Saúde com Agente: Como fiz a Atividade Presencial da disciplina 25
Saúde com Agente: Como fiz a Atividade Presencial da disciplina 25
Grupos no WhatsApp | No vídeo dessa publicação, produzido com muito carinho pelo nosso amigo ACS Aróvel, a disciplina 25 do Saúde com Agente fica muito mais fácil. em face da dinâmica utilizada na produção do conteúdo. Ele é impressionante!
-
-
OBJETIVO DA TAREFA 25
Conhecer a realidade municipal sobre as DCNT e suas ações de vigilância, prevenção e controle. Realizar uma visita domiciliar com uma pessoa com DCNT de seu território, compreendendo sua realidade e pactuando práticas de autocuidado.
O QUE É DCNT?
Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) são as que permanecem em uma pessoa por mais de um ano e requerem cuidados médicos e multiprofissionais contínuos; limitam as atividades do dia a dia dos pacientes; EX: DIABETES, CANCER, DOENÇAS HEPATICAS, DOENÇAS RESPIRATORIAS CRONICAS, DOENÇAS CARDIOVASCULARES, DOENÇAS HEMATOLOGICAS, HANSENIASE, DOENÇAS METABOLICAS, OBESIDADE.
COMPETENCIAS : Atuar junto às pessoas com doenças crônicas e suas famílias acolhendo suas demandas para o autocuidado.
HABILIDADES : Realizar visita domiciliar contribuindo para mudança de comportamento em pessoas com doenças crônicas.
QUAIS FATORES DE RISCO CONTRIBUI DE MAIOR IMPACTO?
TABAGISMO, DOENÇA MENTAL, INATIVIDADE DE EXERCICIO FISICO, USO ABUSIVO ALCOOL,ALIMENTAÇÃO NÃO SAUDAVEL, REDUÇÃO DO LAZER, ESTILO DE VIDA ENTRE OUTROS.
-
-
Caro ACS, esta será uma rica oportunidade de experimentar e colocar em prática o seu aprendizado. Você deverá listar algumas atividades desenvolvidas visando a prevenção e controle das DCNT no seu território de atuação e apresentar o plano de autocuidado para uma pessoa do território com DCNT, a partir do levantamento dos fatores de riscos (modificáveis, intermediários e determinantes sociais da saúde).
Listar as principais ações realizadas no seu território de atuação, voltadas para a promoção da saúde, prevenção e o controle das DCNT e de seus fatores de risco; você deve identificar ao menos duas ações voltadas para a promoção da saúde, prevenção e o controle das DCNT e de seus fatores de risco. EX: ORIENTAÇOES DE ALIMENTAÇÃO SAUDAVEL, GRUPO DE HIPERDIA, TABAGISMO, EXERCICIOS FISICOS ENTRE OUTROS.
Escolha uma pessoa de sua microárea que tenha uma doença crônica não transmissível (DCNT). Faça uma visita domiciliar, colete informações sobre os fatores de risco comportamentais modificáveis, fatores de riscos intermediários e os determinantes e condicionantes sociais da saúde. A partir dos fatores de riscos identificados, elabore uma proposta de autocuidado apoiado e apresente ao seu preceptor para posterior execução.
VEJA TAMBÉM:
FIQUE ATENTO AO CRITERIO DE AVALIAÇÃO.
Apresentou pelo menos 2 ações realizadas no seu município, voltadas para a prevenção e o controle das DCNT e de seus fatores de risco. (Até 2 pontos);
-
-
Apresentou registro da visita domiciliar realizada, com identificação dos fatores de riscos (modificáveis e intermediários) e os determinantes sociais da saúde (Até 4,0 pontos);
Apresentou proposta de plano de autocuidado apoiado com as informações coletadas (Até 4 pontos).
Confira o vídeo:
Segundo Vídeo: Sugestões para responder o Fórum da disciplina 25:
Envie informações de sua categoria, em sua cidade à redação do JASB por e-mail: agentesdesaude(sem spam) @gmail.com ou por meio dos formulários de conato da página.
Receba notícias direto no celular entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
Autorizada a reprodução, desde que a fonte seja citada com o link da matéria.
-
-
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
Faça o seu comentário aqui!