Agentes Comunitários de Saúde é encontrada sem vida.
Agentes Comunitários de Saúde é encontrada sem vida.
Grupos no WhatsApp | Uma Agente Comunitária de Saúde foi encontrada sem vida no interior de sua residência, no início da madrugada da última quarta-feira,19, no bairro Vila Nova, na cidade de Catarina (Ceará).
-
-
Segundo informações acessadas pelo editorial do JASB, trata-se da ACS Valéria Domingues Olinda. Dados que foram repassados à autoridade policial, no caso, à Polícia Militar, o filho da agente acionou o SAMU, depois de encontrá-la caída dentro do imóvel, onde residia.
Uma senhora que seria a mãe de Valéria, teria ouvido um barulho estranho na madrugada e chamou o Neto para ver o que tinha acontecido e ao verificar, percebeu que a mãe estava debruçada, e a porta estava aberta e não havia sinal de arrombamento.
Não havia sinais de violência
Segundo a Polícia Militar, no corpo de Valéria não havia sinais de violência, porém, os militares foram informados que Valéria teria trocado mensagens via whatsapp com uma pessoa, marcando para se encontrarem na noite de ontem, e com isso a morte da jovem senhora até então para a polícia era considerada morte suspeita, e por precaução a Perícia Forense foi acionada.
CAUSA MORTE
Segundo o Núcleo da Perícia Forense dos Inhamuns, a equipe da Pefoce bem como o rabecão estiveram no local constatando a causa morte, como MORTE NATURAL, não sendo necessário a condução do corpo para o IML (Instituto Médico Legal) de Tauá.
-
-
A Prefeitura de Catarina emitiu Nota de Pesar
A equipe do JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil manifesta a sua solidariedade aos familiares e amigos da ACS Valéria Domingues Olinda. Sem dúvida alguma, o legado originário de seu trabalho permanece, entre a sua comunidade e colegas de trabalho. A saudade marca o coração de seus familiares e amigos.
--
-
Município entrega bicicletas a Agentes Comunitários e de Combate às Endemias.
A Prefeitura de Rio das Ostras, por meio da Secretaria de Saúde, entregou na quinta-feira, 20 de abril, na quadra do Colégio Municipal Professora América Abdalla, em Nova Esperança, bicicletas, capacetes e cadeados antifurto com segredo aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE).
-
-
A aquisição dos equipamentos tem como intuito facilitar o deslocamento dos 195 profissionais de saúde, sendo 120 agentes comunitários de Saúde – ACS e 75 agentes de combate às endemias – ACE. Além disso, as bicicletas contribuem para a mobilidade urbana sustentável e tornam o trabalho mais eficiente e célere, aumentando o número de visitas domiciliares.
RECONHECIMENTO
“Esse é um momento de muita celebração por mais essa conquista. Os agentes fazem um trabalho muito importante para a Saúde da população, são eles que estão em contato com os moradores por meio das visitas domiciliares, identificando as necessidades de cada pessoa. A chegada das bicicletas contribuirá no atendimento das residências mais distantes”, falou o secretário de Saúde, Denilson Santa Rosa.
Para a subsecretária de Atenção Básica e Vigilância em Saúde, Jane Blanco, essa é uma data muito importante para os agentes que receberão esse instrumento de trabalho.
“As bicicletas facilitarão muito o acesso às localidades mais distantes e a toda comunidade, que antes era feito a pé. A aquisição desse instrumento era um desejo de todos. Acredito que daqui para frente mais visitas domiciliares serão realizadas e mais munícipes serão alcançados”, destacou a subsecretária Jane.
A solenidade de entrega contou ainda com a presença do subsecretário de Atenção Especializada da Saúde, Eduardo Faria e demais representantes da Saúde Municipal.
