Saúde com Agente: Programa tem destaque nacional com realização de práticas de Primeiros Socorros.
Saúde com Agente: Programa tem destaque nacional com realização de práticas de Primeiros Socorros.
Grupos no WhatsApp | Agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias estiveram reunidos, durante a semana, em mais uma etapa de capacitação ao Programa Nacional Saúde com Agente, do Ministério da Saúde.
-
-
O Saúde com Agente está na fase final e deverá formar quase 200 mil técnicos entre os agentes de saúde (ACS e ACE).
O programa é desenvolvido no formato online e habilitará os participantes a prestarem procedimentos clínicos (aferição da pressão arterial e da glicose capilar, análise da oximetria, verificação da temperatura corporal, entre outros) durante as visitas domiciliares, atendimentos que até o momento ficam reservados à equipe de enfermagem junto aos postos de saúde.
Os servidores tiveram a oportunidade de praticarem o aprendizado por meio de simulações de urgências em quadros, como por exemplo, de fraturas, desmaios, convulsões, engasgos, queimaduras, intoxicações e picadas de animais peçonhentos.
Conforme análise da equipe do editorial do JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil, a atividade com práticas de Primeiros teve destaque em inúmeros portais de notícias do país. E, assim como ocorre com os demais fatos relacionados aos ACS e ACE do território brasileiro, esse maravilhoso fato não poderia passar sem ser noticiado por nós.
Para quem não conhece o Programa Saúde com Agente, saiba que as aulas ocorrem via Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), com aplicações práticas nas unidades de lotação dos servidores e supervisão a cargo de profissionais técnicas da SMS.
-
-
No encontro presencial da semana passada, organizado pelas secretarias de saúde, houve a realização de atividades de primeiros socorros, intervenções que devem ser feitas de maneira rápida, logo após o acidente ou mal súbito, visando evitar o agravamento do problema até que um serviço especializado de atendimento chegue até o local da ocorrência.
Com a prática, espera-se que os agentes sejam capazes de salvar vidas, que estejam passando por dificuldades e que necessitem de intervenções imediatas. Diante desse fato, espera-se que cada técnico, formado pelo Programa, esteja pronto para reagir, assim que for necessário, conforme o quadro descrito nos exercícios que realizaram.
--
-
As oportunidades de práticas e aprendizados por meio de simulações de urgências, teve o objetivo de capacitar aos alunos, os tornando preparados para os quadros com os quais conviveram, durante as simulações.
Atendimento Descentralizado
Com a qualificação das 2 categoria de agentes de saúde, os municípios estarão fortalecendo a atenção primária, conduzindo mais cuidados preventivos e curativos, além das unidades de saúde da administração municipalista. O acolhimento mais amplo dos agentes diretamente nas residências dos comunitários, conforme informações correntes entre os gestores de saúde dos municípios, espera-se reduzir as agendas para os postos de saúde, fortalecendo ainda mais o vínculo dos moradores seus agentes e a unidade de referência.
VEJA TAMBÉM:
--
-
O secretário municipal da saúde de Cachoeira do Sul (RS), Marcelo Figueiró, comentou:
“Com estratégias assim contribuímos para a redução das filas em busca de atendimento, além de preservarmos a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para os casos de maior urgência.”
COMO FOI ESSA EXPERIÊNCIA EM SUA CIDADE!
JASB com informações da Prefeitura de Cachoeira do Sul (RS) e Grupo do Facebook da MNAS - Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde (comunidade com mais de 64.700 membros).
Envie informações de sua categoria, em sua cidade à redação do JASB por e-mail: agentesdesaude(sem spam) @gmail.com ou por meio dos formulários de conato da página.
Receba notícias direto no celular entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
Autorizada a reprodução, desde que a fonte seja citada com o link da matéria.
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
Faça o seu comentário aqui!