Diversas prefeituras entregaram tablets aos Agentes Comunitários e de Endemias. Confira!
Diversas prefeituras entregaram tablets aos Agentes Comunitários e de Endemias. Confira!
Grupos no WhatsApp | A Fundação Municipal de Saúde segue capacitando os profissionais. Na primeira quinzena de março, foi realizado no Núcleo de Ensino e Pesquisa – NEP, uma capacitação para os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias. Na oportunidade também foram entregues tablets novos.
-
-
A FUMSSAR – Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa – RS conta com 69 agentes de saúde e 22 agentes de endemias, que compõem a equipe multiprofissional nos serviços de atenção básica à saúde.
Os profissionais participaram do curso que teve como foco: ética profissional e relações interpessoais, fundamentos do trabalho do agente de saúde, planejamento e organização do processo de trabalho. Também foi abordado durante a atividade temas como o monitoramento e a avaliação de indicadores de saúde, imunização, noções de epidemiologia, ciclos de vida das famílias, entre outros.
Os tablets recebidos servem para o lançamento dos cadastros da população e produção das visitas. Os novos equipamentos têm o intuito de qualificar e agilizar ainda mais o trabalho realizado pelos profissionais.
Para Délcio Stefan esse é mais um avanço da Administração, “Estamos qualificando todos os setores da Fundação, agilizando os processos, digitalizando e tornando tudo mais ágil para que a população receba sempre um atendimento de excelência”.
Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), desenvolvem ações de promoção da saúde e prevenção de doenças, tendo como foco as atividades educativas em saúde, em domicílios e coletividades.
-
-
Já os agentes de Endemias (ACE), trabalham diretamente na prevenção de algumas doenças endêmicas como dengue, controle de doença de chagas, malária entre outras. Também fazem aplicação de larvicidas e inseticidas. Para mais informações a população pode entrar em contato com a Unidade de Saúde de sua referência.
Prefeitura entrega tablets para otimizar trabalho dos Agentes de Saúde em Costa Rica e garante Incentivo Municipal em dinheiro
Com objetivo de otimizar o trabalho realizado pelos ACS (Agentes Comunitários de Saúde), o Governo de Costa Rica, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a entrega de tablets para os 49 profissionais que atuam no município.
“O aparelho proporcionará aos agentes mais agilidade e eficiência na entrega de relatórios e dados coletados durante as visitas, além disso, o uso do equipamento também reflete na melhoria do atendimento à população, tornando-o mais ágil e seguro”, avalia o prefeito de Costa Rica, delegado Cleverson Alves dos Santos.
--
-
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Jovenaldo Francisco dos Santos, para o manuseio do novo equipamento, os profissionais participarão de uma capacitação promovida pela Secretaria, que também vai frisar sobre a importância do papel do Agente Comunitário de Saúde junto à equipe de trabalho e na comunidade.
“Antes, as anotações de acompanhamento eram feitas em fichas de papel e posteriormente digitadas no sistema, quando os ACS retornavam para suas unidades. Esses profissionais têm um papel importantíssimo nas ações de saúde, pois contribuem para a qualidade de vida das pessoas e da comunidade, por meio da informação acessível e também do olhar atento para a necessidade de possíveis intervenções”, ressaltou o secretário.
Conforme a coordenadora da Atenção Básica, Jessica Guimarães Costa, o investimento para aquisição dos equipamentos foi de mais de R$ 58 mil com recursos próprios do Município.
Incentivo Municipal
Durante a entrega dos equipamentos, o prefeito aproveitou para informar que vai enviar um projeto de lei para a Câmara de Vereadores propondo um incentivo mensal de R$ 400, a fim de valorizar o trabalho dos profissionais. A proposta foi aplaudida pelos ACS.
Por: Ângela Bezerra, Assessoria de Comunicação de Costa Rica.
-
-
VEJA TAMBÉM:
Agentes de Saúde usam tablet para otimizar atendimento em Vitória
Os agentes comunitários de saúde de Vitória passam a usar tablets em suas atividades de trabalho. — Foto: RedeTV.
A cidade de Vitória dá mais um importante passo na Saúde Digital!
É que os agentes de saúde já começaram a usar tablets nas visitas domiciliares. Antes, o processo era realizado em fichas de papel. Com o tablet, o agente de saúde e as equipes vão gerenciar melhor a sua população, a partir do acesso fácil a toda base de dados na Rede Bem Estar, monitorando as famílias e pessoas do seu território, por exemplo, gestantes, idosos e pessoas acamadas.
Envie informações de sua categoria, em sua cidade à redação do JASB por e-mail: agentesdesaude(sem spam) @gmail.com ou por meio dos formulários de conato da página.
Receba notícias direto no celular entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
--
-
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
Faça o seu comentário aqui!