz.
As duas falas de Ronaldo Silva lhe custaram uma situação delicada. Houve um levante nacional por parte dos agentes comunitários e de combate às endemias, que se solidarizaram com os companheiros.
Além de usarem as redes sociais de instituições ligadas aos próprios agentes, também questionaram a fala do vereador nas mídias sociais do parlamentar. Uma pressão jamais vista pelos vereadores da cidade de Petrolina.
--
-
Reação da representação em Petrolina
O posicionamento gerou notas de repúdio de diversas associações que representam os ACS em diversos municípios brasileiros.
O presidente da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde de Petrolina (ACOSAP), o vereador de Petrolina, Manoel da Acosap, explicou que não repudiou a fala de Ronaldo, em face do conhecimento que possui sobre o trabalho do vereador.
“Eu tenho orgulho de ser agente comunitário de saúde, profissional que faz um trabalho muito importante e brilhante para a comunidade. Vereador Ronaldo Silva, eu tenho consideração a vossa excelência, eu não me acovardei. Fui pressionado pela minha categoria porque o brasil todo fez nota de repúdio para vossa excelência e a Acosap não fez e nem vai fazer. Vossa excelência já fez aqui muitos discursos a nosso favor e eu tenho coração, não vou lhe condenar por um discurso infeliz que vossa excelência fez. Vou pensar no seu lado bom”, afirmou Manoel da Acosap.
Diante dos acontecimentos, o vereador Ronaldo buscou esclarecer que brincava com o colega Manoel, contudo, reconheceu que cometeu erros ao generalizar a sua fala.
Ronaldo Silva comentou que sempre votou favoravelmente aos agentes comunitários de saúde e, em face de toda a confusão que se formou em torno de sua fala, pediu desculpas.
-
-
“Jamais passou pela minha cabeça menosprezar ninguém, nem o agente de saúde, nem o gari, qualquer profissional que seja. Quem me conhece sabe quem eu sou, se é pedra é pedra, se é água é água. Eu não arrego não. Agora, pedir desculpas e reconhecer o erro, isso também não vai tirar nada de mim, porque o povo de Petrolina sabe do meu trabalho, sabe do que eu faço dentro dessa cidade nesses três mandatos. Nada desabona a minha conduta,” frisou o vereador Ronaldo.
O vereador Aero Cruz, presidente da Câmara, parabenizou os vereadores Manoel da Acosap e Ronaldo Silva pelo posicionamento, face dos transtornos gerados.
Presidente da Câmara envia recado às lideranças
O vereador Aero Cruz mandou um recado para os presidentes de associações que, segundo ele, se aproveitaram da ocasião para fingir que trabalham pelos agentes de saúde.
Aero Cruz comentou: “Nós não podemos aceitar, quem não conhece a nossa história, não conhece o nosso trabalho, pedindo nota de repúdio para esta casa, pedir nota de repúdio por um deslize de fala de um vereador. Por isso, reconheço o trabalho de vossa excelência, Manoel da Acosap, porque conheço de perto. Reconheço o trabalho de Ilda Angélica (Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias), que roda todo o Brasil, defendendo a categoria que conseguiu emendar a Constituição Federal três vezes. E esta Casa nunca faltou aos agentes de saúde. Eu vi alguns vídeos e percebi que tem gente ali aproveitando a oportunidade, querendo fazer média com nota de repúdio e não aceito esse tipo”.
-
-
A fala do presidente da Câmara de Vereadores de Petrolina não foi generalizada, considerando que ele especificou a quem se destinava a sua crítica. Além disso, o parlamentar também reconheceu o trabalho da direção da CONACS, inclusive, citando o nome de Ilda Angélica, dando destaque e valorização ao trabalho que ela realiza.
O vereador presidente direcionou o seu questionamento aos que classificou como aproveitadores: "(...) Eu vi alguns vídeos e percebi que tem gente ali aproveitando a oportunidade, querendo fazer média com nota de repúdio e não aceito esse tipo”.
