Os 7 Erros mais cometidos pelos Enfermeiros/as com os Agentes Comunitários de Saúde
Os 7 Erros mais cometidos pelos Enfermeiros/as com os Agentes Comunitários de Saúde
Grupos no WhatsApp | Nesse vídeo o agentes comunitários de saúde Léo Sobral, comentará sobre os sete erros dos profissionais de enfermagem com os agentes comunitários.
-
-
O JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil tem dado uma forcinha especial a alguns colegas youtuber, considerado a natureza e qualidade do material produzido.
No vídeo, selecionado pelo nosso editorial, Léo Sobral faz uma abordagem bastante pertinente ao trabalho dos ACS. Nesse caso, esclarecendo sobre os sete erros mais comuns praticados pelos profissionais de enfermagem, na relação com a categoria de ACS.
O autor do vídeo adverte: "É importante reconhecer que cada situação é única e nem todos os enfermeiros cometem os mesmos erros, aqui estão sete erros comuns, que alguns enfermeiros podem cometer no trato com os agentes comunitários de saúde."
Confira os erros indicados por Léo Sobral e acompanhe os esclarecimentos dele no vídeo, logo abaixo.
1. Ausência de supervisão adequada:
Não fornecer orientação adequada e supervisão regular aos agentes comunitários, o que pode prejudicar seu desempenho e desenvolvimento profissional;
2. Falta de comunicação efetiva:
Não fornecer informações claras e atualizadas aos agentes comunitários, o que pode levar a mal entendimentos e falta de alinhamento nas atividades;
-
-
3. Desvalorização e falta de reconhecimento:
Não reconhecer o trabalho árduo e as contribuições dos ACS, o que pode levar a desmotivação e baixa autoestima.
4. Falta de apoio emocional:
Não oferecer apoio emocional aos ACS, que muitas vezes trabalham em comunidades desafiadoras e podem enfrentar situações estressantes. Isso pode afetar negativamente sua saúde mental e bem-estar.
5. Falta de reconhecimento da expertise:
Não reconhecer a experiência e conhecimento dos ACS sobre a comunidade em que trabalha, o que pode levar a decisões inadequadas e falta de aproveitamento de seu potencial.
6. Sobrecarga de trabalho:
Atribuir uma carga excessiva de trabalho aos ACS, sem considerar sua capacidade e limitações, o que pode resultar em estresse e exaustão.
-
-
7. Falta de inclusão e trabalho em equipe:
Não envolver os ACS em processo de tomada de decisão e planejamento, o que pode diminuir seu senso de pertencimento e afetar negativamente a eficácia das intervenções comunitárias.
Esses são os 7 erros cometidos pelos enfermeiros com os ACS, destacados pelo youtuber.
Desafios do agente comunitário de saúde
Os ACS ressaltaram as dificuldades enfrentadas para encontrar as pessoas em casa, o mau tempo, a distância entre uma casa e outra, os animais soltos, a precarização das estradas e as casas fechadas; além da vulnerabilidade social da microárea com casos de tráfico de drogas, a falta de infra-estrutura na comunidade e a ocorrência de doenças infecto-contagiosas.
O ouvir atento com esclarecimento das dúvidas, dar atenção ao problema das famílias de forma discreta e com ética profissional são condutas dos ACS para o enfrentamento das dificuldades e desafios no processo de trabalho na ESF. O papel do enfermeiro no processo de trabalho do agente comunitário perpassa o esclarecimento de dúvidas e a resolução dos problemas encontrados em cada microárea.
-
-
Confira o vídeo preparado especialmente pelo ACS Léo:
VEJA TAMBÉM:
Envie informações de sua categoria, em sua cidade à redação do JASB por e-mail: agentesdesaude(sem spam) @gmail.com ou por meio dos formulários de conato da página.
Receba notícias direto no celular entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
WhatsApp ,| Telegram | Facebook ou Inscreva-se no canal do JASB no YouTube
Autorizada a reprodução, desde que a fonte seja citada com o link da matéria.
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
Faça o seu comentário aqui!