--
-
ATUAÇÃO DOS AGENTES
Atualmente, os agentes de saúde estão distribuídos pelas localidades do Âncora, Balneário das Garças, Balneário Remanso, Bosque da Praia, Cantagalo, Casa Grande, Cidade Beira Mar, Cidade Praiana, Enseada das Gaivotas, Extensão do Bosque, Extensão Novo Rio das Ostras, Gelson Apicelo, Liberdade, Mar do Norte, Nova Aliança, Nova Cidade, Nova Esperança, Novo Rio das Ostras, Operário, Parque Zabulão, Peroba, Praia Mar, Recanto, Rocha Leão e Village. Em média, 66 mil pessoas são beneficiadas pelo trabalho desses profissionais que atuam rotineiramente em todo Município.
Para a agente comunitária de saúde, Raphaela Lima, a aquisição vai agilizar o trabalho que realizam. “A bicicleta ajudará bastante no atendimento aos munícipes da nossa microárea, dando mais agilidade na chegada em todas as residências das localidades. Com essa otimização do tempo conseguiremos realizar mais atendimentos diários”, contou a agente Raphaela.
ATRIBUIÇÕES
Os Agentes Comunitários de Saúde e o de Combate às Endemias possuem atribuições específicas, mas também exercem atividades semelhantes. Ambos atuam estrategicamente nos territórios, realizando diagnóstico demográfico, sanitário, social, cultural, ambiental e epidemiológico. Também desenvolvem ações nos domicílios, e, em outros espaços da comunidade, de promoção da saúde, de prevenção de doenças e agravos.
-
-
O ACS é parte integrante da equipe de Saúde da Família, que atua em território com adscrição de indivíduos e famílias, por meio de visitas domiciliares periódicas, cadastrando os munícipes/assistidos de toda a sua microárea. Esses agentes mantém o cadastro sempre atualizado com as informações necessárias para o planejamento local das condições de saúde e constroem ações intersetoriais que corroboram para a promoção da qualidade de vida da população.
VEJA TAMBÉM:
AUMENTO NO NÚMERO DE AGENTES
O Município celebra um marco histórico com a implantação da Estratégia de Saúde da Família. Há alguns anos, a Cidade contava apenas com 40 ACSs no quadro de servidores efetivos. Após 15 anos, o Município expandiu a cobertura territorial por Estratégia de Saúde da Família, como também triplicou o quantitativo de ACSs e atualmente conta com 120 servidores efetivos que atuam em todo o território municipal.
-
-
Departamento de Jornalismo - ASCOM, Prefeitura de Rio das Ostras.
VIDEO: Bicicletas elétricas são entregues a Agente Comunitários de Saúde e de Endemias.
Frequentemente temos divulgado matérias com informações sobre entrega de motos, bicicletas e até mesmo Bicicletas Elétricas para os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias. Confira os detalhes de mais essa matéria!
Dessa vez as novas ferramentas de trabalho para o deslocamento dos agentes de saúde (ACS e ACE) foi entre por Júlio César dos Santos, prefeito da cidade de Apiacás (MT).
Avaliando o contexto em que as entrega das Bicicletas Elétricas foram feitas, o chefe do poder executivo do município estava bastante entusiasmado. Ao assistir o vídeo que o editorial do JASB disponibilizou, nessa matéria, será possível entender melhor o destaque que estamos dando a tal entusiasmo.
-
-
O gestor municipal declarou: "É com imensa gratidão que entregamos hoje 12 Bicicletas Elétricas aos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combates às Endemias. Esses profissionais desempenham um trabalho importante na saúde, sendo o elo entre a comunidade e os profissionais das Unidades de Saúde."
Há alguma coisa mais expressiva para os servidores públicos, do que o reconhecimento ao trabalho que realizam? E quando essa expressividade é manifesta em forma de ações que facilitam o trabalho de quem produz resultados ao ente municipal, sem dúvida alguma, tal reconhecimento passa a ter um toque de realismo bastante expressivo, digno de ser considerado por todos os beneficiados pela ação da gestão.
“Valorizar os servidores é um dos grandes compromissos da Gestão, por isso são feitos investimentos para melhores condições de trabalho. Desde já agradecemos a todos servidores envolvidos e ao Legislativo pelo apoio aos Projetos,” comentou o prefeito Júlio César.