Repúdio do vereador Michael Borges, RN:
DEIXAR O SEU COMENTÁRIO AQUI!
-
-
MATÉRIA ANTERIOR
Vereador Ronaldo Silva envia pedido de desculpas aos Agentes de Saúde.
Após repercussão nacional de episódio envolvendo o vereador Ronaldo Silva e os agentes de saúde, o parlamentar reconheceu que houve erro em sua fala, sobre e apresentou retratação. Confira nessa matéria.
-
-
Após a sessão ordinária da Câmara Municipal de Petrolina (PE) de hoje (18/05), o parlamentar Ronaldo Silva (PSDB) reconheceu que cometeu um erro no episódio que gerou indignação nacional, tanto nos agentes comunitários de saúde quanto nos agentes de combate às endemias.
Já o vereador ACS Manoel Antônio Coelho Neto, Presidente da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde de Petrolina – ACOSAP, da tribuna da Câmara, declarou reconhecer a repercussão nacional do episódio ocorrido na sessão anterior, contudo, esclareceu os fatos, conforme pode ser verificado no vídeo, no final desta matéria.
Manoel da ACOSAP, como é conhecido, afirmou que a declaração de Ronaldo sobre os Agentes era de cunho cômico, ou seja, era uma brincadeira. Afirmou que o parlamentar não tinha a pretensão em desqualificar os agentes de saúde.
“Na última sessão, na palavra do vereador Ronaldo Silva ao parabenizar a categoria dos enfermeiros, ele foi infeliz quando disse que a gente (os Agentes de Saúde) só prestava para comer a boia na casa do povo. Eu sei que vossa excelência (Ronaldo) se referiu a minha pessoa em tom de brincadeira. Vossa Excelência que já fez muitos discursos a nosso favor e eu tenho coração, não vou lhe condenar, por esse discurso infeliz. Tenho certeza que as palavras que vossa excelência proferiu, não é o que Ronaldo Silva pensa da gente”, comentou na tribuna da Câmara Manoel da ACOSAP.
-
-
Segundo o vereador Manoel, a frase proferida por Ronaldo teria sido mal interpretada.
Já o vereador Ronaldo, por meio de sua assessoria de imprensa, publicou uma nota se retratando do ocorrido.
Nota do Vereador Ronaldo Silva:
Prezados Agentes de Saúde de Petrolina,
Gostaria de utilizar este espaço para me retratar e pedir desculpas pela fala que proferi recentemente em relação a vocês. Reconheço que minhas palavras foram inadequadas e por isso quero “pedir desculpas”.
É importante destacar que todos vocês, agentes de saúde e endemias, têm desempenhado um papel fundamental na promoção da saúde e no combate a diversas doenças que afetam a população. Sei que o trabalho que realizam é árduo e exige muito esforço e dedicação.
-
-
Por isso, quero enfatizar que não deveria fazer comparações entre categorias profissionais, pois reconheço a importância de cada um na luta pela saúde pública. Todos vocês são igualmente valiosos e merecem nosso respeito e admiração.
Peço desculpas a cada um de vocês que se sentiu ofendido com a minha fala, pois errei, pela interferência de um edil no momento em que completava o meu raciocínio, reconheço. Espero que possamos seguir em frente, trabalhando juntos em prol da saúde e bem-estar da população.
Atenciosamente,
Vereador Ronaldo Silva,
Petrolina, Pernambuco, 18 de maio de 2023.
____________
Vídeo: Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Petrolina - 18.05.23
Foto: Câmara Municipal de Petrolina
Fonte: JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
Envie informações de sua categoria, em sua cidade à redação do JASB por e-mail: agentesdesaude(sem spam) @gmail.com ou por meio dos formulários de conato da página.
Receba notícias direto no celular entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
Autorizada a reprodução, desde que a fonte seja citada com o link da matéria.
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
Faça o seu comentário aqui!