30 mil ACS serão credenciados, além de 57 mil equipes para reforçar unidades básicas.
30 mil ACS serão credenciados, além de 57 mil equipes para reforçar unidades básicas.
Grupos no WhatsApp | Conforme informações publicadas pelo Governo Federal, a medida atenderá os pedidos de quase 4 mil municípios.
-
-
O Ministério da Saúde informou que irá credenciar 57 mil equipes para reforçar e ampliar o atendimento nas unidades básicas, consideradas a porta de entrada no Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com o ministério, o credenciamento das novas equipes irá zerar a fila de pedidos pendentes de municípios feitos até janeiro deste ano.
No total, 3,8 mil municípios serão atendidos e mais 33,8 milhões de brasileiros passarão a ter atendimento médico na rede pública. Para as contratações, será liberado montante de R$ 1,6 bilhão ao ano.
O trabalho dos agentes comunitários de saúde é fundamental no Programa Saúde da Família. — Foto/Reprodução/Arquivo/PMM.
Os profissionais de saúde serão deslocados para o Mais Médicos, saúde da família (1,4 mil), agentes comunitários de saúde (30 mil), programa de assistência odontológica (3,6 mil equipes), atenção primária (2,9 mil) e consultórios de rua (30).
-
-
Segundo o ministério, 47 equipes serão credenciadas para atender populações ribeirinhas.
“Esse primeiro atendimento, realizado nas Unidades Básicas de Saúde, é responsável pelo acompanhamento da situação de saúde da população, prevenção e redução de doenças. Nesse contexto, preencher os vazios assistenciais que deixaram de ser atendidos pelo governo anterior é uma forma de resgatar o direito e o acesso da população brasileira à saúde”, diz nota divulgada pela pasta.
Os estados e municípios terão 90 dias para efetivarem o credenciamento das equipes. O prazo para gestores locais do SUS apresentarem novas solicitações é de 40 dias.
Agência Brasil com edição do JASB.
VÍDEO: De cortar o coração: Garotinho visita túmulo da mãe para mostrar seu boletim escolar e imagens viralizam na web.
As câmeras de segurança de um cemitério no Equador captam o momento em que o menino aparece apenas para conversar e fazer companhia à sua mãe.
-
-
Enfrentar a perda de um ente querido pode ser considerado um dos processos mais difíceis de passar, que provocam profundas mudanças em nosso estilo de vida e na forma como passamos a encarar o mundo. A saudade massacrante pode até passar a ser tolerável com o passar dos meses e dos anos, mas isso não significa que a morte não siga impactando nossas vidas.
No Dia dos Mortos, 31 de outubro, ou Halloween em outras partes do mundo, o vídeo de um menino visitando o túmulo da mãe acabou viralizando nas redes sociais. Segundo informações do jornal La Voz, o caso ocorreu no Equador, e o que as câmeras de segurança captaram acabou comovendo o mundo inteiro.
Um menino entra no cemitério e encontra o túmulo da mãe, carregando apenas um buquê de flores em uma das mãos e uma mochila em suas costas. Na lápide, o nome de quem um dia deve ter afagado seu próprio filho: Bertha María Delgado Soledispa, que faleceu em 2005. Apenas quem enfrenta a ausência sabe o quão importante é tentar se conectar a algo que faça sentido, como no caso dessa criança.
O pequeno deposita o buquê que levou na lápide da mãe, e retira a mochila das costas, procurando algo que estava guardado. Em questão de segundos, ele tira de dentro da bolsa seu boletim escolar, e começa a mostrar para a mãe como se ela ainda estivesse viva, comovendo a todos os internautas.
--
-
Mas a emoção não para por aí, o menino passa a acariciar o túmulo como se estivesse fazendo carinho na sua mãe, começando a se emocionar, sentindo a falta da matriarca. Aquele momento íntimo continua, e ele decide se deitar ao lado da mãe, desejando passar um tempo a mais com ela.
Veja o vídeo emocionante:
VEJA TAMBÉM:
-
-
Envie informações de sua categoria, em sua cidade à redação do JASB por e-mail: agentesdesaude(sem spam) @gmail.com ou por meio dos formulários de conato da página.
Receba notícias direto no celular entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
Autorizada a reprodução, desde que a fonte seja citada com o link da matéria.
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
Faça o seu comentário aqui!