VEJA TAMBÉM:
-
-
Já a Vice-Prefeita e Secretária de Saúde Fabiana, destacou: “Como é gratificante o envolvimento dos servidores em cada setor para ofertar assistência de qualidade aos cidadãos. E, hoje essa entrega é fruto de um trabalho em Equipe e, as categorias de ACS e ACE merecem receber essa ferramenta de trabalho para o fortalecimento de suas atividades em assistência à população apiacaense.“
Confira o vídeo completo:
JASB com informações da Assessoria da cidade de Apiacás. Vídeo publicado em 05 de abril de 2023.
NOTÍCIA ANTERIOR
Município entrega cerca de 150 bicicletas a Agentes Comunitários de Saúde
Cerca de 150 bicicletas foram entregues aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). A entrega aconteceu no bicicletário da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Aracruz (ES) e contou com a presença do prefeito Dr. Coutinho, da secretária da pasta Rosiane Scarpatt, de Ações Estratégicas (Semae), Jeesala Coutinho, da vereadora Adriana Guimarães, e servidores.
-
-
As bicicletas foram adquiridas com os recursos da emenda parlamentar do deputado federal Amaro Neto, no valor de R$ 150.000,00, pleiteada pela vereadora Adriana Guimarães. Em outra ocasião, os profissionais também receberam tablets e uniformes, também frutos da emenda do deputado, articulado pela referida parlamentar, além de terem feito capacitação. Todos os agentes presentes já saíram com suas bicicletas.
“Primeiro quero agradecer a cada agente que trabalhou durante todo esse ano em prol de melhorar a nossa Atenção Primária e entregou resultados. Essa é uma área que foi resgatada e que, com a força de vontade de cada um de vocês, estamos fazendo com que a Atenção Primária do município se torne referência. Sabemos que, juntos, podemos muito mais. Com a indicação da vereadora, agora vocês terão mais uma ferramenta de trabalho e, com isso, seguem sendo valorizados. Os desafios são grandes, mas já avançamos muito nessa área que requer tanto da gente”, disse a Rosiane Scarpatt.
A vereadora enfatizou que essa também é uma forma de valorizar o servidor. “Identificamos que a bicicleta seria uma ferramenta que facilitaria e auxiliaria o trabalho dos agentes nas visitas. Sabemos que vocês percorrem muitos bairros do município e nada melhor do que ter uma bicicleta para dar mais agilidade no dia a dia, no atendimento às famílias, entre outros. Com isso, contribuímos com o andamento dos trabalhos e com a administração. Já entregamos tablets, uniformes, promovemos cursos e continuarei atuando para que os servidores tenham cada vez mais condições de executar as suas funções”.
Para a agente comunitária de saúde, Maria Aparecida Ribeiro Ragazzi, a bicicleta vai agilizar bastante. “Eu já trabalho diariamente com a minha bicicleta, mas, agora, fico muito feliz, pois essa nova vem para facilitar o nosso dia a dia. Também vai dar mais agilidade nos atendimentos diários. Agradeço muito a gestão, à vereadora Adriana e ao deputado pela emenda que veio num momento muito oportuno”. Popularmente conhecida como Cida, ela atua há 20 anos, trabalha na Unidade de Saúde de Vila Rica e atende a área do Centro.
-
-
De acordo com o prefeito, "os agentes fazem um trabalho muito importante para a Saúde da cidade que começa na ponta, com visitas regulares, entre outros. Como algumas residências são distantes, as bicicletas facilitarão o trabalho desenvolvido com muita maestria por cada agente. Com a emenda parlamentar pleiteada pela vereadora e sua indicação, também adquirimos tablets e uniformes, tudo para auxiliar da melhor forma possível a execução do importante trabalho de vocês”.
Imagens: Humberto De Marchi
Por: Thiago Rosse de Barros
Envie informações de sua categoria, em sua cidade à redação do JASB por e-mail: agentesdesaude(sem spam) @gmail.com ou por meio dos formulários de conato da página.
Receba notícias direto no celular entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
Autorizada a reprodução, desde que a fonte seja citada com o link da matéria.
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
Faça o seu comentário aqui!